Enquanto dormia...
... o presidente destituído do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, vai explicar esta manhã porque foi para a Bélgica com cinco ex-conselheiros. A viagem para terras belgas, que o ministro da Justiça espanhol não quer considerar uma fuga, aconteceu depois de Puigdemont e dos principais responsáveis políticos do governo regional terem sido acusados de rebelião, sedição e desvio de fundos. Terá sido uma viagem rocambolesca, segundo o El Español.
A hipótese mais falada ao longo do dia de ontem foi a de que Carles Puigdemont irá pedir asilo político à Bélgica. Puigdemont contratou mesmo um advogado conhecido por defender membros da ETA que para garantir a ajuda belga terá de provar que há perseguição e risco de tortura. Entretanto, na Catalunha, os independentistas decidiram concorrer às eleições marcadas por Madrid num imbróglio que o José Manuel Fernandes eu e o João de Almeida Dias comentamos enquanto bebemos uma BICA.
Por cá, a discussão e votação do Orçamento do Estado na generalidade só acontece quinta-feira, mas na especialidade já há muita coisa a mudar: o Negóciosescreve hoje que o PCP pode bloquear o 'imposto da batata frita'.
As transferências para offshores nunca tinham sido tão elevadas. Com novas regras e novos países, a saída de dinheiro de Portugal para paraísos fiscais somou 32 mil operações em 2016 e chegou aos 8,6 mil milhões de euros: 42% desse montante acabou na Suíça.
Em sentido contrário, dispararam os pedidos de famílias endividadas à DECO: até outubro, 26 mil pediram ajuda. De nada lhes vale que o Governo permita subscrever os seus novos produtos de aforro em algumas Lojas do Cidadão.
Outra informação importante
Santana Lopes e Rui Rio foram as 'estrelas' das jornadas parlamentares do PSD. Santana voltou a dizer que acredita que esta legislatura pode não chegar ao fim, Rio disse precisamente o contrário. Santana disse não ser "campeão dos afectos" mas ter sonhos, Rio falou da sua racionalidade. A Rita Dinis esteve em Braga e ouviu os dois candidatos à liderança do PSD: será uma corrida entre razão e coração?
Ainda no PSD, destaque para a entrevista a José Eduardo Martins. Na conversa com a Rita Dinis, ele fala do "golpezito" que o levou a romper com a distrital de Lisboa, explica porque apoia Rui Rio sem "entusiasmo" e deixa muitas outras queixas como esta: "Não se atraem pessoas para jogadas de aparelho".
Ontem houve mais uma baixa no PSD-Lisboa: Carlos Barbosa, número dois da lista à Assembleia Nacional, também rompeu com a distrital.
Não se sabe como foi o reencontro Marcelo-Costa no Conselho de Estado, onde o protagonista foi Jean-Claude Juncker. O presidente da Comissão Europeia, ou 'notre ami Juncker', desfez-se em elogios ao Governo pela redução do défice e pela criação de emprego. Mas se por cá houve beijinhos, em Bruxelas exigiu-se que Portugal responda aos riscos de desvios orçamentais ainda esta terça-feira.
Quanto ao bate-boca Presidente-primeiro-ministro em público, a última palavra foi de Marcelo. Recado: a "solidariedade institucional" entre os órgãos de poder passa por um "compromisso com os portugueses". Conclusão: é tempo de “arregaçar as mangas”.
Da tragédia dos incêndios vêm novas revelações. Um fenómeno raro, chamado pirocumulonimbo, que nunca tinha sido registado mais do que uma vez no mesmo ano e no mesmo país, repetiu-se em Portugal nos fogos de junho e outubro e agravou os seus efeitos. Mas terá havido também erros humanos: ainda este fim de semana, com risco elevado de incêndios, uma missão da força aérea gravou vários vídeos em que é possível ver queimadas ilegais.
É conhecida hoje a sentença de um dos processos que opõe Bárbara Guimarães a Manuel Maria Carrilho. Ontem o ex-ministro avançou com uma providência cautelar contra a apresentadora pedindo a guarda da filha e usando como argumento um acidente em que Bárbara esteve envolvida. Ao i (sem link), o seu advogado nega que estivesse sob o efeito de drogas, uma das alegações de Carrilho. A outra é de que estaria alcoolizada.
A situação nos EUA complicou-se para Donald Trump. Paul Manafort, o seu ex-diretor de campanha, entregou-se ao FBI e foi acusado de conspiração lavagem de dinheiro e falsos depoimentos, na investigação sobre as interferências russas na corrida presidencial. A CNN diz que Trump ficou a "ferver" e acrescenta (tal como o Washington Post) que o presidente americano assistiu aos últimos desenvolvimentos pela televisão, nos seus aposentos privados.
Trump que já escolheu o novo líder da FED: Jerome Powell, um dos governadores da Reserva Federal, é o candidato a substituir Janet Yellen na liderança do banco central norte-americano.
Ainda da América vem o terramoto Kevin Spacey. Apesar do ator se ter desculpado por um caso de assédio sexual de há 30 anos e assumido a sua homossexualidade, a Netflix anunciou o fim da série de culto 'House of Cards', de que é protagonista. Eis as principais polémicas, os segredos e os velhos rumores sobre o famoso actor.
No futebol, hoje é dia de Liga dos Campeões com um Manchester United-Benfica e um Sporting-Juventus. De ontem vêm muitas notícias fora de campo: no caso dos emails, a juíza que ordenou as últimas buscas ao Benfica diz que as novas provas adensaram as suspeitas de crime, segundo a Sábado. Num outro caso judicial, o adepto do Benfica que terá atropelado o adepto italiano do Sporting junto ao Estádio da Luz foi acusado de homicídio qualificado.
De outras paragens vêm as ameaças do Estado Islâmico ao Mundial 2018 que envolvem Cristiano Ronaldo, numa altura em que a seleção já escolheu onde será a sua 'casa' da Rússia.
Nota ainda para o cancelamento da greve dos árbitros à Taça da Liga; e para a confirmação do vídeo-árbitro na próxima época.
Os nossos especiais
No dia Mundial da Poupança:
- Fique com as soluções de aforro para baixos montantes. O David Almas mostra como é possível poupar apenas com um euro por dia.
- E numa fase de juros negativos e sem incentivos à poupança, o Edgar Caetano ouviu especialistas sobre se ainda vale a pena poupar. Vale?
Duas entrevistas a reter:
- A David Priestland, professor de Oxford e historiador do comunismo, que falou com a Cátia Bruno sobre os 100 anos da Revolução Russa: “O comunismo, no sentido de mobilização radical contra o mercado, já não existe”, diz ele.
- E a Adaire Fox-Martin, co-responsável da área de Global Customer Operations da SAP, que falou do atual dilema empresarial com o Edgar Caetano. “As empresas querem proteger-se da disrupção e, ao mesmo tempo, disromper”, confessa ela.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre o atual papel de António Costa no novo ciclo político: "A oligarquia fala cada vez mais de um “novo ciclo”. Todos pensaram que tivesse a ver com a saída de Passos Coelho. E se também tiver a ver com uma eventual dispensa de António Costa?".
- Paulo Trigo Pereira escreve sobre o Portugal 2020: "É fácil culpar a “classe política” pelo “curto-termismo”, mas diga-se em abono da verdade que ele apenas reflete aquilo que os cidadãos, e as empresas, estão a fazer. É ver as estatísticas da poupança".
- Laurinda Alves escreve sobre os bons professores: "Um bom professor, que conhece bem os alunos, é capaz de antecipar para eles caminhos ajustados ao seu futuro. Aconteceu comigo e devo a dois mestres mais de metade da minha realização profissional".
- Paulo Sande escreve sobre os escândalos de assédio sexual no cinema: "Fazer de cada gesto infeliz ou de cada caso de sedução mal sucedida exemplos de perigosa predação, mais do que ridículo é criar um clima de suspeição generalizado e contraproducente".
- João Carlos Espada escreve sobre os 50 anos da Universidade Católica: "A razão que explica o sucesso entre nós da Universidade Católica — que não é financiada pelo Estado — é simplesmente a escolha livre dos alunos e das suas famílias".
Notícias surpreendentes
Na literatura, há muitos lançamentos para este novembro. Desde romances, a livros de História que olham para o passado mas também para o presente, e até alguma poesia, tem muito por onde escolher.
Na beleza, o destaque vai para aqueles produtos de culto que estão sempre esgotados. As listas de espera por um creme esfoliante chegam a ter 100 mil pessoas.
Hoje é dia de Halloween. Tem tudo o que precisa saber o tema reunido aqui. E pode ainda (re)ler a verdadeira história desta celebração.
E termino com as fotos que alguns fotógrafos nunca mais querem ver. São imagens de alguns dos mais reconhecidos fotógrafos de vida selvagem contra a exploração e o tráfico de animais.
Entre a situação na Catalunha e o futebol europeu de logo à noite, terá muito para ler ao longo do dia no Observador. Estaremos à sua espera
Uma boa terça feira e um excelente feriado
(permitam-me dedicar esta Newsletter ao pescador Carlos Serrano e aos seus colegas; é o mínimo depois deste mail que me enviou a mim, ao Miguel Pinheiro e ao Observador:
"Chamo-me Carlos Serrano vivo em Aveiro e tal como vocês também eu sou um observador. Não tanto um observador jornalístico e sim observador de pescas.
Fruto desta minha profissão passo grandes períodos de tempo embarcado em Alto Mar em que as comunicações com terra são muito reduzidas e o acesso aos média é quase inexistente. Felizmente que com o passar do tempo esta situação tem vindo a melhorar embora muito lentamente. Alguns navios já possuem internet, não ao acesso de todos, unicamente para os oficiais e com velocidades muito lentas e quase sem imagens.
Como embarco quase sempre em navios diferentes, quando o navio é português e tem internet faço questão de imprimir e afixar diariamente o vosso "360" para que toda a tripulação tenha acesso às notícias diariamente.
Vocês não imaginam a satisfação desta gente ao ler o vosso resumo - único meio noticioso existente bordo. Geram-se tertúlias, discussões, opina-se sobre os vossos temas e no fundo sentem-se um pouco mais ligados mesmo que fisicamente estejam isolados no meio do nada.
Se me atraso um pouco a afixar a newsletter, vêm logo ver o que se passou. Sei também que vão continuando a afixar a "360" nas viagens seguintes. Para nós é a melhor forma de termos as novidades com baixo consumo de Internet.
Quero agradecer-vos pela vossa companhia diariamente e gostava que de vez em quando se lembrassem desta gente que luta com a vida no meio desses mares e que tanto vos aprecia".
Obrigada nós, Carlos)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Faça
a sua subscrição gratuita
Campanha
para 1 milhão de visualizações.
Consigo
é possível!
Litoral
Centro – Comunicação e Imagem
Online
http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário