domingo, 26 de novembro de 2017

Orgulhosamente… dos Carapelhos!

Largas centenas de populares que vieram de todos os quadrantes de Mira e dos Concelhos limítrofes de Cantanhede e Vagos, presenciaram uma manhã bastante preenchida no que toca a inaugurações, na Freguesia dos Carapelhos.

À boa moda gandaresa, todos foram bem recepcionados num almoço com as mais diversas iguarias, depois de todas as atividades programadas. Na Gândara e, no caso concreto, nos Carapelhos, todos são convidados a degustar e a bebericar, honrando a tradição do bem receber destes povos que aprenderam a arte de partilhar em meio às dificuldades de outrora, quando a terra pouco ou nada dava a quem necessitava tirar dela a subsistência dos seus...
Agora, tudo é diferente: a fertilidade das plantações consegue estar presente mesmo ali ao lado, de onde tanta terra ardeu, há apenas mês e meio. Outra prova inequívoca de que os homens e as mulheres da Gândara não se desfazem em lágrimas: secam-nas e vão à luta por dias melhores, por um amanhã que não cheire a árvores queimadas, mas que seja o prenúncio de uma época mais auspiciosa.
São estes contrastes que serviram de inspiração para a magnífica estátua de Alves André, um mestre da escultura nacional e, simultâneamente, um orgulho deste povo. E esta bela escultura convive, desde ontem, paredes meias com uma estrada renovada e formosa e uma praça à qual foi dada o nome do homem que há quatro décadas começou a colocar os Carapelhos no mapa, Gabriel Pinho.
Muitos dirão - na verdade, já o dizem - que tudo não passa de um mero exercício de promoção pessoal de alguém. Ficam todos e cada um com as suas opiniões, mas diz quem escolheu o nome, que o que se pretendeu foi "homenagear em vida a obra de um homem cuja causa maior é a sua terra". Goste-se ou não desta opção, certo é que, desde este sábado, ficou eternizado um nome ímpar da Freguesia...
A Filarmónica Ressurreição de Mira e o Grupo Folclórico Varandas de São Bento também contribuíram para que a festa estivesse a altura dos acontecimentos. Ajudaram a abrilhantar um pouco mais a imagem de uma terra pequena que teima em ser grande a cada nascer do sol... a cada novo dia.
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário