quarta-feira, 5 de julho de 2017

Rui Moreira fala em taxa turística de dois euros para 2018

A Câmara do Porto aprovou, esta terça-feira, com o voto contra da CDU, a proposta que visa a criação, em 2018, da taxa turística na cidade, que, na opinião do presidente da autarquia, deverá ser de dois euros.
Resultado de imagem para Rui Moreira fala em taxa turística de dois euros para 2018
O presidente da Câmara, Rui Moreira, frisou aos jornalistas que, na prática, a proposta que foi aprovada esta terça-feira dá início à abertura de um período de discussão pública sobre a criação da taxa turística, que demorará mais de 30 dias.
"As pessoas interessadas, durante o verão, vão dar o seu contributo", disse, vincando que "vai haver sempre quem não queira", mas que "a política é isso mesmo" e no executivo "só a CDU não concorda que se faça".
Rui Moreira referiu que, a partir daí, o novo executivo poderá decidir se quer ou não implementar a taxa, "seguramente a partir de 2018", podendo até inscrever a verba no orçamento camarário.
Questionado sobre o valor da taxa, Moreira considerou ser "razoável" fixar-se nos dois euros, contudo, "isso será discutido", não estando fixado nada para já.
Caso vença as eleições autárquicas de um de outubro, o objetivo do autarca é aplicar a receita da taxa "para reduzir a pegada turística", designadamente conseguir que haja habitação à venda a um custo ajustado à classe média, mas também resolver problemas como o dos resíduos sólidos, cujo volume "tem aumentado", e com o aparcamento de autocarros turísticos, sem incomodar o trânsito na cidade.
Rui Moreira está convencido que não será a introdução de uma taxa turística que vai afastar turistas e disse mesmo que os turistas simpatizam" com a medida, porque "acham que é uma forma da população local compreender melhor a sua presença" na cidade.
"Duvido que algum turista deixe de vir para o Porto por causa de uma taxa turística de dois anos", frisou.
Na reunião, o vereador do PSD Ricardo Almeida afirmou que esta iniciativa já devia ter sido feita e ainda sugeriu que se considerasse na proposta que a aplicação da taxa servisse para reduzir a carga fiscal dos munícipes, mas tal não aconteceu.
Em reunião do executivo, o vereador da CDU, Pedro Carvalho, criticou "o 'timing'" da proposta, afirmando que, "pela sua importância e pelo enquadramento que existe até pela descentralização de competências", a Câmara não devia "ser voluntarista" e devia remeter "para o debate eleitoral" a discussão da implementação de uma taxa turística na cidade.
"Ao iniciar (a discussão agora) já estamos a marcar uma posição e, para mim, não faz sentido", sublinhou Pedro Carvalho, considerando, porém, que "a taxa turística tem que ser discutida e deve ser obviamente inserida noutras medidas de combate à desertificação".
Para o comunista, a introdução da taxa turística deveria ser tema de campanha eleitoral e até à tomada de posse do novo executivo a Câmara devia fazer estudos e preparar o dossiê.

Fonte: JN
Foto: Miguel Pereira/Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário