Open de Poznan decorreu entre 5 e 10 de Julho
António Marques, jogador de boccia da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e um dos mais medalhados do mundo, acaba de conseguir mais duas conquistas para juntar ao seu currículo. Em representação de Portugal no Regional Open de Pozan, o atleta conquistou uma medalha de ouro (como membro da equipa BC1/BC2) e outra de prata (na competição individual da categoria BC1).
Nesta que foi a sua primeira presença numa competição internacional envergando as cores portuguesas depois dos Jogos Paralímpicos do ano passado, o atleta nascido em Aveleira (Penacova) há 53 anos contribuiu para o percurso 100% vitorioso de Portugal na competição de equipas. No torneio individual apresentou-se também em grande forma, sendo batido apenas pelo seu compatriota João Pinto.
Marques foi acompanhado, como acontece há mais de duas décadas, pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição. Ambos deram um importante contributo para uma prestação excecional da Seleção Nacional, que conquistou no total dez medalhas nesta prova, disputada entre os dias 5 e 10 de julho.
António Marques é o atleta de boccia com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos (sete naquela modalidade e uma no atletismo) e que há mais tempo compete em torneios internacionais em todo o mundo. Antes desta prova, ocupava o quarto lugar do ranking mundial individual da classe BC1.
Regional Open de Poznan insere-se num novo modelo de competição, introduzido esta época, que pretende dar oportunidades a novos jogadores para competirem ao mais alto nível e estabelecerem-se no circuito mundial. Contou com mais de 80 participantes, em representação de 13 países, tendo viajado de Portugal 12 atletas.
O boccia foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APCC. É uma modalidade desportiva praticada por lazer, recreação e também ao mais alto nível competitivo. Nesta última vertente, há mais de 30 anos que diversos atletas representam a Associação em competições nacionais e regionais e o País em provas internacionais.