Os CTT têm estado no foco das queixas da população em geral. Nos últimos anos foram feitas várias alterações estruturais, as políticas da empresa foram adaptadas, mas os clientes não estão satisfeitos.
Desde o início do ano, foram registadas mais de 3000 queixas contra os CTT e CTT Expresso. Reclamações referentes a encomendas vindas da China, mais concretamente do serviço Yanwen. São centenas de artigos que chegam a Portugal, mas não aos consumidores. Estas queixas aumentaram em maio significativamente.
Os CTT são a marca com mais reclamações mensais registadas no Portal da Queixa. À maior rede social de consumidores de Portugal, chegaram, desde o início do ano, mais de 3000 queixas referentes aos CTT e CTT Expresso (3184).
A insatisfação dos consumidores relativamente ao serviço tem vários motivos, no entanto, o Portal da Queixa verificou que, no mês de maio, as reclamações dirigidas aos CTT referentes a encomendas não entregues (feitas via Yanwen), registaram um aumento significativo.
O Yanwen Air Mail é um método de envio fornecido pela empresa chinesa Yanwen Logistics. Algumas plataformas como o Aliexpress, apresentam este método em alguns produtos como forma de os enviar para diversos países do mundo. É neste último ponto que surgem os CTT. Quando o produto encomendado chega a Portugal, cabe aos CTT a distribuição pelo país, algo que não tem acontecido desde o início de 2018.
Explica Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.
Artigos chegam a Portugal, mas não aos consumidores
As reclamações registadas referem que os produtos ficaram presos na alfândega, outras referem que os CTT não conseguem dizer onde estão os artigos, nem sequer pelo número de tracking dado pelo expedidor. Contudo, os consumidores afirmam saber que os produtos chegam a Portugal, pois é o último destino que aparece no tracking da encomenda a que têm acesso.
CTT dão única resposta às reclamações
As reclamações aumentam, as encomendas extraviam-se e a resolução do problema também não está à vista. Há apenas um caso que se apresenta como resolvido, e o consumidor indica – no feedback dado ao Portal da Queixa – que “disseram que a culpa é dos CTT”.
CTT no Portal da Queixa
O desagrado dos consumidores em relação aos CTT reflete-se na página da marca no Portal da Queixa. O índice de satisfação gerado pelos consumidores é, atualmente, de 62,3%.
Via Portal da Queixa
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