quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Ao anoitecer olhe para cima. Hoje há chuva de estrelas

Uma das maiores chuvas de meteoros, a par das Perseidas, pode ser observada na noite de 13 para 14 de dezembro
Resultado de imagem para Ao anoitecer olhe para cima. Hoje há chuva de estrelas
Na noite de 13 para 14 de dezembro, o mundo tem a oportunidade de assistir a uma das maiores chuvas de meteoros a par das Perseidas, ainda que esta seja menos conhecida por ocorrer no outono, estação em que as condições da meteorologia são mais adversas à observação.
Falamos da chuva de meteoros das Gemínidas, que acontece porque o Terra está "atualmente a cruzar a órbita do asteroide Faetonte", explica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). "Os detritos deixados por este asteroide são os responsáveis pelo enxame de meteoros que decorre anualmente entre 4 e 17 de dezembro: o enxame das Gemínidas, assim chamado porque os traços das suas 'estrelas cadentes' nos parecem sair dum ponto da constelação dos Gémeos".
As Gemínidas têm ainda outra particularidade: são causadas pela travessia dos detritos de um asteroide e não de um cometa.
Segundo o OAL, a constelação de gémeos começará a aparecer no horizonte nordeste pelas 19:00, hora de Lisboa, e o facto de a noite de hoje ser "uma noite sem Lua" torna-a favorável às observações. "A Lua nasce pelas 4:00 mas terá apenas 10% do seu brilho máximo pois está a aproximar-se da fase de Lua nova".
O Observatório acrescenta que o pico das Gemínidas acontecerá já de madrugada, pelas 6:30 do dia 14 de dezembro, "com um número bastante elevado de 120 meteoros por hora. Nessa altura a constelação estará já próxima do horizonte oeste".
Ainda que esta seja a noite por excelência para observar as Gemínidas, o fenómeno é visível, como já referido, até 17 de dezembro, pelo que "os apaixonados por este tipo de fenómenos, e os curiosos em geral, poderão nas próximas noites perder algumas horas de sono para apreciar este belo espetáculo", escreve o OAL. Para conseguir as melhores condições de observação, procure um horizonte desimpedido, faça figas para que o céu esteja sem nuvens e evite a "poluição luminosa das grandes cidades".

Fonte: DN
Foto: MIKE DURKIN VIA FLICKR

Nenhum comentário:

Postar um comentário