MANUEL ARAÚJO/LUSA |
População aconselhada a estar atenta "às informações da meteorologia, indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança".
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), após contactos com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avisa a população para o "agravamento das condições meteorológicas" nas "próximas 24 horas".
Em comunicado, a Proteção Civil chama a atenção, principalmente, para a descida da temperatura, "sendo acentuada da mínima nas regiões Norte e Centro" e para a chuva, "que poderão ser localmente intensos, ocasionalmente acompanhados de granizo e de trovoada", mas que se vão tornar "pouco frequentes" a partir do final da tarde.
Existe ainda a possibilidade de queda de neve acima de 1500 metros de altitude, "descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro".
Existirá ainda vento, que poderá ser forte, e agitação marítima forte na costa ocidental, "situação que irá permanecer durante o fim de semana".
Assim, a ANPC chama a atenção para o "piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo", alertando ainda para a "possibilidade de cheias em meio urbano". É possível que o vento faça cair ramos ou árvores e que existam "danos em estruturas montadas ou suspensas".
Como medidas de prevenção, a Proteção Civil aconselha a uma condução defensiva, à "colocação de correntes de neve nas viaturas" e ainda "não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".
Atividades relacionadas com o mar são desaconselhadas e é será necessário "ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas", bem como junto da "orla costeira e zonas ribeirinhas historica.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário