quarta-feira, 2 de maio de 2018

360º - As cinco perguntas a que Manuel Pinho tem mesmo de responder na polémica EDP/GES. E ainda: as novidades do Facebook

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Antes das notícias sobre os outros, uma notícia sobre nós. Como tem sido anunciado na última semana, vai ser lançado hoje o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições; e pode ler aqui a mensagem dos fundadores do Observador sobre as mudanças.
 
Com a formalização, hoje, da comissão de inquérito parlamentar pedida pelo BE, há pelo menos cinco perguntas fundamentais a que Manuel Pinho tem de responder no caso EDP/GES:
  1. Caíam na sua conta 14.963,94 euros todos os meses. Que dinheiro é este?
  2. Quanto é que recebeu? Mesmo?
  3. Qual foi a moeda de troca?
  4. Quantas offshores tem em seu poder?
  5. Antes e depois do Governo: qual a sua relação com o universo GES?
O antigo ministro da Economia já confirmou que vai ao Parlamento, mas, sobre os assuntos essenciais, ficará calado, argumentando que ainda não foi ouvido pelo Ministério Público. Se lhe perguntarem alguma coisa sobre assuntos em investigação no processo EDP, permanecerá em silêncio, de acordo com o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes: "É uma opção que o doutor Manuel Pinho terá de tomar na altura".

Manuel Pinho tinha uma ordem permanente de transferência do 'saco azul' do GES, com o número “OP 100276”. De acordo com os registos que foram juntos aos autos do caso EDP, o ex-ministro terá recebido um total de 2.110.672, 80 euros entre julho de 2002 e abril de 2014.


Mais informação importante
A Caixa Geral de Depósitos voltou às notícias. Pelas piores razões:

Arménio Carlos, líder da CGTP, aproveitou o 1.º de Maio para fazer uma exigência e uma pressão. A exigência: quer o salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019. A pressão: anunciou uma “grande manifestação nacional” para junho.

Antes, o sindicalista esteve a trocar argumentos com Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, em plena praça do Martim Moniz. Arménio Carlos: o Governo pode “fazer mais e melhor”. Ana Catarina Mendes: “Não podemos dar todos os passos ao mesmo tempo”

Carlos Silva, secretário-geral da UGT, também disse que chegou o momento de ir para a rua. Mas foi mais comedido: defendeu um aumento do salário mínimo para 615 euros em 2019 e sublinhou que "há sempre tempo" de conquistar a paz em vez do conflito.

No 1.º de Maio, houve confusão e encontrões entre militantes do Bloco de Esquerda e a organização da CGTP. Tudo aconteceu enquanto Catarina Martins falava aos jornalistas.

O presidente da ADSE, Liberato Baptista, demitiu-se por razões "pessoais". Mas dá-se uma coincidência: uma auditoria interna revelada pela TVI envolve-o em alegadas irregularidades cometidas quando era responsável pela empresa de saúde do grupo PT.

Uma auditoria da Proteção Civil fala em documentos que foram "destruídos" ou "apagados" e em problemas nas primeiras horas do combate ao incêndio em Pedrógão. O relatório, revelado pelo Público, está nas mãos do MAI desde novembro.

Há mão de obra de origem asiática a ser usada em esquemas de apanha ilegal de amêijoa no Tejo. Os trabalhadores chegam através de circuitos de tráfico de pessoas e imigração ilegal, escreve o JN

Os militares portugueses foram novamente alvo de tiros na República Centro Africana. A força nacional teve de intervir depois de um grupo armado ter atacado uma igreja e matado o padre, na capital do país. Nenhum paraquedista português ficou ferido.

Robert Mueller, o procurador especial que está a investigar a alegada ingerência russa nas eleições americanas, admite forçar Trump a ir a tribunal caso o Presidente recuse ser interrogado. A ameaça foi feita durante uma reunião com os advogados de Trump, revelada pelo Washington Post. Ontem, o The New York Times publicou as 49 perguntas que Mueller quer fazer ao Presidente.

Ao fim de 22 anos, o Sporting tornou-se campeão nacional de voleibol, depois de uma vitória frente ao Benfica. No campo, Bruno de Carvalho entrou em delírio.

Hoje, os tenistas portugueses João Sousa e Pedro Sousa enfrentam-se no Estoril Open. O vencedor qualifica-se para os quartos-de-final da competição.

O Real Madrid eliminou o Bayern e chega à final da “Champions” pela terceira vez consecutiva. Sofreu até ao fim.


Os nossos Especiais
 
“Wild Wild Country” é a história de uma seita religiosa que acabou em documentário do Netflix. Susana Romana explica o que aconteceu aos seguidores de Rajneesh, o guru que liderou a transformação, revolta e tragédia numa cidade americana

O silêncio sobre os dois primeiros anos do Partido Comunista. Porque se evita falar dos anos da fundação do PCP, da adesão à Internacional Comunista, do consulado de Carlos Rates? O partido faz cem anos em 2021 mas José Luís Andrade antecipa a data histórica.


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre "A ponta do iceberg": "Não há fatalidade na corrupção e sabemos que os regimes mais limpos são os mais democráticos. Mas enquanto formos tão dóceis não se conseguirá impor a limpeza que o sistema político-económico precisa".

Eu escrevo sobre "Ricardo Salgado, o homem-bomba da nossa democracia": "Porque é que nos EUA e no Brasil há homens-bomba que decidem contar tudo o que sabem, mas em Portugal não? Porque o sistema judicial deles é uma colónia penal, enquanto o nosso é uma colónia de férias".

Maria João Marques escreve "O charco": "Querem mostrar serviço? Tratem de recuperar a legislação contra o enriquecimento ilícito. Inicialmente fui contra esta lei, mas reconheço que é necessária se dirigida a políticos e altos funcionários".


Notícias surpreendentes

Depois dos gatinhos e dos pratos de comida, o sexo (ou, se quisermos, o amor romântico): o Facebook vai competir com o Tinder e criar uma ferramenta para juntar solteiros. O anúncio foi feito na apresentação do F8, o evento anual para programadores da empresa, onde está o Manuel Pestana Machado, enviado especial do Observador.

Mais novidades do F8:

No discurso de abertura do evento, Mark Zuckerberg falou de todos os temas polémicos: da Cambridge Analytica, da interferência em eleições e da saída do cofundador do Whatsapp. E avisou: “Não há garantia de que vamos resolver os problemas do Facebook da maneira certa”.

Este grande evento do Facebook está a acontecer na sede da empresa, em Menlo Park, onde há barbeiro, restaurantes, lojas e 13.500 funcionários. O Manuel Pestana Machado faz a visita guiada.

O jornal inglês The Guardian escolheu as 12 melhores cidades de praia da Europa e revelou as suas principais atrações turísticas. Quem lá está? Peniche e Viana do Castelo. Veja a fotogaleria.

A Finlândia lidera a lista dos países mais felizes do mundo e, segundo Joanne Nylund, tudo se deve ao Sisu.A palavra e o conceito têm 500 anos e estão explicados no livro “Sisu: a arte de viver com coragem”.

Hoje, pelas 11h, é entrevistada no Observador a nova líder do JSD, Margarida Balseiro Lopes. É a primeira mulher a ocupar o cargo e o seu discurso do 25 de Abril foi elogiado até pela oposição. Mas o que tem a dizer sobre as polémicas do partido e do país? Siga a transmissão em direto no site do Observador e no nosso Facebook e envie as suas perguntas e comentários.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário