quinta-feira, 13 de julho de 2017

Morreu Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal

Américo Amorim morreu esta quinta-feira, aos 82 anos. Era o homem mais rico de Portugal, segundo a mais recente lista da Forbes.

Morreu Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal
Morreu, esta quinta-feira, Américo Amorim. A informação foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte próxima do empresário.
O chairman da Corticeira Amorim, de 82 anos, perdeu a vida na sequência de doença prolongada.
Américo Amorim era dono do maior império da cortiça em Portugal. Segundo a Forbes, era também o homem mais rico do país, com uma fortuna avaliada em quatro mil milhões de euros.
Américo Ferreira de Amorim nasceu em Mozelos, Santa Maria da Feira, em 21 de julho de 1934. Segundo os relatos da imprensa, teve uma infância modesta, fez o Curso Comercial no Porto e foi trabalhar nos anos 50 para a empresa de cortiça da família. Depois viajou pelo mundo.
"Estive durante quatro anos e meio fora de Portugal, nos caminhos de ferro, em segunda classe e a dormir em pensões. Andei pela América do Sul, Europa Central e Ásia. Conheci povos, mentalidades, culturas, guetos de poder, sociedades desfavorecidas. Fiquei com a ideia de como era o globo. Foi uma universidade fantástica", afirmou, citado pela revista Visão.
Em 1963 é fundada a Corticeira Amorim, que tem como sócios os quatro irmãos da família e um tio.
Américo Amorim aposta na exportação e na internacionalização da empresa e, quando em abril de 1974 tem lugar a revolução dos cravos, o empresário é já descrito como um homem rico.
Nessa altura, Amorim aproveita para investir, quando muitos dos mais ricos de então se querem desfazer do seu património. "Enquanto os outros fugiam, eu fiquei e comprei", disse à Visão.
Nas décadas seguintes, Américo Amorim conseguiu diversificar os negócios. Esteve envolvido, em 1981, na criação da Sociedade Portuguesa de Investimentos (SPI), que daria lugar ao BPI, mais tarde virá a participar no BCP, o banco privado fundado em 1985.
Depois da aposta no setor financeiro, o império Amorim assume também posições em setores como as telecomunicações, turismo e petróleo.
Nos últimos anos, Américo Amorim surgiu quase ininterruptamente na revista Forbes como o homem mais rico de Portugal. Na lista anual de 2016 da revista surgem 1.810 milionários e o empresário português ocupa a posição 369, a mesma do ano anterior, com uma fortuna estimada em 4,1 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros). Atrás dele, mas a larga distância, aparecem dois outros portugueses, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.
"Não me considero rico. Sou trabalhador", disse em 2011 ao Jornal de Negócios, questionado sobre se aceitaria um imposto especial para as grandes fortunas.
[Notícia atualizada às 16h10]
Fonte: Noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário