quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Exposições de diários gráficos e artes plásticas vão ser inauguradas no âmbito do evento Arte ao Centro


Integrado no evento Arte ao Centro, a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras vai acolher a partir do próximo dia 13 de outubro duas exposições, para além da mostra dos artistas do Coletivo Brasil 2017. 

Uma dessas exposições será a de artes plásticas de Marta Viana: “Orgânicas”.

Nesta mostra, que estará patente até 3 de novembro, esta artista apresentará um conjunto de 27 fotografias que refletem o seu trabalho de pesquisa, observação e perceção das formas da natureza. Marta Viana utiliza diversos processos fotográficos e utiliza diferentes suportes e técnicas que vão das mais antigas às mais atuais. Dos vários processos que utiliza refira-se: o bordado à mão na ampliação fotográfica, a fotogravura em metal, a goma bicromatada, a cópia à base de leite, o cianótipo, o calótipo, a serigrafia, a transferência de fotocópias e a impressão laser. Esta exposição tem um forte carater pedagógico, explicando cada processo e mostrando as suas enormes possibilidades criativas.

De referir que Marta Viana, natural do Rio de Janeiro, é artista plástica, fotógrafa e arquiteta. Reside e trabalha em Paraty há 15 anos.Desenvolveu trabalhos profissionais em diversas áreas, destacando-se a autoria de capas de discos (Maria Bethânia/Ney Matogrosso), bem como trabalho de comunicação de artes de palco. Colaborou em diversos projetos de acervos fotográficos e publicidade, e de pesquisa de linguagens experimentais de impressões fotográficas, tais como serigrafia, gravura em metal e processos fotográficos antigos em papéis reciclados, realizando diversas oficinas e exposições. Participou da Exposição "O mar que separa/une" do Coletivo Brasil 2014, tendo desenvolvido várias oficinas em Torres Vedras. Atualmente desenvolve pesquisa com pintura, cerâmica, fotografias e papeis reciclados. Faz parte do grupo USk Paraty e desenvolve profissionalmente fotografias para as atividades teatrais do SESC_Paraty.

Também no dia 13 de outubro, igualmente pelas 18h30, na Paços, será inaugurada uma exposição de desenhos e diários gráficos de João Catarino.

Este artista nasceu em Lisboa, em 1965, tendo frequentado a escola António Arroio, e, posteriormente, ingressado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde completou a licenciatura em design de comunicação. É professor do departamento de desenho do Ar.co, monitor dos cursos de ilustração do CIEBA na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e professor de design, tipografia e ilustração para designna ESAD-CR, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria, nas Caldas da Rainha. Paralelamente tem vindo a desenvolver trabalhos em designgráfico e sobretudo em ilustração. Tem feito ilustrações para diversos órgãos de comunicação social como a TVI, a SIC, o jornal Expresso, o jornal “I” e o jornal Público. Participa como monitor em vários simpósios nacionais e internacionais de urban sketchers assim como em diversos workshops na respetiva área. Tem integrado expedições nacionais e internacionais direcionadas para o desenho científico na natureza, organizadas pelo Grupo do Risco, e participado em diversos livros nacionais e internacionais que abordam o tema do desenho de viagem ou dos sketchbooks. É ainda autor do blog: http://desenhosdodia.blogspot.com.

A exposição de João Catarino estará patente na Paços até 5 de novembro.


Câmara Municipal de Torres Vedras





Nenhum comentário:

Postar um comentário