segunda-feira, 19 de março de 2018

360º- Caso Barreiras Duarte: as entrelinhas da explicação da demissão, a vida de altos e baixos e a crítica literária da tese; e mais 6 anos de Putin

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... e ao 10º. dia de polémica, Feliciano Barreiras Duarte apresentou a demissão "irrevogável" de secretário-geral do PSD. Quer na declaração em que justifica a decisão, quer na entrevista dada à TSFBarreiras Duarte falou numa saída para poupar o partido e disse que foi a guerrilha interna que esteve na base de tudo.

Hoje haverá seguramente várias reações à demissão, que acompanharemos ao longo do dia. Mas a primeira veio ontem à noite de Marques Mendes e foi uma crítica a Rui Rio: “Andou aos bonés semana e meia”. Rio que tem agora dez dias para escolher um novo secretário-geral, num processo que não é simples e não depende só dele.

Para já fique com os artigos mais reflexivos que já fizemos sobre o tema:




Outra informação relevante

Nas eleições da Rússia já se conhecia o vencedor, só não se sabia a dimensão da vitória: Vladimir Putin conseguiu um resultado esmagador, com mais de 76% de votosMas o dia (que acompanhámos aqui) ficou marcado por centenas de acusações de fraude eleitoral e a participação ficou aquém do esperado pelo Kremlin. 


E também um número negativo para as nossas florestasArderam (pelo menos) mais 100 mil hectares do que diziam as estatísticas oficiais, de acordo com dados revelados pela TSF.

Mas há a intenção de renovar toda a rede de abastecimento de água do país em 50 anos, diz o ministro do Ambiente ao Jornal de Negócios.

Já o surto de sarampo continua a crescer sem pararHá já mais de 36 casos confirmados, 117 suspeitos e um novo foco em investigação no Hospital de Braga. Graça Freitas, a Diretora-Geral de Saúde, desmente categoricamente o número de 250 casos que chegou a ser avançado pela SIC e garante que "nunca haverá dados escondidos".

Lá fora, esta manhã há mais novidades sobre a preparação do encontro entre Kim Jon-un e Donald Trump para a cimeira nuclear de maio: representantes dos dois países devem encontrar-e agora na Finlândia, avança a CNN.

Cambridge Analytica, a empresa por detrás da polémica recolha de dados de 50 milhões de perfis do Facebook para ajudar a campanha de Trump, quer impedir a emissão de uma reportagem sobre as suas práticas. Já oParlamento britânico quer ouvir Mark Zuckerberg.

No futebol, o Sporting foi o último dos três da frente do campeonato a vencer no fim de semana, mantendo assim tudo na mesma na classificação. A equipa de Alvalade ganhou ao Rio Ave por 2-0 e nesta maratona de jogos dos leões, o Bruno Roseiro diz na crónica que até na colocação do apanha-bolas a coisa correu bem. Até porque foi uma noite de homenagem a Peyroteo, que incluiu um gesto de Bas Dost que poucos viram. Sábado, o Benfica tinha tido em Jiménez o seu amuleto e o vídeo-árbitro dera uma confusão danada no FC-Porto-Boavista (é ler as críticas).

Por falar em Boavista, e só porque está imperdível, não lhe posso deixar de recomendar que leia a entrevista do Rui Miguel Tovar a Bobó (lembra-se?). O ex-boavisteiro até lhe conta que é amigo do dono do PSG e que o questionou quanto à compra de Neymar e não de Ronaldo.

Ronaldo que está definitivamente de volta aos golos (marcou 4 ao Gerona)mas como o futebol não pode dominar as notícias, vamos a outros temas importantes de desporto: como o ouro de Telma Monteiro no Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia; ou o 5º. lugar de Miguel Oliveira, que se divide entre as motos e a medicina veterinária, na primeira corrida do Mundial de Moto 2.
Terrível fim teve um acrobata do Cirque du Soleil, que morreu durante o espetáculoO atleta caiu de uma altura de cerca de quatro metros enquanto se pendurava numa fita durante um número com outro circense numa exibição em Tampa, na Flórida.




Os nossos Especiais

No dia da nomeação, o novo bispo do Porto, D. Manuel Linda, deu a sua primeira entrevista ao João Francisco Gomes. Confessou-se fã do Papa Francisco a "200%" e disse que dará o seu contributo para a discussão sobre os divorciados. Com esta frase forte: "Estou convencido de que um casal em abstinência sexual não é bem família".
Nos 25 anos da morte de Natália Correia, o Nuno Costa Santos foi à procura de memórias da mulher da língua de fogo. Encontrou-as com a ajuda de biógrafas, estudiosas da sua obra e de quem conheceu de perto a editora e deputada que animou tertúlias famosas no mítico Botequim




A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre o caso Feliciano e os danos causados a Rui Rio: "Rui Rio demorou a perceber o óbvio: ele não é credível enquanto líder que apela à ética na política se, nos bastidores partidários, escolhe (e defende) Feliciano Barreiras Duarte para a sua equipa".
  • Luís Rosa também escreve sobre como evitar mais casos felicianos: "Rio não pode querer ser o mais sério do mundo e, ao mesmo tempo, rodear-se de dirigentes com "princípios" duvidosos. Essa contradição insanável mina a sua imagem de homem sério que corta a direito".
  • João Marques de Almeida escreve sobre a fraude das sondagens: "A Lisboa política sabe que a Eurosondagem favorece sistematicamente o PS mas o Expresso e a SIC continuam a trabalhar com a empresa. Tudo isto diz muito sobre o modo como se faz política em Portugal".
  • João Carlos Espada escreve sobre as eleições na Rússia: "A burla eleitoral de ontem não diz apenas respeito à Rússia — porque a Rússia insiste em promover e financiar uma vasta campanha de subversão contra o Ocidente".
  • Helena Matos escreve sobre as "1.993.921 razões para Passos não poder ser professor no ISCSP": "A contestação à contratação de Passos Coelho pelo ISCSP é um ajuste de contas com o anterior PM. Mas não só. Há que mostrar quem manda aos 1.993.921 portugueses que em 2015 votaram Passos".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre Itália: "Nada de bom ou simples resultou destas eleições e se a Itália é grande demais para falhar, ou resgatar, não resulta daqui que o final desta história política não acabe mal".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre o templo do saber das Universidades: "O problema maior é a crença generalizada de que a universidade – a exacta universidade que aceita sumidades como o dr. Vale de Almeida – é um abrigo de inquestionável erudição. E de “prestígio”".
  • Ribeiro e Castro escreve sobre o CDS e ideologia: "Este debate resvalou por duas escorregadelas. Uma, confrontar ideologia e pragmatismo. Outra, contrapor ideologia e resposta aos problemas das pessoas. Ir por aí é assumir dois disparates grosseiros".
  • Ruth Manus escreve sobre traição: "Quando se é traído, nasce em nós um verdadeiro trauma, uma sequela. Não se trata da memória daquele incidente, mas de uma espécie de desconfiança eterna que passa a nos rondar".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre Stephen Hawking: "Da vida e a obra de Stephen Hawking destacam-se o seu ateísmo militante e as circunstâncias penosas em que decorreu quase toda a sua vida".


 

Notícias surpreendentes

Temos um problema: parece que o Ricky Gervais está a perder a piada. A Susana Romano viu “Humanity”, o mais recente espectáculo de stand up do humorista que chegou agora à Netflix, e encontrou algo simples mas grave: muitas piadas são "preguiçosas, adolescentes, previsíveis ou demasiado longas". Oh diabo...

O melhor é mudar para outros temas, como moda. E o primeiro dia do Portugal Fashion foi bonito, certo Ana Cristina Marques?! Assim uma espécie de regresso ao passado e à nostalgia da infância. Além disso, o Mauro Gonçalves descobriu uma linha de fatos de banho para noivas, ora vejam lá.

 O filme "Snu", que vai mostrar a intimidade de Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro, já está filmado. O Tiago Palma passou uma longa tarde a assistir às gravações no penúltimo dia de rodagens no Palácio da Ajuda. Entre sufocantes papillon (deles) e longuíssimos vestidos resplandecentes e penteados que desafiam a gravidade (delas), um desabafo: “Portugal teria sido diferente sem aquele acidente de avião”.

O fim de semana acabou com a demissão do secretário-geral do PSD e o início da semana vai ficar seguramente marcado ainda pelo tema. Já tem vários artigos para ler no Observador e terá muitos mais. Mas não nos esqueceremos do resto da atualidade nem das outras boas histórias e sugestões.

Boa segunda-feira e boa semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário