quarta-feira, 11 de outubro de 2017

CM de Anadia comemorou o Dia do Idoso

Resultado de imagem para CM de Anadia comemorou o Dia do Idoso
Cerca de 800 pessoas de 17 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho e da comunidade anadiense participaram no almoço de confraternização do Dia do Idoso, promovido pela Câmara Municipal de Anadia. O evento teve lugar no Pavilhão de Desportos de Anadia, no dia 2 de outubro, onde estiveram também presentes os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Anadia e alguns dos vereadores do executivo, bem como os presidentes de Junta de Freguesia do concelho.
Após o almoço, a tarde foi preenchida com muita animação: crianças e idosos de várias instituições presentes participaram na festa com canções, danças e declamação de poemas, naquela que foi também uma oportunidade para dar a conhecer algum do trabalho que as IPSS desenvolvem, ao longo do ano, com os seus utentes.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, proferiu algumas palavras de agradecimento pela presença de todos, realçando a boa colaboração existente entre o Município e as IPSS, e deixou a promessa de que este trabalho de cooperação irá manter-se nos próximos anos.
O presidente da Assembleia Municipal, Adriano Aires, afirmou ter sido “um prazer enorme ter partilhado, durante estes quatro anos, estes momentos de são convívio com todos vós”. Terminou com uma palavra de agradecimento e votos de felicidades para todos.
O evento terminou com o cantar dos parabéns ao Dia do Idoso 2017 e a partilha do bolo comemorativo da efeméride.
O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e de cuidar a população mais idosa.

Em 2017, a ONU debruçou-se sobre o tema "A caminho do futuro: aproveitar os talentos, os contributos e a participação das pessoas mais velhas na sociedade", concentrando-se nas vias de apoio à participação plena e efetiva na velhice, de acordo com os direitos, necessidades e preferências básicas dos idosos. Estima-se que entre 2015 e 2030, a data prevista para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o número de idosos em todo o mundo aumentará 56 por cento, passando de 901 milhões para mais de 1,4 mil milhões. Até 2030, o número de pessoas com mais de 60 anos excederá o dos jovens de 15 a 24 anos.
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES:
Santa Casa da Misericórdia de Anadia
Centro Social e Paroquial da Moita
Centro Social Cultural e Recreativo de Poutena
Associação Social de Avelãs de Caminho
Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores
Misericórdia da Freguesia de Sangalhos
Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro
Hotel Sénior da Curia
Casa do Povo de Amoreira da Gândara
Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros
Centro Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima
Centro de Bem Estar da Freguesia de Tamengos
Centro Social e Cultural Nª Senhora do Ó de Aguim
Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva
Bem-Me-Quer
Clube de Ancas
Belorizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário