quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dar sangue no Posto fixo da ADASCA em Aveiro

Dar sangue
Dar sangue é um acto seguro e simples, durante a dádiva não existe nenhuma possibilidade de contrair qualquer doença.

Antes de efectuar a sua dádiva, um médico vai realizar uma entrevista confidencial, para avaliar as suas condições de saúde e descartar qualquer aspecto que o impeça de doar. O nosso principal objectivo é preservar a saúde do dador e garantir uma transfusão segura para os nossos doentes.

Nesta entrevista vamos realizar: um questionário médico, medir o pulso e a tensão arterial, assim como analisar uma pequena gota de sangue (teste da hemoglobina) para excluirmos uma possível anemia.

Se não houver nenhuma contra-indicação será aprovado como dador, caso contrário, poderemos suspendê-lo temporária ou definitivamente.

Em pouco mais de 10 minutos a sua dádiva terá finalizado. O volume de sangue extraído (450 ml) é recuperado duas horas após a colheita. No fim da colheita deverá fazer uma refeição ligeira.

Poucos dias depois de ter realizado a sua dádiva, irá receber de forma confidencial, os resultados das análises efectuadas. Será informado e orientado clinicamente caso algum teste estiver alterado e/ou for positivo.

Lembre-se que a sua participação é voluntária, poderá decidir não dar sangue em qualquer altura do processo.


Após a dádiva

O sangue não é administrado aos doentes tal e como se colhe. Para ser administrado, é submetido a um processo de separação, obtendo os seguintes componentes:
  • Glóbulos Vermelhos: têm como principal função transportar o oxigénio a todas as células do corpo. São utilizados principalmente em situações de anemia.
  • Plaquetas: utilizadas em doenças oncológicas e hematológicas, nos transplantes de medula óssea, etc, são fundamentais para parar uma hemorragia.
  • Plasma: contem, entre outras, as proteínas essenciais para a coagulação. É utilizado nas coagulopatias, nos grandes queimados, em doenças infecciosas.
Em todas as unidades de sangue colhidas são realizadas uma série de provas analíticas (para proteger os doentes):
  • Determinação do Grupo sanguíneo;
  • Hemograma; 
  • Pesquisa de vírus transmitidos pela transfusão, nomeadamente, os vírus da hepatite B e C, o VIH (vírus da Imunodeficiência Humana, responsável pelo SIDA) e HTLV;
  • Sífilis.
Horário de Colheita

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Dezembro vão decorrer dia 20 das 15 horas às 19:30 horas, ainda nos dias 23 e 30 das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

O Mapa de Colheitas de Sangue para o ano de 2018 podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário