A cidade de Cormeilles-en-Parisis, nos arredores de Paris, vai ser palco de uma jornada dedicada a Portugal, a 18 de março, organizada por uma associação que quer dar “um novo vigor” às tradições portuguesas em França.
O dia vai contar com a 1ª edição de um Festival de Folclore, com oito ranchos da região parisiense, e uma “aldeia cultural e gastronómica” com barraquinhas de artesanato, gastronomia e a presença de associações luso-francesas e de vários escritores da diáspora portuguesa em França.
O evento é organizado pela Associação Franco-Portuguesa de Cormeilles-en-Parisis (AFPCEP), que nasceu há um ano com o objetivo de manter vivas as tradições portuguesas, disse à Lusa Michaël Martins, presidente da AFPCEP.
“É importante continuar as tradições para estas não se perderem. Quis dar um novo vigor, fazer com que a juventude goste novamente do rancho, das nossas tradições, da nossa cultura”, contou o lusodescendente de 30 anos, sublinhando que a sua associação quer rejuvenescer e “dar mais movimento ao rancho que se pratica na região de Paris”.
Michaël Martins acrescentou que se trata da primeira associação portuguesa em Cormeilles-en-Parisis, uma cidade que “tem entre 1.700 a 1.800 famílias com nomes lusófonos em cerca de 25.000 habitantes”.
“Quisemos fazer um dia de Portugal e juntar portugueses e outras pessoas que também gostem de Portugal”, continuou o dirigente associativo.
A festa dedicada a Portugal vai acontecer das 10h30 às 19h00 (hora local) na Sala das Festas Emy les Près, pertencente à Câmara Municipal de Cormeilles-en-Parisis, na qual há um conselheiro municipal português, Carlos Soares de Sousa.
Volta ao mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário