quarta-feira, 5 de julho de 2017

360º- Tancos não é caso único: há armas à venda na net e paradas militares com armas roubadas; e o segredo do défice: o valor histórico das cativações

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... os EUA e a Coreia do Sul responderam à Coreia do Norte com um exercício militar conjunto e ensaio de mísseis.

Nada que pareça demover Kim Jon-un que respondeu a Donald Trump dizendo que o seu míssil foi "uma prenda para os bastardos americanos" no 4 de julho.


Nos EUA, o New York Times escreve que as opções de Trump para lidar com a Coreia do Norte são "poucas e arriscadas" e indica em editorial o caminho a seguir. O Washington Post fala de um desafio directo a Trump. E a CNN destaca como este caso divide EUA e China e repete que as opções são poucas.

Por cá, está encontrado o principal segredo para os números do défice: houve um valor histórico de cativações, que chegou aos 942,7 milhõesÉ mais do dobro que o governo tinha prometido à Comissão Europeia, nas contas do Nuno André Martins. Números para Centeno explicar esta manhã na Comissão de Orçamento.

Explicações deve dar também a ministra da Justiça: segundo o Público, os tribunais reabertos por este governo fizeram dois julgamentos por mês.

Na educação, vêm aí recreios (intervalos, na linguagem atual) de mais meia hora para os alunos da primária (1º ciclo). São menos duas horas e meia de aulas (matéria) por semana. A notícia é do JN.

Um bebé de 18 meses desapareceu ontem de casa dos pais numa aldeia de Póvoa de LanhosoFoi procurado sem sucesso durante toda a noite por GNR e Bombeiros. O CM diz que o pai da criança foi ouvido pela PJ.

Outra informação importante 

O roubo de Tancos é grave, muito grave, mas não é único. Há armas à venda no Ebay e paradas militares que mostram arsenal inimigo que ninguém sabe como foi obtido. A lista é longa e assustadora (e a recolha da Ana França provavelmente peca por defeito).

José Miguel Júdice, no comentário da TVI24, avançou com uma pista nova. Disse que as autoridades sabem quem são os assaltantes, que os estavam a seguir e que lhe perderam o rasto antes do roubo.

Nos jornais de hoje, o DN avança que o chefe do Estado-Maior do Exército mantém a máxima confiança nos cinco comandantes que suspendeu e o Público faz contas ao dinheiro gasto em videovigilância pela Defesa noutras unidades militares que não Tancos. A remodelação dos ministros sob pressão também já é admitida quer no DN quer no i.

O tema continua a dominar a atualidade políticaHoje há uma reunião entre todos os responsáveis militares, policiais e governamentais (com Santos Silva a representar António Costa). Amanhã o chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, vai ser ouvido no Parlamento e sexta-feira será a vez do ministro da Defesa, Azeredo Lopes. O ministro acompanhou ontem Marcelo a Tancos, numa acção mediático-exagerada (a qualificação é minha) liderada pelo Presidente, que exigiu que se "apure tudo de alto abaixo, até ao fim, doa a quem doer". E começam a ouvir-se as primeiras (ainda que tímidas) críticas à esquerda: na TSF, o comunista João Oliveira pede que se apurem "responsabilidades políticas e criminais".

Por falar em esquerda, o argumento de que é tudo culpa dos cortes do tempo de Passos e da troika não tem grande fundamentoOs números dos últimos orçamentos provam-no: até tem sido deixado dinheiro por gastar.

No campo da investigação, a PGR confirmou a notícia do Observador de que está a seguir a pista internacional de terrorismo e tráfico de armas. Ora veja o vídeo onde fizemos areconstituição do assalto.

Outro escândalo atingiu ontem o mundo militar. Foram detidos 12 militares, entre eles um major-general, por suspeitas de corrupção passiva e ativa, abuso de poder e falsificação de documentos em negócios com as messes. 

A PGR desmentiu Manuel Pinho e anunciou que vai interrogar quer o ex-ministro quer o presidente executivo da EDP, António Mexia, muito em breve.

O SIRESP uniu o PSD e o PS. Apesar de todas as polémicas e críticas às falhas em Pedrógão Grande, os dois partidos vão votar contra a proposta do Bloco para que o sistema de comunicações de segurança passe a ser gerido pelo Estado e deixe de ser uma PPP. É a realpolitik.

No mundo da bancaa Associação Mutualista vai lançar uma OPA para tirar o Montepio da Bolsa. As acções dispararam esta manhã.
 
A Ordem dos Psicólogos não pensa expulsar Quintino Aires, comentador da TVI, apesar das sucessivas polémicas. Na  última disse que 75% dos consumidores de cannabis têm relações homossexuais

O Porto também vai ter 'taxinhas' em 2018. A taxa turística foi aprovada e será o dobro da de Lisboa: dois euros. Por ano, valerá cerca de 13 milhões aos cofres da câmara.

Os nossos especiais

Nem todas as startups têm uma história feliz. Algumas falham. E se falar disso nos EUA é natural, em Portugal é tabu. Por isso é que a história do fim da Kinematix, dez anos e oito milhões depois com 27 pessoas no desemprego, foi o artigo mais visto do dia de ontem. A Ana Pimentel conta o que aconteceu.

A nossa opinião
  • Maria João Marques escreve sobre as férias de António Costa em "Bons banhos senhor primeiro-ministro": "Pedrógão Grande – e as mentiras e opacidades que lhe estiveram, e continuarão a estar, associadas – são o momento de viragem na relação dos portugueses com António Costa".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre as "catastróficas consequências da imposição de quotas de género nas empresas": "Não houve dificuldades de recrutamento de mulheres competentes. Estavam lá, profissionalmente preparadas para serem promovidas. Simplesmente, não o eram. As quotas vieram alterar essa realidade".
Notícias surpreendentes
É já amanhã que começa o Alive. Para lá dos Foo Fighters, Depeche Mode e The xx, um dos problemas vai ser escolher o que ouvir. Fica o cartaz, devidamente sublinhado.

O torneio de ténis de Wimbledon comemora 140 anos. Em vídeo, pode ver 5 histórias que talvez não conheça sobre a prova britânica.


Cinza vulcânica, cal, água do mar e pedaços de rocha vulcânicaeste é o segredo que mantém as estruturas romanas de pé. Um cimento muito mais forte que o atual e que se regenera e fortifica à passagem do tempo devido a reacções químicas. 

As férias estão aí. E para quem não tem ainda nada marcado, ficam aqui as sugestões de 40 viagens obrigatórias que todos devíamos fazer na vida. (A da foto é na Croácia)

Inspire-se para as férias e mantenha-se informado lendo o Observador. Hoje é um dia cheio no Parlamento e o roubo de Tancos vai continuar no topo da atualidade, portanto terá muito para ler

Boa quarta-feira, feliz e produtiva 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário