Enquanto dormia...
... A "Forma da Água", do mexicano Guillermo del Toro, foi o grande vencedor da noite dos Óscares com quatro estatuetas das 13 para que estava nomeado. Além de melhor filme e melhor realizador, ganhou também melhor banda sonora e melhor direção de arte. Foi uma noite muito mexicana, já que a animação "Coco" também levou dois bonequinhos dourados.
- A madrugada que marcou o glamour dos prémios de Hollywood está toda registada no nosso liveblog, onde, além de informação, há também muito ironia. Na crónica da cerimónia, o Eurico de Barros faz um lamento: que a Academia não tenha reconhecido "Linha Fantasma", de Paul Thomas Anderson.
- Os discursos contra o assédio sexual demoraram: o momento “Time’s Up” acabou por chegar pela mão do trio que ajudou a denunciar Harvey Weinstein. Mais tarde, Frances McDormand dedicou o seu Óscar de Melhor Actriz (que colocou no chão) a todas as mulheres nomeadas na sala.
- Na passadeira vermelha, também não houve os esperados vestidos negros de protesto: foi o branco que dominou. Mas nem tudo foi bom: eis o melhor, o pior e o assim-assim. Já no after party houve bem mais ousadia nas roupas.
- Quanto à apresentação, houve humor com subtileza de Jimmy Kimmel, que conseguiu apressar os agradecimentoscom a oferta de um jet ski. Ficam 24 fotos da noite e os já famosos memes da Internet, que metem Del Toro a confirmar o envelope da vitória.
Está também escolhido o substituto de Salvador Sobral para representar Portugal na Eurovisão: Cláudia Pascoal, com "Jardim", foi a eleita do Festival da Canção. E, apesar de admitir que não ser fácil repetir 2017, promete dar luta aos seus concorrentes europeus. O Bruno Vieira Amaral não largou o ecrã e conta como, entre suspense e planos estragados, viu o final canção a canção.
- Toda a noite festivaleira de Guimarães está também neste liveblog, nos memes da Internet (que incluíram bocejos e lágrimas), nas fotos do palco (que se concentraram no vestido de Filomena Cautela, mas não só), e no momento da noite (aquele regresso de Simone).
- Na véspera da vitória, Cláudia Pascoal esteve no Carpool do Observador, onde cantou, contou porque muda de cabelo (agora está cor de rosa) todas as semanas e explicou o que a faz tão "chorona". Mas também se fartou de rir entre as muitas peripécias da viagem.
- A canção"Jardim" tem também uma história para contar: nasceu de um amor à primeira vista.
- Catarina Miranda, que ficou em segundo com “Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada”, diz não se sentir derrotada.
Outra informação importante
As eleições deixaram a Itália entre a ingovernabilidade e um governo anti-Europa e anti-imigração. O Movimento 5 Estrelas foi o partido mais votado, mas sem maioria (ficou-se pelos 30%) terá de quebrar uma promessa eleitoral para formar governo: as alianças mais prováveis são com os partidos da extrema-direita e eurocéticos, como o Liga e o Irmão de Itália. Numa votação em que Matteo Renzi e Berlusconi fracassaram, a Europa pode temer assim um terramoto populista, pois metade dos italianos votaram em partidos anti-sistema, que já defenderam a saída de Itália tanto da UE como do euro.
Se a Itália ficou num impasse, na Alemanha tudo se resolveu. O SPD aprovou em referendo interno o acordo com a CDU e a CSU, decisivo para a formação do governo de coligação que Merkel tem estado a negociar há meses. A Europa (via Macron e até Marcelo e Costa) suspirou de alívio... antes de saber o que traria a noite italiana.
Mas em Itália o domingo ficou igualmente marcado pela trágica morte do capitão da Fiorentina. Davide Astori tinha 31 anos, foi encontrado morto no quarto do hotel onde estagiava para o jogo com a Udinese, quando os seus colegas estranharam não ter descido para o pequeno almoço. Como pode morrer um jovem desportista, saudável e vigiado? Dois médicos dizem ao Observador que a morte súbita atinge apenas 1 em cada 100 mil atletas por ano.
Astori terá morrido durante o sono de “causas naturais, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória”. Sucederam-se asreações emocionadas do mundo do futebol, a mais tocante do histórico guarda-redes Gianluigi Buffon. A Liga italiana suspendeu todos os jogos, no adeus a um jogador que deixa uma carreira longa: fica aqui o resumo em fotos e em vídeo.
Por cá, o mau tempo fez estragos de Norte a Sul. Esta manhã, a marginal Cascais-Lisboa já esteve encerrada esta manhã por causa da ondulação, mas foi entretanto reaberta. Ontem, um tornado no Algarve destruiu casas, carros, fez cair árvores, causou prejuízos no Fórum Algarve e deixou 100 pessoas desalojadas. Em Castro Verde, dois carros foram arrastados pela corrente de uma ribeira e uma mulher morreu. Em Mortágua, um deslizamento de terras levou ao descarrilamento de um comboio que fazia a ligação Guarda-Lisboa e a linha da Beira Alta foi interrompida novamente esta manhã. Interrompida está também a ligação fluvial entre a Trafaria e Lisboa.
Na restante informação nacional, Marques Mendes considerou um erro PSD e CDS irem "separados a eleições". E também anunciou a iminente mudança de direção no DN.
Já Sérgio Sousa Pinto saiu em defesa de Passos Coelho se tornar professor no ISCSP. O deputado do PS contestou os "insultos vomitados" por alguns e a "indignação de meia dúzia de pessoal menor da Academia.
Isabel dos Santos reagiu à investigação da PGR de Angola à sua administração na Sonangol: em entrevista ao Jornal de Negócios, disse que o presidente da petrolífera angolana"é mentiroso".
Nos jornais da manhã, destaque para as multas de trânsito terem caído para metade em 2017, algo que, segundo o JN, que cita os sindicatos, se trata de uma vingança contra o Governo. O Público avança que foi reaberta a linha de empréstimos a alunos do ensino superior. Já o DN noticia que os negócios de vender a reserva de casas está a aumentar.
E na Síria, a ONU pode entrar hoje em Ghouta Oriental onde continuam os bombardeamentos.
Os nossos especiais
Em domingo de Festival da Canção, a nossa entrevista de vida foi a Miguel Ângelo, o eterno vocalista dos Delfins, que concorreu mas não chegou à final. Ao Tiago Palma, o cantor conta que Marcelo lhe disse que gostava de o ver na televisão, que na década de 90 era tão popular como os youtubers de hoje, que pensou ser jornalista, acabou arquiteto e, no final, se dedicou à música.
O prazo da lei que obriga os proprietários a limpar os terrenos termina já dia 15. É um excesso de zelo ou um seguro contra os incêndios? A Vera Novais construiu um guia completo com 18 respostas para perceber tudo o que está em causa.
A nossa opinião
- Alexandre Homem Cristo escreve sobre a Universidade que temos: "A contratação de Passos Coelho pelo ISCSP nunca poderia ser bem-recebida num sistema universitário alheio ao mérito e alimentado por compadrios – e, portanto, precário para uns e generoso para outros".
- Luís Rosa escreve sobre o legado de Pinto Monteiro: "Pinto Monteiro representou, como o caso Face Oculta demonstra, o lado obscuro da Justiça que prefere andar nas saias do poder político em vez de estar ao lado dos procuradores que devia liderar".
- João Carlos Espada escreve sobre o fim da limitação de mandatos na China: "As democracias ocidentais fariam melhor em prestar atenção ao crescimento das ameaças autoritárias externas — em vez de se consumirem em menores questiúnculas internas".
- Helena Matos escreve sobre o activismo e o 'drag kid' que desfilou na Semana da Moda de Nova Iorque: "O activismo, que na sua ciclotimia folclórica se tornou um prolongamento dos desfiles de moda, é na sua intolerância o continuador dos totalitarismos que nos sufocaram ao longo do século XX".
- João Marques de Almeida escreve sobre Assunção Cristas como a nova líder do centro-direita: "Por que razão um eleitor que se considera de direita ou de centro-direita votará num partido liderado por uma pessoa de centro-esquerda e que repudia o passado recente do seu partido, o PSD?"
- Alberto Gonçalves escreve sobre acordos, consensos e convergências: "De repente (força de expressão), espécimes que tropeçam na língua e na decência têm Portugal inteirinho nas mãos. E não se prevê que o larguem. Pior: não se imagina quem queira obrigá-los a largar".
- P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre a eutanásia: "A eutanásia pressupõe que a liberdade deve sempre prevalecer. Mas a liberdade individual nunca pode ser usada contra a dignidade humana".
Notícias surpreendentes
O assédio sexual foi o tema dos Óscares, desta vez mais nas palavras de protesto que nos vestidos negros. Desde o escândalo Harvey Weinstein, o tema é conversa diária. A Ana Cristina Marques falou com especialistas para explicar o que é assédio sexual dentro e fora do trabalho e como a lei atua nestes casos. E conta ainda, na primeira pessoa, seis histórias de vítimas.
Nota ainda para Tony Carreira, que anunciou uma pausa na carreira de seis meses a um ano. É a primeira em três décadas de canções.
E acabo com o frio na Europa, que tem feito vítimas e estragos, mas também garantido imagens magníficas. Como as dos canais de Amesterdão congelados e transformados em ringues de patinagem.
Se não quis ficar acordado, já tem aqui o resumo da mais glamorosa madrugada de Hollywood. E também o resto da informação que interessa de um fim de semana muito movimentado. É só clicar em Observador para ter toda a atualidade.
Boa segunda-feira e boa semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário