domingo, 26 de novembro de 2017

MENSAGEM PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Caros aveirenses
A nossa cidade é rica em tradições entre as quais as festas populares e religiosas como o São Gonçalinho ou a festa da nossa Princesa Santa Joana, justamente celebrada em dia de feriado municipal. 
Aveiro é também uma terra de outra tradição – a tradição de sermos homens e mulheres livres.
O obelisco junto à sede do clube dos Galitos recorda-nos que em 1828, em Aveiro a luta pela liberdade teve o preço de muitas vidas. 
O nosso nome maior, José Estêvão, parlamentar por excelência, defendeu a liberdade como poucos e deixou-nos o grande exemplo de defender o direito de expressão dos seus adversários políticos. 
Hoje, passados mais de quarenta anos do 25 de Abril, é preciso fazer a pedagogia da democracia e das suas instituições representativas e isso faz-se com uma maior visibilidade e comunicação.
Esta pedagogia democrática faz-se pela mobilização dos cidadãos, abrindo as portas da Assembleia (atraindo a vinda de públicos, como os jovens, na sua maioria alheados da vida política), mas também promovendo a saída da Assembleia do seu reduto para melhor conhecer o município e os munícipes, descentralizando-se pelas nossas freguesias, dialogando com todos os que fazem desta nossa terra um lugar vibrante, criativo e dinâmico, mas também com aqueles que vivem nas margens da sociedade.
A Assembleia Municipal de Aveiro nunca poderá alhear-se das grandes questões que atravessem a sociedade aveirense nem esquecer o seu papel, estabelecido na Constituição e na Lei, como órgão deliberativo e fiscalizador para que foi mandatada pelos eleitores.
A cidade e o concelho vivem hoje uma nova realidade. Aveiro, Cidade dos Canais, é hoje uma cidade diferente, cada vez mais uma cidade europeia aberta ao mundo.
Hoje é comum ouvir nas nossas ruas falar inglês, alemão, francês e até chinês por força do turismo crescente, mas também da presença mais permanente de estrangeiros que também nos ajudam a abrir horizontes.
A universidade com os seus cerca de 15 000 alunos é hoje um parceiro estratégico com o município e com o concelho e a região, trazendo novas realidades ao tecido cultural, social e económico. 
Aveiro, é a Next Stop para o New York Times, a “cidade dos canais e doces de ovos” para a TV Globo. Os nossos ovos moles e a nossa imagem vão de Aveiro ao mundo inteiro. Esta onda está a crescer e temos que saber “surfar” nela.
A marca Aveiro tem que ser como o campeão: ter ambição, procurar a excelência, suar para alcançar resultados duradouros e sustentáveis, ter uma atitude ganhadora e afirmativa.
Hoje o sucesso reside claramente no trabalho em rede, seja a nível individual, seja a nível das instituições.
Temos que combater o paroquialismo serôdio e arriscar inovar novas formas da governação autárquica e pensar estrategicamente o futuro de Aveiro e da sua região.
Sucedo no honroso cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro a uma plêiade de grandes personalidades: desde António Soares Machado em 1977, a que se seguiram Alberto Branco Lopes, Francisco Encarnação Dias, Rogério Leitão, Carlos Candal, Regina Bastos, Miguel Capão Filipe e finalmente António Nogueira Leite.
Em todos eles reconheço exemplos de cidadania e de dedicação à causa de Aveiro. Os seus retratos no edifício da Assembleia Municipal serão sempre para mim rostos que lembrarão a responsabilidade do lugar que ocupo.
Eu e os deputados à Assembleia Municipal assinamos publicamente um compromisso de honra que deverá ser do primeiro ao último dia do nosso mandato, o guia da nossa consciência cívica. 
Como alguém disse um dia, será a altura de nos perguntarmos sobre o que podemos fazer como cidadãos pelo nosso concelho. Aveiro precisa do contributo de todos “que vierem por bem”. Da parte da Assembleia Municipal de Aveiro e do seu presidente, contem com o meu empenho em sermos verdadeiros representantes do povo nos seus anseios e preocupações.
Todos juntos vamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida do nosso concelho nas suas dez freguesias: Aradas; Cacia; Eixo e Eirol; Esgueira; Glória e Vera Cruz; Oliveirinha; Requeixo; Nossa Senhora de Fátima e Nariz; Santa Joana; São Bernardo e São Jacinto.
Parafraseando esse cantor da liberdade também ele aveirense, espero ver nesta caminhada em cada esquina um amigo, em cada rosto a igualdade e em Aveiro uma terra de fraternidade. 
Viva Aveiro, viva Portugal!

Luís Manuel Souto Miranda
Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Aveiro
quadriénio 2017-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário