Por Amanda MacMillan
10 de junho de 2017
Quando algo está incomodando, você sabe que parar de pensar sobre isso não é fácil.
Na verdade, pesquisas mostram que, quando as pessoas são instruídas a não pensarem sobre um tópico específico, é ainda mais difícil retirar esse tópico de suas mentes.
Mas reavivar pensamentos negativos repetidamente na sua cabeça, o que também é conhecido como ruminação, pode ser desagradável e contraproducente – e em alguns casos, pode até levar à depressão crónica.
A ruminação pode realmente deixá-lo mais irritado ou chateado do que estava originalmente, porque a questão se ampliou em sua mente.
Por sorte, existem algumas técnicas que podem ajudá-lo alimentar pensamentos negativos e reorientar sua mente para algo positivo, só é necessário um pouco de distração e uma dose saudável de força de vontade.
1. Faça compras em sua mente
Um truque de distração que Guy Winch, Ph.D., psicólogo e autor recomenda, é visualizar-se na mercearia. “Tente visualizar todos os itens em uma prateleira e a ordem em que você os vê”, diz ele. Não faz muitas compras de alimentos? Pense em algo que exija concentração: a ordem dos livros em sua estante ou a ordem das músicas em um álbum ou playlist que você gosta de ouvir, por exemplo. Você não precisa fazer isso por muito tempo, talvez 30 segundos ou um minuto, mas a chave é ser disciplinado e fazê-lo sempre que o pensamento negativo voltar – mesmo que isso signifique fazê-lo 20 vezes por hora. “Pode parecer temporário, mas se você reforçar esses padrões o suficiente, pode melhorar seu humor e suas habilidades de tomada de decisão”, diz Winch. “Você pode realmente treinar seu cérebro para entrar em uma direção diferente quando esses pensamentos surgirem”.
2. Mantenha companhia positiva
Se você não pode tirar sentimentos incómodos de sua mente, pode ter algo a ver com seu círculo social. Em um estudo de 2013, os pesquisadores de Notre Dame descobriram que é comum que os estudantes universitários adquiram comportamentos de ruminação semelhantes aos de seus colegas de quarto. Como a ruminação geralmente envolve a preocupação e o pensamento em voz alta, é um hábito que pode ser facilmente espelhado por outras pessoas, dizem os pesquisadores. Evite pessoas perpétuamente negativas quando puder, ou, pelo menos, esteja ciente de quais hábitos elas podem estar transmitindo a você.
3. Jogue seus pensamentos fora fisicamente
Pode parecer uma loucura, mas esclarecer a cabeça de um pensamento irritante pode ser feito facilmente, escrevendo esse pensamento um pedaço de papel e jogando-o no lixo, de acordo com um estudo da Ohio State University de 2012. As pessoas que anotaram coisas negativas sobre seus corpos e depois jogaram fora, tiveram uma autoimagem mais positiva alguns minutos depois, em comparação àqueles que mantiveram os papéis consigo. “No entanto, você marca seus pensamentos – como ruins ou como dignos de proteção – e isso parece fazer a diferença em como você usa esses pensamentos”, diz o coautor do estudo e professor de psicologia Richard Petty, PhD. Não quer gastar papel? Faça esse exercício no computador, arrastando um documento de texto para o “lixo”, também funciona.
4. Tome uma xícara de chá
Pensamentos negativos podem ocorrer por muitas razões diferentes, mas se o seu estiver focado em se sentir solitário, você pode ganhar algum conforto se aquecendo, literalmente. Os pesquisadores de Yale descobriram em 2012 que as pessoas lembraram menos de sentimentos negativos sobre uma experiência do passado quando seguravam algo quente. (Eles também descobriram que as pessoas solitárias tendem a tomar longos banhos quentes.) Substituir o calor físico pelo calor emocional pode ser uma solução rápida, dizem os pesquisadores – simplesmente não deixe que isso ocupe o lugar da interação humana real a longo prazo.
5. Reveja sua situação
“Se o seu desejo de ruminar é muito forte, distrair-se não será fácil”, diz Winch. “Então, antes de tentar, pode ser necessário reformular ou reavaliar a situação na sua cabeça. Se você ficar preso no aeroporto por horas por causa de um voo cancelado, por exemplo, não pense no que está perdendo. Em vez disso, veja-o como uma chance de fazer o trabalho, ou ligar para seus pais e para um velho amigo. Depois de reformular sua situação com sucesso, pode ser mais fácil distrair-se com um exercício de visualização, como a lista de compras abordada no tópico 1, um livro, palavras cruzadas, ou um rápido passeio.
Amanda MacMillan
Traduzido pela equipe de O Segredo - Luiza Fletcher
Nenhum comentário:
Postar um comentário