quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O que muda nos recibos verdes. Um caso Isabel dos Santos. E mais demissões

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
Aqui estão as últimas notícias: 

Trump teve uma derrota no Senado. O estado do Alabama deu a vitória a um democrata pela primeira vez desde 1992, derrotando Roy Moore, o candidato que o Presidente apoiou sem reservas (apesar de ser acusado de assédio a jovens raparigas). Mas o republicano não está com vontade de reconhecer a derrota.
A América ofereceu um diálogo "sem condições" à Coreia do Norte, numa reviravolta diplomática totalmente inesperada (como anota o El Pais)... 
...E também não vai aplicar sanções contra o Irão, com o Congresso a deixar expirar o prazo de 60 dias sem ligar nenhuma ao que disse o Presidente, revela aReuters.
A Amnistia ameaçou levar dirigentes da UE a tribunalpor abusos a refugiados que ficaram retidos na Líbia.
Depois de 20 horas, houve acordo sobre quotas de pescas. Portugal e Espanha vão ter que ser mais contidos, também na pescada e carapau, mas a ministra saiu de Bruxelas satisfeita.
O vencedor da "Vuelta" pode ficar sem o prémio. O ciclista Chris Froomeacusou positivo num controlo ao doping, por ter usado um broncodilatador proibido na prova. A notícia foi dada pelo El Pais.  
Já agora, é bom saber que Salvador Sobral "está bem" e a recuperar de acordo com o esperado. Tudo está bem quando acaba bem, não é assim?

O que marca o dia 

As mudanças nos recibos verdes, que estão na nossa manchete de hoje. O acordo entre Governo e o Bloco implica que os descontos baixem razoavelmente, mas só em 2019; que a protecção no desemprego e doença melhorem a meio de 2018 e que as empresas descontem mais. A Raquel Martins conta o essencial aqui - mas acrescentou-lhe um P&R para enquadrar os detalhes.
Uma transferência de Isabel dos Santos na 'hora H'. A empresária angolana tirou 230 milhões da sua conta no BPI horas antes de ver congelados os seus depósitos, por ordem de um tribunal das Ilhas Virgens britânicas. Aqui é a Ana Brito quem conta a notícia
As consequências do caso Raríssimas. A presidente da Associação demitiu-se, queixando-se da vida em geral e de uma cabala em particular. O secretário de Estado da Saúde também, depois de dar uma entrevista cheia de "esquecimentos", incluindo das viagens privadas que fez com a chefe da IPSS - e depois de sabermos que o seu Ministério financiou a Raríssimas com um milhão num só ano.
Esta é a quinta remodelação a reboque do Governo, contou a Leonete Botelho. Mas não livrou o ministro Vieira da Silva da pressão da direita e da esquerda. O Manuel Carvalho escreve hoje sobre o caso ("A raríssima coluna vertebral") - e eu também, no Editorial com este título: "Já vão 14".

As consequências judiciais de Pedrógão. O Ministério Público já constituiu dois arguidos, um da Protecção Civil e um dos bombeiros. Em causa estão crimes de homicídio por negligência e ofensas corporais. E haverá mais a caminho.
As mudanças que os incêndios provocaram. O novo líder da Protecção Civil prometeu aumentar fiscalização aos bombeiros voluntários e o aluguer de 50 meios aéreos para 2018.
A nova obsessão de Lisboa pela segurança. Depois de anos sem se fechar qualquer espaço, a Câmara mandou encerrar uma segunda discoteca, por "perturbação da tranquilidade pública" e tráfico de droga.
Uma decisão judicial pesada: o líder da falsa seita de Palmela que abusava de crianças foi condenado a uma pena de 23 anos. O juiz concluiu o caso assim: "Nem os animais eram capazes destas práticas". 
Um outro problema em Palmela: depois de a Autoeuropa ter informado que iria impor o trabalho ao sábado, a Comissão de Trabalhadores convocou um plenário e rejeitou "por completo" os novos horários. A administração, diz Negócios, só melhora a proposta se houver consenso - mas a proposta está longe das que já foram rejeitadas, como mostra ECO. Um doce a quem adivinhar como isto acaba.
Uma incógnita no Superior: o Governo comprometeu-se a reforçar as contas das universidades, mas não diz em quanto.
E uma quase certeza no Parlamento: se a geringonça funcionasse, os CTT voltariam a ser públicos. Mas é difícil, como explica a Sónia Sapage.

Leituras felizes 

1. O que disse Inácio quando o FC Porto ganhou a Taça Intercontinental? Foi precisamente há 30 anos, em Tóquio, com muita neve à mistura e um golo de Madjer que parecia não querer entrar. O Paulo Curado falou com Augusto Inácio, um dos titulares da equipa do FC Porto no jogo com o Peñarol, que lhe conta o que gritou quando viu a bola a caminho da baliza, muuuito lentamente. Em bom português, foi precisamente isto.
2. Alexandre tem um satélite com o seu nome. O Galileu, o sistema de navegação por satélite da Europa - que permite saber com precisão a localização de uma pessoa ou de um objecto na Terra - terá hoje mais quatro satélites em órbita. Um deles tem o nome de um jovem português, que aos 10 anos ganhou um prémiopor imaginar o espaço assim. Seis anos depois, vai vê-lo a subir ao céu.
3. De quantas horas precisa um algoritmo para ser o rei do xadrez? O xadrez, um jogo com cerca de 1500 anos, tem sido visto ao longo da História como um duelo de inteligências. Mas este é, também, um jogo em que os computadores são, há muito, melhores do que os humanos. O que leva, então, uma equipa de cientistas a regressar a um tabuleiro que os computadores dominam há duas décadas? O João Pedro Pereira explica.
4. Um palhaço é um poeta em acção. São poetas e poéticas, são cómicas e lacrimejantes, são críticas e ingénuas, são trapalhonas e acrobatas. São tudo ao mesmo tempo e, nesse mesmo tempo, a essência de tudo. No Dia dos Palhaços, em tempo de circo, a Maria João Lopes quis falar-nos dessa essência no feminino

Agenda do dia

A Provedora da Justiça vai fixar as indemnizações para as vítimas de Pedrógão,no dia em que os deputados decidem se chamam Xavier Viegas para falar sobre o capítulo escondido do relatório sobre a tragédia.
Lá por fora, o dia será marcado por uma subida das taxas de juro nos EUA, a última decisão da actual presidente da Fed. E por uma viagem de António Guterres ao Japão, para discutir as relações com a Coreia do Norte.
Hoje joga-se também a Taça de Portugal, com o Benfica a ter a missão mais difícil: a prova dos nove é em Vila do Conde, depois do jantar.
Porque estamos a 10 dias do Natal, e porque o Natal é das crianças, hoje deixo-lhe 30 sugestões de presentes para elas. E porque o dia ainda é uma criança, deixo-lhe linkonde nós vamos estar, para o manter a par das notícias que ainda estão por vir.
Até amanhã! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário