terça-feira, 20 de junho de 2017

Hora de Fecho: Em direto/ Incêndio em Góis. 27 aldeias evacuadas

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Góis vive "situação preocupante", avisa Proteção Civil, com 27 aldeias evacuadas. Fogo volta a alastrar em Pedrógão Grande e meios aéreos estão a regressar. Número de feridos passa a 160.
Autoridades portuguesas terão impedido 60 bombeiros galegos de entrar no país. A ministra da Administração Interna diz que as ajudas têm de ser "devidamente enquadradas".
Na igreja de Pedrógão Grande, o padre Júlio Santos continua a celebrar a missa diária. Perdeu 30 fiéis. Revela que vai ser feita uma celebração conjunta no fim de semana, com a presença do bispo.
Mãe, pai e seis crianças. São holandeses? Belgas? Ninguém tinha certezas. Certo é que a casa isolada em Salaborda ficou vazia. Houve buscas, mas a família apareceria em Alvaiázere. E está bem.
O poema escolhido para o exame de Português tem uma diferença em relação ao poema original de Fernando Pessoa. Ao Observador, o IAVE garante que "não há erro nenhum". É apenas uma versão diferente.
A Federação Nacional da Educação e a Federação Nacional dos Professores foram chamadas para uma reunião no Ministério da Educação ao início desta tarde, em véspera de greve.
Coronel Dores Moreira é suspeito dos crimes de falsificação de documentos, insubordinação e abuso de autoridade no âmbito do processo em que se investigam as mortes de dois instruendos do curso 127.
Acusação está feita e é preciso juntar o documento ao processo para começar a notificar os 20 arguidos da decisão do Ministério Público, mas há alegadas dificuldades técnicas a bloquear a conclusão.
A Deco avaliou a Jerónimo Martins como a empresa nacional onde existem maiores disparidades salarias, seguida da EPA, que tem o gestor mais bem pago do país, António Mexia. 
Opinião

Paulo Trigo Pereira
Seria obviamente possível reduzir a idade de reforma, reduzindo simultaneamente o valor do pensão. Será que é isso que os portugueses desejam com os salários relativamente baixos que auferem?

Laurinda Alves
Como chegamos aqui e como sair daqui? Como superar a desgraça e como evitar novos sofrimentos? Pode não haver respostas imediatas, , mas o ‘como?’ tem que ser perguntado e repetido, senhor Presidente.

Rui Ramos
Dão-nos lições sobre o aquecimento global, e depois não conseguem controlar um fenómeno que se repete cada ano, nas mesmas condições, como os fogos florestais. O vazio de liderança política é óbvio. 

Helena Matos
Natureza zangada. Condições atmosféricas atípicas. Inconsciência das vítimas. Eis as causas apresentadas por algumas autoridades para a tragédia de Pedrógão. 

Paulo de Almeida Sande
Tento entender e formar uma opinião. Mas é difícil, no meio do ruído que tudo sabe e tudo decreta; o ruído da ignorância amplificada, que enche as redes sociais e nos submerge.
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário