quarta-feira, 28 de junho de 2017

360º - Confusão total no SIRESP e união na música: mais de 1 milhão para as vítimas. E ainda: o relato de um piloto que teve de evitar um drone

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O concerto Juntos por Todos angariou mais de 1 milhão de euros para as vítimas do fogo de Pedrógão Grande.Ao longo da noite de ontem, 25 artistas passaram, por ordem alfabética, pelo palco do Meo Arena: começou com Agir e acabou com Salvador Sobral (que fez uma piada polémica).

O Alexandre Borges assistiu a tudo e escreveu a crónica de uma longa noite, que fez o pleno das televisões e das rádios: "O 'Juntos por Todos' era – foi – o nosso Live Aid, o nosso One Love Manchester; os incêndios, os ataques terroristas de que fomos vítimas. Por uma vez, não chorávamos através das televisões, mas pelos que caíram ao nosso lado".

Quem esteve no concerto - e quem não esteve - usou as redes sociais para reagir ao que se ia passandoO hashtag #JuntosPorTodos foi um dos assuntos mundiais no Twitter.


Informação relevante
O SIRESP já deu as suas explicações para o que aconteceu ao sistema de emergência dos fogos de Pedrógão Grande - e, pelos vistos, não aconteceu nada.O SIRESP “esteve à altura”: “Não houve interrupção no funcionamento da rede SIRESP, nem houve nenhuma Estação Base que tenha ficado fora de serviço em sequência do incêndio”.

Então, foi tudo perfeito, certo? Os comandantes dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera e de Pedrógão Grande discordam. Garantem que "é lógico que houve falhas" no SIRESP.

São só contradições: quem ler o relatório do SIRESP e o da Proteção Civil encontra respostas diferentes para as mesmas perguntas. Assim, de facto, é difícil.

A Proteção Civil também está a ser criticada. A Secretaria-Geral da Administração Interna diz que o organismo deveria ter solicitado "em tempo útil" uma estação móvel do sistema de comunicações quando "a situação estava a tornar-se excepcional".

O Tribunal de Contas alertou para a violação de normas de contratação pública na adjudicação do contrato do SIRESP no tempo de António Costa como ministro da Administração Interna. Mas essas falhas não foram suficientes para invalidar o negócio. A notícia é do JN

Já há conclusões da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças ao apagão fiscal: é "extremamente improvável" que tenha havido intervenção humana deliberada na falha informática de 2013. De qualquer forma, segundo o Instituto Superior Técnico, é "impossível" um "esclarecimento definitivo" sobre a razão para a alteração de comportamento do software.

Continua a haver multas e continua a não haver regulamentação - mas a Uber continua a crescer. Agora, anunciou um reforço dos serviços em Portugal, com a expansão dos serviços por todo o litoral algarvio e o relançamento do serviço de partilha de viagens UberPool, em Lisboa, por causa do NOS Alive e do Super Bock Super Rock.

Foram mais de dois mil ataques em todo o mundo. Um novo software malicioso nunca antes visto lançou ontem a confusão na Rússia, na Ucrânia, no Reino Unido, nos EUA e em vários outros países - incluindo Portugal. O Serviço Nacional de Saúde, por exemplo, desligou o serviço de e-mail por precaução. Este vírus, a que se está a chamar NotPetya, tem o mesmo modus operandi utilizado pelo WannaCry no ataque do passado mês de maio. Mas pode ser "bem mais devastador".

Oh, diabo: a Sociedade Portuguesa de Matemática diz que no exame do 9.º ano há uma pergunta cuja proposta de resposta está "integralmente errada". A prova foi realizada por quase 90 mil estudantes.

O diretor de comunicação do FC Porto voltou ontem a revelar mais alegados emails do Benfica. Em alguns deles, haverá conversas entre Luís Filipe Vieira e o Comissário Nacional da Polícia da Guiné para a celebração de um contrato por objetivos para a realização de bruxaria. Não olhem para mim, só estou a relatar o que foi dito.

Na Venezuela, um polícia em rebelião atacou o Supremo Tribunal a partir de um helicóptero, com disparos e o lançamento de uma granada, que não explodiu. O agente, Óscar Pérez, publicou um vídeo nas redes sociais onde explicava que estava a agir "contra este Governo transitório e criminoso".

Seis pessoas foram detidas por suspeita de ligação ao Estado Islâmico, numa operação que envolveu os serviços secretos de vários países. Segundo El País, Quatro foram presas em Palma de Maiorca, uma no Reino Unido e outra na Alemanha. A missão do grupo era enviar jovens para a Síria e para o Iraque.


Os nossos Especiais

É o relato frio, mas assustador, de um dos pilotos portugueses que se defrontaram com um drone quando se preparavam para aterrar: “Julguei que fosse uma ave, mas, como estava numa posição estática, comecei a estranhar e percebi que era um drone. Aumentei a inclinação e passei por baixo dele”. Tudo aconteceu num voo que se dirigia a Tires. Só este mês já houve sete incidentes destes.


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o fogo de Pedrógão Grande: "Se os políticos não estão à altura das circunstâncias, e não estão, tem de ser a sociedade civil a elevar o nível de exigência e a criar condições para uma comissão realmente capaz e independente".

Maria João Marques escreve "Costa em festa a seguir à tragédia": "Todos têm as suas prioridades e já vimos como, por duas vezes, as catástrofes que assolam as regiões que governa vêm, para Costa, uns degraus abaixo da festa socialista de campanha. Desprezível".


Notícias surpreendentes

São nove novos restaurantes do Porto - e a Sara Otto Coelho esteve em todos eles. Os cafés, bares e restaurantes do Tasty District abrem oficialmente a 3 de julho.

É um clip. É feito de prata, mas, vamos lá ver, é mesmo só um clip. E custa 170 euros. Foi feito pela Prada e é um dos exemplos de objetos de luxo fora do normal. Pode conhecer mais aqui.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Western, no Canadá, quer saber o que acontece ao seu cérebro se não dormir. Qualquer pessoa pode participar pela Internet. Há voluntários?

Hoje vamos ter debate quinzenal no Parlamento e a ministra da Administração Interna é ouvida pelos deputados. Ou seja, vai acontecer muita coisa - e vamos contar tudo aqui.
Até já!
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário