quinta-feira, 14 de junho de 2018

360º - Espanha em choque e toda a informação útil para o Mundial que começa hoje. Explicador: afinal, a lei está do lado de quem no Sporting?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Mundial começa hoje e o primeiro adversário de Portugal está agitado. O selecionador Julen Lopetegui foi despedido sumariamente depois de ter anunciado a ida para o Real Madrid e substituído à pressa por Fernando Hierro. Logo na sua primeira conferência de imprensa nas novas funções, Hierro foi direto ao ponto: “Não temos tempo para nos lamentarmos”.
 
Hierro é conhecido por “El Jefe”, começou no Valladolid e esteve 14 anos no Real Madrid, onde marcou 127 golos — pode conhecê-lo melhor aqui. Já Lopetegui, que vai agora treinar Ronaldo, foi mau guarda-redes, fracassou no Porto e passa agora para uma das melhores equipas do mundo — a vida dele está aqui.
 
Portugal, bem mais calmo do que a Espanha, está a preparar o jogo de amanhã em Kratovo, o seu quartel-general. O Bruno Roseiro, que está na Rússia, faz um retrato de Kratovo que inclui o GPS, o Google Translate, a segurança e uma cara conhecida.
 
Há muita informação útil que lhe vai dar jeito a partir de hoje:
E há ainda mais para ler se quiser ter toda a informação para acompanhar ao detalhe o que se vai passar no próximo mês:
E há mais alguma coisa para falar além de futebol? Claro que sim — afinal, estamos na Rússia. A segurança, o aumento da idade da reforma e a subida dos preços dos combustíveis são uma ameaça para Putin. Apesar disso, o líder russo planeia aproveitar o Mundial para os seus objectivos políticos. O futebol pode ser usado para uma maratona diplomática.
 
Vamos, então, a isto? O Observador vai seguir o Mundial ao minuto e já tem um liveblog aberto para juntar, num só sítio, todas as informações que interessam.
 
 
Mais informação importante
 
Não vale a pena sair já do futebol, porque há outra maratona em curso. No Sporting, temos desde ontem, oficialmente, duas estruturas paralelas de poder. De um lado, a direção de Bruno Carvalho, que foi suspensa; do outro, a Assembleia Geral de Jaime Marta Soares, que nomeou uma comissão de gestão. Quem tem a lei do seu lado? Fazemos as perguntas e damos as respostas neste Explicador.
 
O futebol cruza-se com outras modalidades: o Sporting quis reforçar a sua equipa de hóquei em busca da Liga Europeia e tinha o capitão do FC Porto como alvo. Os portistas não gostaram e podem vingar-se com os internacionais que rescindiram.

Marcelo Rebelo de Sousa foi ontem ao último dia da Feira do Livro, mas a maior parte do seu tempo não foi perdida a fazer compras — foi a tirar selfies. No Parque Eduardo VII, em Lisboa, formou-se uma longa fila, com pessoas que chegaram a esperar 1h40 por uma fotografia.

No final do mês, o Presidente português terá outra foto importante: estará em Washington a 26 e 27 de junho para se encontrar com Donald Trump.

Entre mais de 5 mil Vistos Gold atribuídos, apenas nove criaram emprego. Por isso, o Bloco de Esquerda quer revogar o programa que, na sua opinião, estimula a corrupção e a especulação. A notícia é do DN.

Depois da Google podem vir outras empresas. O ministro da Economia disse nos Estados Unidos que, por causa da abertura de uma unidade de formação para Android em Portugal, é possível haver um efeito de arrasto que inclua empresas que trabalham para a tecnológica norte-americana.

150 portugueses apresentam queixa numa burla de milhões com uma empresa, a GetEasy, que se promovia com figuras como Paris Hilton. A notícia é do JN.

Ricardo Salgado também terá recebido 25.431 euros mensais do 'saco azul' do GES, escreve o CM.

Será que o BCE começa hoje a desatar do novelo dos estímulos à economia? O economista-chefe do Banco Central Europeu indicou que o fim da intervenção nos mercados estará próximo e o conselho do BCE reúne-se hoje. Irá Draghi reforçar essa mensagem ou mostrar que não tem pressa?

O novo ministro da Cultura e do Desporto espanhol durou menos de uma semana no cargo. Durante dois anos, Màxim Huerta utilizou uma empresa de fachada para pagar menos impostos e, por isso, foi demitido. Estranhamente, os espanhóis levam estas coisas a sério. Foi substituído por José Guirao, que foi diretor de Belas Artes e Arquivos e do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia.

Começam a sentir-se os feitos da cimeira Trump-Kim: as autoridades das duas Coreias estão a discutir o fim dos exercícios militares na região.


Os nossos Especiais
 
O livro "Farinha" conta a história do narcotráfico na Galiza e foi proibido em Espanha, no meio de uma polémica. Agora, é lançado cá e o seu autor, Nacho Carretero, fala sobre os detalhes do tráfico e sobre as ligações a Portugal.

 
 
A nossa Opinião

Helena Garrido​ escreve "Infantilização, o (novo) ópio do povo": "A infantilização dos portugueses tem sido o pior contributo da actual solução de Governo para o país. Uma herança do Estado Novo que algumas elites parecem adorar".

Paulo Tunhas escreve "O retorno do mito no pensamento político": "A polícia da linguagem que por aí anda e não perde nunca a ocasião de apontar o dedo a presumíveis culpados aproxima-se, num arcaísmo, de um entendimento das palavras próximo do pensamento mítico."

Manuel Villaverde Cabral​ escreve "A política como 'showbiz'”: "O Presidente dos EUA é capaz de ganhar – ou, pelo menos, não perder – votos na terra dele, enquanto a Europa que se crê alfabetizada continuará a dar más notas a um Trump que considera semi-iletrado".


Notícias surpreendentes
 
Hoje estreia "Hereditário", o filme de terror de Ari Aster que está a ser elogiado desde o Festival de Sundance.Eurico de Barros não se entusiasmou e dá-lhe apenas duas estrelas.
 
Há mais dois filmes para ver esta semana: "Eva" é um thriller psicológico com Isabelle Huppert; e "Esplendor" é mais uma obra da japonesa Naomi Kawase.
 
Monção e Melgaço vão receber, já em junho, o primeiro encontro europeu de vinho branco. Vão estar presentes 36 produtores, oito estrangeiros.
 
Quanto ganha a Tesla em cada Model 3 que vende? Uma revista alemã fez as contas.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário