sexta-feira, 28 de julho de 2017

Mundo: Pyongyang realiza novo teste com um míssil balístico

Várias fontes acabam de confirmar que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico e que o projéctil acabou por cair nas águas da zona económica exclusiva do Japão, que reagiu com preocupação a este novo teste, realizado apenas algumas semanas após o primeiro lançamento bem sucedido dos norte-coreanos de um míssil balístico intercontinental.

Pyongyang realiza novo teste com um míssil balístico
Os Estados Unidos anunciaram a meio da tarde que os seus equipamentos detectaram o lançamento de um míssil balístico norte-coreano. Uma comunicação do Pentágono, com o porta-voz a “confirmar que foi detectado o lançamento” a partir da Coreia do Norte.

“Estamos a avaliar a situação e daremos mais informações em breve”, acrescentou o capitão Jeff Davis, que apontou o lançamento à volta das 10:45 (14:45 GMT).

O teste desta sexta-feira cria preocupações suplementares na região e no mundo ocidental por se tratar de um novo lançamento apenas semanas após o sucesso registado por Pyongyang com um míssil balístico intercontinental, o que revela um crescimento da capacidade militar dos norte-coreanos que não estava dentro das expectativas dos seus antagonistas.

Outras informações apontam para que o míssil tenha sobrevoado os ares durante 45 minutos antes de cair no mar, na zona económica exclusiva do Japão sem provocar danos. É também esta a convicção do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, cujo gabinete tem estado a acompanhar esta situação de crise.

Abe acrescentou a convocação de uma reunião do Conselho Nacional de Segurança, sublinhando que tudo será feito para garantir a segurança dos seus cidadãos.

O executivo japonês considera a iniciativa norte-coreana como uma violação clara das resoluções das Nações Unidas, acrescentando que Tóquio não tolerará as repetidas provocações dos “vizinhos” norte-coreanos.

O lançamento também foi assinalado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap, precisando que este ocorreu na região Leste da Coreia do Norte, desde a província Jangang, a Norte, às 23:41 (14:41 GMT).

Fonte: RTP

Comentário: os loucos deste mundo enquanto não se pegarem não descansam. O mundo vive numa paz pobre, as sociedades estão enfermas, o sentimento de vingança respira-se a cada canto, o egoísmo, a indiferença pelo próximo é uma constante na vida dos indivíduos.
Nem sequer pensam que a morte também lhes ceifa a vida. Os ditadores podem não ter dinheiro para proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos, mas, dinheiro para inventar armas cada vez mais destruidoras não pode faltar.
Que contra senso vai na cabeçorra destes assassinos.

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário