quinta-feira, 13 de julho de 2017

Uma PPP no Fisco vale milhões para privados/ E o Estado da Nação é...

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Um pequeno terramoto político atingiu esta quarta-feira o Brasil, com a condenação do antigo Presidente do Brasil, Lula da Silva, a uma pena de nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Rita Siza faz aqui um ponto de situação, acrescentando os outros casos em que Lula é suspeito (porque há mais) e a resposta à pergunta que todos fazem: isto impede Lula de correr para a Presidência?
Trump garante que "apertou" Putin. Em entrevista à Reuters, o presidente garantiu que não sabia que o filho se tinha encontrado com uma advogada russa com ligações ao Kremlin e insistiu que gastou mais de 20 minutos do encontro com Putina falar sobre as eventuais interferências de Moscovo nas eleições norte-americanas.
Aí estão as primeiras imagens da Grande Mancha Vermelha de Júpiter. A NASA mostrou a tempestade que há séculos intriga os astrónomos, com imagens captadas pela sonda Juno. E deixou um desafiou aos internautas.
No futebol, os grandes começam a aquecer. Com a pré-eliminatória da Champions à perna, é o Sporting quem se adianta. Ontem, o reforço Doumbia apresentou-se com um golo.

Notícias do dia
Do Estado da Nação fica istouma esquerda que já só olha para o Orçamento. Como explicam a Maria Lopes e a Sofia Rodrigues, Costa agradeceu a tranquilidade dos parceiros, não se quis comprometer muito. Incêndios, Tancos e remodelação do Governo ficaram sem grandes explicações. Tema a tema, estas foram as respostas que Costa levou preparadas (aqui vistas à lupa pela Leonete Botelho). Pelo meio, o primeiro-ministro fez um ataque directo à Altice, daqueles que raramente se ouvem no plenário da Assembleia. Algumas horas depois, vale a pena ler as conclusões que tiraram os nossos colunistas: Francisco Louçã ("Portugal colapsou e então vai de férias"); Bagão Félix (escolhendo "a música do Estado da Nação"); João Miguel Tavares (espantado com "os guarda-Costa") e Francisco Assis (triste, porque"subsiste um Portugal arcaico").
Em cinco horas de debate, a maior crítica ao Governo veio da UTAO, acusando o Governo de dar receita fiscal a privados ("15% de retorno") perdendo 240 milhões de euros. Em causa uma medida aprovada por Rocha Andrade, que agora está de saída. A EDP vale quase metade do acordo, como explica o Pedro Crisóstomo. A lógica é a de sempre (infelizmente): antecipar receitas, assumir os custos mais tarde.
Costa foi preparado para dar a volta à remodelação - e anunciou um novo secretário de Estado... da Habitação. Até aqui, a pasta nem constava da nomenclatura do secretário de Estado que tem a pasta. É uma estreia, portanto. O Galpgate ficou estranhamente (ou não) de fora da discussão - sendo que poucas horas depois soubemos que a justiça ainda está a investigar alguns deputados e autarcas.
O que também não passou pelo debate foi o caso da PSP na Cova da Moura. Mas hoje nós adiantamos que o procurador não pediu a suspensão dos agentes da PSP; e também que a polícia de proximidade "deixou de aparecer" na Cova da Moura; isto enquanto o DN conta como a inspecção das polícias se enganou na rua quando investigava o caso.
Sobre Tancos também não houve respostas, mas o JN diz esta manhã que oroubo esconde falhas no registo do material de guerra.
E mais uma polémica sem respostas“O Governo não tem conhecimento de qualquer penhora” da Colecção Berardo, diz o ministro da Cultura.
Mas nem tudo são más notícias. Hoje, Europa, Brasil e África do Sul unem-senum plano comum para o Atlântico Sul. A partida é na Torre de Belém (o que faz todo o sentido).

Agenda do dia 
  • António Costa apresenta a sua mini-remodelação governamental a Marcelo, mais ao final da tarde;
  • Presidente e primeiro-ministro vão à cerimónia dos 150 anos da PSP (com probabilidade forte de protestos da polícia);
  • Guardas prisionais e funcionários de justiça iniciam duas greves, as primeiras a afectar o sector da Justiça entre outros que se avizinham;
  • O Conselho de Ministros fecha a proposta de candidatar a cidade do Porto à sede da Agência Europeia do Medicamento;
  • Carlos Costa vai à Assembleia para fazer um ponto de situação sobre a venda do Novo Banco
  • Donald Trump aterra em Paris, para um encontro no Eliseu com o Presidente Macron;
  • Arranca o festival Super Bock Super Rock, com os Red Hot Chili Peppers a iniciar em Lisboa uma nova digressão europeia. O Mário Lopes faz a antevisão do dia 1: tudo preparado?

Vai um sorriso?

Dois fotógrafos conheceram-se em viagem e durante seis anos deixaram bilhetes, um ao outro, espalhados pelos aeroportos do mundo. Adivinha qual foi a última?
Fátima Carrión, uma artista espanhola, tem um filho e está à espera do próximo. E do que é que ela se lembrou, para fazer as crianças felizes?
E, por falar em crianças felizes: um japonês trocou um emprego de secretária pela actividade de fotógrafo freelancer. E passa as noites a fotografar estes parques infantis. Diga lá se não dão vontade de levar lá os nossos pequenos?
Agora que respirámos fundo, vamos lá ao trabalho. Que tenha um dia produtivo e divertido, sempre com as notícias à mão.
Daqui segue um abraço, até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário