quarta-feira, 11 de outubro de 2017

FIGUEIRA DA FOZ reutiliza para poupar

Reutilizar para poupar: a carteira e o ambiente
O Município da Figueira da Foz é pioneiro na implementação de um programa inovador de reutilização de manuais escolares que permite às famílias poupar até 80% nos livros escolares dos seus filhos e recuperar parte das despesas com os livros do ano anterior. «Todos os anos, os encargos com manuais escolares pesam sobre as famílias e sobre o ambiente», alertou o Vereador António Tavares na apresentação do programa municipal que estimula a reutilização e garante a qualidade dos manuais, já disponível em 
As famílias portuguesas gastam, em média, 216€ em manuais escolares todos os anos entre o 5º e o 12º ano de escolaridade. Manuais que, apesar de duradouros, na maior parte dos casos acabam numa prateleira passados apenas 10 meses de utilização. Este problema representa anualmente, no todo nacional, uma despesa na produção redundante de novos manuais de quase 200 milhões de euros, a emissão de 20 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e o abate de 40 mil árvores.
No Município da Figueira da Foz, os gastos com manuais ascendem anualmente a 1 milhão de euros e é preocupação do Executivo Municipal aliviar a fatura das famílias na aquisição destes recursos didáticos, no início do ano letivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória. A reutilização tem vindo a crescer na Figueira da Foz e por todo o país, fruto de iniciativas da sociedade civil, das autarquias e do Governo, mas enfrentando sérias dificuldades. Desde a recorrente mudança de manuais até à falta de mecanismos simples e cómodos para a troca, com os requisitos técnicos que os mesmos implicam (gestão de stocks, transportes e armazenagem), passando pela dificuldade de criação de um sistema objetivo de controlo de qualidade e de um incentivo para a entrega dos livros.
Agora, a Figueira da Foz deu um passo em frente no sentido da gestão sustentável dos recursos e da universalização da utilização de materiais didáticos de qualidade nas escolas do Concelho.
O Programa Spin Figueira da Foz conta com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas da Figueira da Foz.

Como funciona?

O Município da Figueira da Foz lançou o Programa SPIN Figueira da Foz, que permite aos munícipes recuperar 20% das despesas com manuais dos anos anteriores e poupar 60% do PVP nos manuais para o ano letivo seguinte. Está disponível em spinfigueira.pt uma plataforma web dedicada e uma aplicação móvel (iOS e android) capaz de identificar os manuais através do reconhecimento do código de barras. O procedimento será muito simples: após registar os livros de que já não precisa, basta entregá-los devidamente identificados nos pontos de recolha existentes no Município –EB 2,3 Pintor Mário Augusto, EB 2,3 Infante D. Pedro, EB 2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo, EB 2,3 Dr. João de Barros, Escola Secundária de Cristina Torres, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Colégio de Quiaios, Biblioteca Municipal e Loja Ponto Já (Edifício Paço de Tavarede).
Após avaliação e recuperação pela equipa SPIN, os manuais estarão disponíveis para outros alunos da Figueira da Foz e o respetivo reembolso é depositado na sua conta bancária.
O projeto SPIN Figueira da Foz é desenvolvido pela Book in Loop, uma start-up tecnológica dedicada a trazer as ferramentas da sharing-economy para o sector da Educação, tendo já, numa fase inicial, testado este projeto com sucesso junto de 19.000 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário