terça-feira, 31 de outubro de 2017

Puigdemont na Bélgica deixa “parte” da população “desiludida” na Catalunha

Resultado de imagem para Puigdemont na Bélgica deixa “parte” da população “desiludida” na CatalunhaA partida de Carles Puigdemont para a Bélgica deixou "parte da população" que sempre o apoiou, no referendo e na declaração unilateral de independência, "perdida e desamparada".
"Obviamente, há uma parte da população que está um pouco surpreendida e desiludida, porque não entende o que se está a passar", afirma Tanit, a presidente de um dos colégios eleitorais em que se realizou o plebiscito de 1 de outubro, ouvida em Barcelona pela TSF. Tanit confessa que também ela partilha alguma dessa desilusão, que fica com a partida de Carles Puigdemont para fora do país.
"Teríamos de ter um governo que se debatesse por nós. Agora partiram para a Bélgica, nem sabemos com que objetivo", disse esta catalã, esperando que não se trate de uma fuga, apenas para tentar escapar à prisão.
"Talvez haja uma estratégia, muito bem trabalhada por trás [de tudo], para que se possa seguir em frente. Mas como não o sabemos e a população não sabe, é muito difícil julgá-lo, sem conhecer tudo", disse esta catalã, que presidiu ao colégio eleitoral que funcionou no Institut Quatro Cantons, no bairro de Poble Nou, em Barcelona, no dia do referendo.
A defensora da independência afirma que uma parte da população, com quem trabalhou para o referendo, se sente agora "desamparada" sem o presidente que sempre defenderam.
"Estão perdidos e desamparados. Estavam ao lado dele. Saíram para batalhar e proteger os colégios eleitorais, [no referendo] de 1 de outubro e estiveram em todas as manifestações", lembrou. "Não têm presidente, nem ninguém que represente o que pensam".
Tanit acredita, porém, que os objetivos dos independentistas estão agora ainda mais vincados, pois, as pessoas têm "muita energia e estão muito zangadas com o Estado central".
"São as mesmas pessoas que estiveram aí no 1 de outubro. Aconteceu o que aconteceu e isso apenas levou a crispar ainda mais o ambiente. Estas pessoas vão fazer o que for preciso de forma sempre pacífica", acredita Tanit.

Fonte: TSF
Foto: Jon Nazca/Reuters

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário