quinta-feira, 13 de julho de 2017

360º - Dissimulações, manipulações e mentiras: 9 Fact Checks ao Estado da Nação. E, daqui a nada, uma entrevista a António Barreto no Observador

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Afinal, o que sobra do debate sobre o Estado da Nação? A direita vê a autoridade do Estado a colapsar (em Pedrógão Grande, em Tancos, no Galpgate e nas cativações), a esquerda exige mudanças (no IRS, no salário mínimo, nas carreiras e nas leis laborais) e o Governo acha que está tudo bem (as cativações não cativam assim tanto) e arranja um inimigo comum com a esquerda (a Altice). Os pontos mais importantes estão aqui.

Foi um dia de duelos: duros à direita e moles à esquerda.A Rita Tavares resume-os aqui.

No debate sobre o Estado da Nação houve dissimulações, manipulações e mentiras? Sim, houve. Uma equipa de jornalistas do Observador assistiu às várias horas de discussão e fez nove fact checks em tempo real. Conclusões: o ministro da Saúde mentiu, Costa manipulou dados de forma grosseira, Montenegro foi enganador e o Governo negou verdades.

Sobra ainda uma pequena polémica: Passos Coelho baseou uma parte do seu discurso no parlamento num post de Facebookdo seu antigo ministro Miguel Poiares Maduro (que diz que estava tudo combinado).

E daqui a pouco vão ser conhecidos os nomes dos novos secretários de Estado, que substituem as vítimas do Galpgate. No debate do Estado da Nação, António Costa não chamou a isto remodelação, mas "ajustamento".


Informação relevante
O caso das viagens ao europeu de futebol não acaba no Galpgate. Há mais deputados e autarcas investigadospelo Ministério Público por recebimento indevido de bilhetes. O caso envolverá Luís Montenegro e Hugo Soares (atual e futuro presidente do grupo parlamentar do PSD), de um lado, e a Olivedesportos e a Cosmos, do outro.

José Maria Ricciardi, primo de Ricardo Salgado e ex-líder do BESI, fez um depoimento ao Ministério Público eadmitiu pressões da PT e de Salgado no "negócio ruinoso" da Oi. E falou sobre a "grande intimidade" entre o banqueiro e José Sócrates. A notícia é da Sábado.

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, fez duras críticas à aprovação de um decreto-lei que introduz mudanças ao regime de contratação de investigadores e obriga a que existam contratos de trabalho a prazo. A frase é brutal: "Ficará registado quem foram os autores do mais grave atentado contra a escola pública, de direito público, em toda a democracia portuguesa".

O PS quer afastar David Justino, ex-ministro de Durão Barroso e antigo assessor de Cavaco Silva, da presidência do Conselho Nacional de Educação, um órgão consultivo do Ministério da Educação. O objetivo, escreve o DN, é substituir Justino por um nome que agrade à esquerda.

Lula da Silva foi condenado a nove anos e meio de prisão. A sentença foi proferida pelo juiz Sérgio Moro, que tem liderado a operação Lava Jato. Crimes em causa: corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento tríplex no Guarujá. Há mais quatro processos em que Lula é arguido. Temosquatro perguntas e respostas para perceber melhor o caso. Nas ruas, a reação dividiu-se entre a alegria e a indignação.

A Agência Tributária e Aduaneira espanhola entrou ontem de surpresa no iate onde Cristiano Ronaldo está a passar férias, ao largo de Formentera. Os assessores do jogador já reagiram: é perseguição com fins "propagandísticos".

Radamel Falcao aceitou pagar 8,2 milhões de euros ao fisco espanhol. Quando foi ouvido pela justiça neste caso de fraude fiscal, o ex-jogador do FC Porto e do Atlético de Madrid, que hoje está no Monaco, terá dito que foi o agente Jorge Mendes quem o assessorou.


Os nossos Especiais

Como é que pode fazer com que o seu filho se torne num leitor de livros? A Catarina Homem Marques dá algumas dicas: basta que os pais leiam aos bebés – até receitas –, que a leitura se faça em família e que todos se deixem levar pelos livros.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "O iogurte de António Costa estava fora de prazo": "Costa voltou de férias para "controlar a crise". Na verdade, para nos tomar a todos por parvos. E para humilhar ainda mais as Forças Armadas. Ou alguém acha que o furto de Tancos afinal não foi grave?"

Helena Garrido escreve "A política do caminho caminhando": "As políticas públicas têm hoje a marca do caso a caso, sem estratégia, só com táctica. A forma como se reduziu o défice é um bom exemplo. Irónico até, por parecer confirmar a austeridade expansionista".

Paulo Tunhas escreve sobre férias: "Um mês de férias! O tempo que se imagina à frente ao nosso dispor… O luxo de se poder não ir um dia à praia porque se sabe que o dia seguinte está ali, no mesmo sítio, à hora que quisermos…"


Notícias surpreendentes

Estreia hoje “Planeta dos Macacos: A Guerra”, o terceiro título da saga, que põe símios e homens em confronto decisivo. Eurico de Barros dá-lhe apenas duas estrelas: "A meio da fita não só já estamos a deitar macacos pelos olhos, como também indiferentes ao seu destino".

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Oleg y las Raras Artes” é um documentário sobre um extravagante pianista russo; e “3 Gerações” é um drama sobre uma adolescente que quer mudar de sexo.

Na ciência, duas novidades:


Mais fotos para que vale a pena olhar: a National Geographic tem um Instagram onde partilha imagens de fotógrafos amadores e elas são surpreendentes - e tão boas ou melhores que as dos profissionais, como pode confirmar aqui.

É já daqui a nada, pelas 11h30, que António Barreto chega ao Observador para uma entrevista no meio da redação, que será conduzida por José Manuel Fernandes e Rui Ramos. Os leitores podem mandar as suas perguntas e comentários. A entrevista pode ser vista em direto no Facebook e também aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário