terça-feira, 31 de outubro de 2017

360º- Rio ou Santana, razão ou coração, assim vai a corrida ao PSD; ainda vale a pena poupar?; Trump em apertos; e mais um dia de loucos na Catalunha

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o presidente destituído do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, vai explicar esta manhã porque foi para a Bélgica com cinco ex-conselheiros. A viagem para terras belgas, que o ministro da Justiça espanhol não quer considerar uma fuga, aconteceu depois de Puigdemont e dos principais responsáveis políticos do governo regional terem sido acusados de rebelião, sedição e desvio de fundosTerá sido uma viagem rocambolesca, segundo o El Español.

A hipótese mais falada ao longo do dia de ontem foi a de que Carles Puigdemont irá pedir asilo político à Bélgica. Puigdemont contratou mesmo um advogado conhecido por defender membros da ETA que para garantir a ajuda belga terá de provar que há perseguição e risco de tortura. Entretanto, na Catalunha, os independentistas decidiram concorrer às eleições marcadas por Madrid num imbróglio que o José Manuel Fernandes eu e o João de Almeida Dias comentamos enquanto bebemos uma BICA.

Por cá, a discussão e votação do Orçamento do Estado na generalidade só acontece quinta-feira, mas na especialidade já há muita coisa a mudar: o Negóciosescreve hoje que o PCP pode bloquear o 'imposto da batata frita'.


Em sentido contrário, dispararam os pedidos de famílias endividadas à DECOaté outubro, 26 mil pediram ajuda. De nada lhes vale que o Governo permita subscrever os seus novos produtos de aforro em algumas Lojas do Cidadão.

Outra informação importante 

Santana Lopes e Rui Rio foram as 'estrelas' das jornadas parlamentares do PSD. Santana voltou a dizer que acredita que esta legislatura pode não chegar ao fim, Rio disse precisamente o contrário. Santana disse não ser "campeão dos afectos" mas ter sonhos, Rio falou da sua racionalidade. A Rita Dinis esteve em Braga e ouviu os dois candidatos à liderança do PSD: será uma corrida entre razão e coração? 



Não se sabe como foi o reencontro Marcelo-Costa no Conselho de Estado, onde o protagonista foi Jean-Claude JunckerO presidente da Comissão Europeia, ou 'notre ami Juncker', desfez-se em elogios ao Governo pela redução do défice e pela criação de emprego. Mas se por cá houve beijinhos, em Bruxelas exigiu-se que Portugal responda aos riscos de desvios orçamentais ainda esta terça-feira.

Quanto ao bate-boca Presidente-primeiro-ministro em público, a última palavra foi de Marcelo. Recado: a "solidariedade institucional" entre os órgãos de poder passa por um "compromisso com os portugueses". Conclusão: é tempo de “arregaçar as mangas”.


É conhecida hoje a sentença de um dos processos que opõe Bárbara Guimarães a Manuel Maria Carrilho. Ontem o ex-ministro avançou com uma providência cautelar contra a apresentadora pedindo a guarda da filha e usando como argumento um acidente em que Bárbara esteve envolvida. Ao i (sem link), o seu advogado nega que estivesse sob o efeito de drogas, uma das alegações de Carrilho. A outra é de que estaria alcoolizada.

A situação nos EUA complicou-se para Donald Trump. Paul Manafort, o seu ex-diretor de campanha, entregou-se ao FBI e foi acusado de conspiração lavagem de dinheiro e falsos depoimentos, na investigação sobre as interferências russas na corrida presidencial. A CNN diz que Trump ficou a "ferver" e acrescenta (tal como o Washington Post) que o presidente americano assistiu aos últimos desenvolvimentos pela televisão, nos seus aposentos privados.

Trump que já escolheu o novo líder da FEDJerome Powell, um dos governadores da Reserva Federal, é o candidato a substituir Janet Yellen na liderança do banco central norte-americano.

Ainda da América vem o terramoto Kevin Spacey. Apesar do ator se ter desculpado por um caso de assédio sexual de há 30 anos e assumido a sua homossexualidade, a Netflix anunciou o fim da série de culto 'House of Cards', de que é protagonista. Eis as principais polémicas, os segredos e os velhos rumores sobre o famoso actor.

No futebol, hoje é dia de Liga dos Campeões com um Manchester United-Benfica e um Sporting-Juventus. De ontem vêm muitas notícias fora de campo: no caso dos emails, a juíza que ordenou as últimas buscas ao Benfica diz que as novas provas adensaram as suspeitas de crime, segundo a Sábado. Num outro caso judicial, o adepto do Benfica que terá atropelado o adepto italiano do Sporting junto ao Estádio da Luz foi acusado de homicídio qualificado.

De outras paragens vêm as ameaças do Estado Islâmico ao Mundial 2018 que envolvem Cristiano Ronaldo, numa altura em que a seleção já escolheu onde será a sua 'casa' da Rússia.

Nota ainda para o cancelamento da greve dos árbitros à Taça da Liga; e para a confirmação do vídeo-árbitro na próxima época.

Os nossos especiais

No dia Mundial da Poupança:
Duas entrevistas a reter:
A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o atual papel de António Costa no novo ciclo político: "A oligarquia fala cada vez mais de um “novo ciclo”. Todos pensaram que tivesse a ver com a saída de Passos Coelho. E se também tiver a ver com uma eventual dispensa de António Costa?".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre o Portugal 2020: "É fácil culpar a “classe política” pelo “curto-termismo”, mas diga-se em abono da verdade que ele apenas reflete aquilo que os cidadãos, e as empresas, estão a fazer. É ver as estatísticas da poupança".
  • Laurinda Alves escreve sobre os bons professores: "Um bom professor, que conhece bem os alunos, é capaz de antecipar para eles caminhos ajustados ao seu futuro. Aconteceu comigo e devo a dois mestres mais de metade da minha realização profissional".
  • Paulo Sande escreve sobre os escândalos de assédio sexual no cinema: "Fazer de cada gesto infeliz ou de cada caso de sedução mal sucedida exemplos de perigosa predação, mais do que ridículo é criar um clima de suspeição generalizado e contraproducente".
  • João Carlos Espada escreve sobre os 50 anos da Universidade Católica: "A razão que explica o sucesso entre nós da Universidade Católica — que não é financiada pelo Estado — é simplesmente a escolha livre dos alunos e das suas famílias".

Notícias surpreendentes
Na literatura, há muitos lançamentos para este novembroDesde romances, a livros de História que olham para o passado mas também para o presente, e até alguma poesia, tem muito por onde escolher.

Na beleza, o destaque vai para aqueles produtos de culto que estão sempre esgotadosAs listas de espera por um creme esfoliante chegam a ter 100 mil pessoas.

Hoje é dia de Halloween. Tem tudo o que precisa saber o tema reunido aqui. E pode ainda (re)ler a verdadeira história desta celebração.


Entre a situação na Catalunha e o futebol europeu de logo à noite, terá muito para ler ao longo do dia no Observador. Estaremos à sua espera

Uma boa terça feira e um excelente feriado

(permitam-me dedicar esta Newsletter ao pescador Carlos Serrano e aos seus colegas; é o mínimo depois deste mail que me enviou a mim, ao Miguel Pinheiro e ao Observador:

"Chamo-me Carlos Serrano vivo em Aveiro e tal como vocês  também eu sou um observador. Não tanto um observador jornalístico e sim observador de pescas.
Fruto desta minha profissão passo grandes períodos de tempo embarcado em Alto Mar em que as comunicações com terra são muito reduzidas e o acesso aos média é quase inexistente. Felizmente que com o passar do tempo esta situação tem vindo a melhorar embora muito lentamente. Alguns navios já possuem internet, não ao acesso de todos, unicamente para os oficiais e com velocidades muito lentas e quase sem imagens.
Como embarco quase sempre em navios diferentes, quando o navio é português e tem internet faço questão de imprimir e afixar diariamente o vosso "360" para que toda a tripulação tenha acesso às notícias diariamente.
Vocês não imaginam a satisfação desta gente ao ler o vosso resumo - único meio noticioso existente bordo. Geram-se tertúlias, discussões, opina-se sobre os vossos temas e no fundo sentem-se um pouco mais ligados mesmo que fisicamente estejam isolados no meio do nada.
Se me atraso um pouco a afixar a newsletter, vêm logo ver o que se passou. Sei também que vão continuando a afixar a "360" nas viagens seguintes. Para nós é  a melhor forma de termos as novidades com baixo consumo de Internet.
Quero agradecer-vos pela vossa companhia diariamente e gostava que de vez em quando se lembrassem desta gente que luta com a vida no meio desses mares e que tanto vos aprecia".

Obrigada nós, Carlos)
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário