sábado, 28 de outubro de 2017

Eu, Psicóloga | Distimia - Entenda quando o mau humor pode ser doença




A distimia, também chamada de doença do mau humor, é um tipo de depressão crônica onde o indivíduo apresenta sintomas de depressão leve na maior parte dos dias por pelo menos 2 anos, sendo que dificilmente o indivíduo sabe dizer o que o levou a este estado depressivo.

Esta doença pode ser diagnosticada por um psiquiatra, psicólogo ou psicanalista, porém existem alguns indícios que ajudam no seu diagnóstico. 

A doença do mau humor tem cura?

A distimia tem cura e esta pode ser alcançada com o uso de medicamentos antidepressivos receitados pelo psiquiatra e com o acompanhamento de um psicólogo ou psicanalista. O tempo de tratamento da distimia pode variar de 1 a 4 anos, mas é possível que o indivíduo apresente novos quadros de distimia durante a vida, necessitando novamente de tratamento clínico e psicológico.

Tratamento para melhorar o humor

O tratamento para distimia pode ser feito através das sessões de psicoterapia ou psicanálise e com o uso de remédios antidepressivos, como a fluoxetina (Prozac), sertralina (Zoloft), venlafaxina (Effexor) ou imipramina (Tofranil), sob orientação do médico psiquiatra.

As sessões de psicanálise podem ser de grande ajuda em caso de distimia, especialmente a terapia cognitiva comportamental, pois o psicanalista poderá ajudar o indivíduo a encontrar as circunstancias que levam à depressão e assim estruturar uma resposta emocional adequada para cada situação.

Sintomas de distimia

São sinais e sintomas de distimia:

Mau humor frequente;
Excesso de críticas;
Angústia;
Ansiedade;
Inquietação;
Insatisfação;
Irritabilidade;
Falta de apetite ou apetite em excesso;
Falta de energia ou fadiga;
Sentimento de falta de esperança;
Isolamento social.
Pode haver ainda má digestão, dor muscular, dor de cabeça e má circulação, e o indivíduo muitas vezes queixa-se de não estar feliz, mas também não está triste. A frase " oh dia, oh céu, oh vida, oh azar" parece expressar exatamente como o indivíduo com distimia se sente na maior parte dos dias.

O diagnóstico da distimia pode ser feito pelo médico psiquiatra, psicólogo ou psicanalista através de uma simples conversa com o indivíduo, não sendo necessário realizar nenhum tipo de exame específico.

O que causa a doença do mau humor

As causas da distimia não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que ela pode estar relacionada a situações emocionais mal resolvidas que ocorreram na infância ou na adolescência. Além disso, o temperamento do indivíduo e as situações estressantes do dia a dia podem influenciar e agravar o quadro da distimia levando o indivíduo à depressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário