Dar sangue
Dar sangue é um acto seguro e simples, durante a dádiva não existe nenhuma possibilidade de contrair qualquer doença.
Antes de efectuar a sua dádiva, um médico vai realizar uma entrevista confidencial, para avaliar as suas condições de saúde e descartar qualquer aspecto que o impeça de doar. O nosso principal objectivo é preservar a saúde do dador e garantir uma transfusão segura para os nossos doentes.
Nesta entrevista vamos realizar: um questionário médico, medir o pulso e a tensão arterial, assim como analisar uma pequena gota de sangue (teste da hemoglobina) para excluirmos uma possível anemia.
Se não houver nenhuma contra-indicação será aprovado como dador, caso contrário, poderemos suspendê-lo temporária ou definitivamente.
Em pouco mais de 10 minutos a sua dádiva terá finalizado. O volume de sangue extraído (450 ml) é recuperado duas horas após a colheita. No fim da colheita deverá fazer uma refeição ligeira.
Poucos dias depois de ter realizado a sua dádiva, irá receber de forma confidencial, os resultados das análises efectuadas. Será informado e orientado clinicamente caso algum teste estiver alterado e/ou for positivo.
Lembre-se que a sua participação é voluntária, poderá decidir não dar sangue em qualquer altura do processo.
Após a dádiva
O sangue não é administrado aos doentes tal e como se colhe. Para ser administrado, é submetido a um processo de separação, obtendo os seguintes componentes:
- Glóbulos Vermelhos: têm como principal função transportar o oxigénio a todas as células do corpo. São utilizados principalmente em situações de anemia.
- Plaquetas: utilizadas em doenças oncológicas e hematológicas, nos transplantes de medula óssea, etc, são fundamentais para parar uma hemorragia.
- Plasma: contem, entre outras, as proteínas essenciais para a coagulação. É utilizado nas coagulopatias, nos grandes queimados, em doenças infecciosas.
Em todas as unidades de sangue colhidas são realizadas uma série de provas analíticas (para proteger os doentes):
- Determinação do Grupo sanguíneo;
- Hemograma;
- Pesquisa de vírus transmitidos pela transfusão, nomeadamente, os vírus da hepatite B e C, o VIH (vírus da Imunodeficiência Humana, responsável pelo SIDA) e HTLV;
- Sífilis.
Horário de Colheita
As sessões de colheitas de sangue para o mês de Dezembro vão decorrer dia 20 das 15 horas às 19:30 horas, ainda nos dias 23 e 30 das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
O Mapa de Colheitas de Sangue para o ano de 2018 podem ser
consultadas no Site: www.adasca.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário