É um terramoto que atinge a elite política e financeira. A acusação da Operação Marquês não poupa ninguém. O ex-primeiro-ministro José Sócrates é acusado de 31 crimes, entre eles corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada. Da lista dos acusados constam também Ricardo Salgado, Carlos Santos Silva, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro, Helder Bataglia ou Armando Vara. Leia sobre os detalhes, as ligações e os milhões.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Especial/A origem do cerco a José Sócrates
Tudo começou com duas comunicações bancárias a relatarem operações suspeitas de Carlos Santos Silva de 1,2 milhões de euros. Uma delas envolvia a mãe de Sócrates. Foi o início da Operação Marquês.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Os próximos passos da Operação Marquês
O que podem fazer os 28 arguidos agora acusados na Operação Marquês? Podem evitar ser julgados? Quanto tempo pode demorar até o processo terminar definitivamente?
CASO JOSÉ SÓCRATES
Em direto/ José Sócrates acusado de 31 crimes. Teria 24 milhões na Suíça
Acabou a espera. Sócrates acaba de ser acusado de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Salgado, Bava e Granadeiro também acusados.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Acusados: quem são e que crimes estão em causa
28 acusados. 19 pessoas singulares, 9 empresas, dezenas de crimes. Quem é quem na acusação da Operação Marquês e quais são os crimes de que o Ministério Público os acusa.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Os três arguidos que não foram acusados
O Ministério Público arquivou as acusações relativamente a três arguidos: João Abrantes Serra, Joaquim Paulo da Conceição e Paulo Lalanda e Castro. Em relação a este último foi extraída uma certidão.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Operação Marquês. Leia o comunicado completo
O Ministério Público deduziu acusação contra os 28 arguidos da Operação Marquês, entre eles Sócrates, Santos Silva, Salgado, Bava, Granadeiro e Vara. Leia o comunicado na íntegra.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Vídeo/ Operação Marquês: os dez arguidos com mais crimes
As 4 mil páginas da acusação apontam 174 crimes no total a 28 arguidos. Os lugares do pódio são ocupados por Carlos Santos Silva, José Sócrates e Ricardo Salgado.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Arguidos devem ao fisco 58 milhões (Sócrates 19,5)
O ex-primeiro-ministro deve ao fisco mais de 19 milhões de euros pelos rendimentos que, segundo a acusação, recebeu de forma ilegal. Na totalidade, o Estado foi lesado em 58 milhões de euros.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Especial/ Os 5 casos da face oculta de Sócrates na Justiça
José Sócrates nunca foi arguido em nenhum outro processo além da Operação Marquês, mas a Justiça conhece o seu nome desde os casos Cova da Beira, licenciatura, Freeport, Face Oculta e Monte Branco.
CASO JOSÉ SÓCRATES
Foi Sócrates quem aprovou as leis que o apanharam
A transposição das regras comunitárias de combate ao branqueamento de capitais foi essencial para o início da Operação Marquês. Adivinhe quem fez a transposição? O Governo Sócrates, pois claro.
O que o despacho de acusação nos mostra é que este não é um mero caso de Justiça, é muito mais do que isso. Mostra até onde chegou a concentração de poder e a sofreguidão do duopólio Sócrates-Salgado.
Mais pessoas vão gostar das Novidades Observador. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário