domingo, 21 de maio de 2017

Calor Seis distritos com temperaturas acima dos 30 graus


Seis distritos estão, este domingo, a registar temperaturas acima dos 30 graus Celsius, com Leiria a atingir uma máxima de 34 e Santarém 33.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 19 e 28 graus Celsius, no Porto entre 15 e 29, em Vila Real entre 15 e 30, em Braga entre 13 e 31, em Viseu entre 16 e 29, em Bragança entre 13 e 29, na Guarda entre 15 e 24, em Leiria entre 15 e 34, em Coimbra entre 16 e 31, em Santarém entre 15 e 33, em Castelo Branco entre 17 e 30, em Portalegre entre 17 e 28, em Évora entre 14 e 27, em Beja entre 17 e 25 e em Faro entre 19 e 25.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo a subida da temperatura mínima, que será acentuada nas regiões Norte e Centro e uma pequena descida da máxima na região Sul.

No continente haverá céu com períodos de muita nebulosidade em especial por nuvens médias e altas, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, e aumentando de nebulosidade no litoral a sul do cabo Carvoeiro a partir do meio da tarde e possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos até ao meio da tarde.
Resultado de imagem para Seis distritos com temperaturas acima dos 30 graus
A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando até meio da tarde, moderado a forte no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul com rajadas até 75 quilómetros por hora, rodando gradualmente para o quadrante sul, e para noroeste na faixa costeira a norte do cabo Carvoeiro a partir do meio da tarde.

Risco "muito elevado" e "elevado" à radiação UV

Quase todas as regiões do país apresentam risco "muito elevado" e "elevado" de exposição à radiação ultravioleta (UV).

As regiões de Braga, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Funchal e Porto Santo (Madeira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) apresentam risco "muito elevado" de exposição à radiação UV.

As regiões de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Portalegre e Angra do Heroísmo (ilha Terceira, Açores) estão com níveis "elevados".

Segundo o IPMA, Beja, Bragança e Horta (Faial, Açores) apresentam risco "moderado" e Santa Cruz das Flores (ilha das Flores, Açores) níveis "baixos".

Para as regiões com risco "muito elevado" e "elevado", o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é "Baixo", 3 a 5 ("moderado"), 6 a 7 ("elevado"), 8 a 10 ("muito elevado") e superior a 11 ("extremo").

Fonte: JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário