quarta-feira, 20 de junho de 2018

360º- Manuel da Costa, o português que vai jogar por Marrocos contra Portugal; e o dinheiro do Estado que pagou formação e bilhetes para o Rock in Rio

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... os EUA abandonaram mesmo o Conselho de Direitos Humanos da ONU. A embaixadora norte-americana justificou-se com a falta de preocupação com a situação de Israel e com a presença de países com graves problemas humanitários, mas ignorou a grave crise de refugiados que se vive nas suas próprias fronteiras.

A separação de crianças das suas famílias devido à política migratória de "tolerância zero" decretada por Trump continuam a chocar o mundoOs vídeos e as imagens não são recomendados a pessoas mais sensíveis. Mesmo assim, há analistas políticos a falar em fake news e a garantir que se tratam de actores.


Uma auditoria do Tribunal de Contas à recompra da TAP  diz que o negócio aumentou os riscos para o Estado.
O número de arguidos por causa dos fogos de Pedrógãosubiu para 13. Entre eles estão o ex-presidente da Câmara de Castanheira de Pera e o atual presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos

No Mundial de futebol... 

... Fernando Santos quer que Portugal jogue mais hoje contra Marrocos do que fez contra Espanha. O jogo começa às 13h00 e o seleccionador marroquino sabe o que o preocupa a ele: Ronaldo. Até porque Pepe garante que não há planos que travem CR7 e Marcelo já está na Rússia para dar sorte. Pode seguir tudo no liveblog que já está aberto com as primeiras notícias da manhã.

Do lado marroquino, só há seis entre os 23 jogadores da seleção nascidos no paísUm deles já jogou pelos sub-21 de Portugal: o central Manuel da Costa, um bad boy com várias polémicas, que chegou a fazer testes no FC Porto e passava férias em Cucujães

Mas há outro jogador de Marrocos com boas memórias de Portugal: Tahar, o central que passou pelo Benfica e pela U. Leiria. Em entrevista ao Rui Miguel Tovar, apenas lamenta como saiu para o Southampton: Na minha transferência, Vale e Azevedo ficou com o dinheiro”​.

E há ainda outra ligação Portugal-MarrocosRonaldo tem um hotel em Marraquexe.

Ontem, três jogos, três surpresas. O fim da primeira fase do Mundial e o início da segunda deu só resultados inesperados. Senegal bateu a Polónia com uma ajudinha (um auto-golo) de um central que passou pelo Bragança. No Colômbia-Japão foram 11 contra 10 e no fim ganharam os nipónicos. E o faraó Salah não salvou o Egito da derrota frente à anfitriã Rússia e está causa fora da prova.

Os melhores seis golos da primeira jornada estão em 3D neste vídeo. E as sete maravilhas que já aconteceram podem ser lidas aqui.

Há um outro vídeo que se tornou viral: aquele em que se vê um jogador português a não comemorar o golaço de Ronaldo no empate com a Espanhas. Mas tem uma boa explicação.


Hoje as comemorações dos golos portugueses no Terreiro no Paço já não podem ser feitos em cima da estátua de D. JoséNo primeiro jogo uma das figuras ficou danificada. Agora, vai finalmente haver proteção.
 

Outra informação relevante 
Há mais uma polémica sobre o uso de dinheiros públicos. O Programa Operacional Capital Humano, que recebe dinheiro do Estado e de fundos europeus, gastou 11.800 euros numa formação de um dia para 20 funcionários. Com um bónus: direito a bilhetes para o Rock in Rio. A notícia é do Rui Pedro Antunes.

Começaram da pior forma as negociações da 'Geringonça' sobre o próximo Orçamento de EstadoCosta cancelou o encontro previsto com o Bloco, Catarina Martins ficou incomodada e o primeiro-ministro correu a remarcar a reunião.

Rui Rio lançou uma pequena 'farpazinha' ao Governo. No fim das jornadas parlamentares do PSD disse que "não liga a falhas pequeninas", mas destacou a "aldrabice do milagre económico".

No Sporting continua a guerra. Marta Soares teve mais uma vitória ao receber um parecer jurídico que lhe dá legitimidade para nomear a Comissão de Gestão. E recusou a proposta para um debate entre todos os órgãos leoninos feito por Bruno de Carvalho. Aliás, diz mesmo que se não houver destituição, sai de cena

O presidente leonino suspenso continua mais activo que Trump nas redes sociais. Hoje já agendou uma reunião com funcionários, diretores, jogadores e capitães do Sporting para discutir a AG. Ontem chamou "ratos e cobardes" aos membros que abandonaram a sua direção (que o vão processar). E revelou que um dos que ficou, o vogal Luís Gestas, recebeu pressões partidárias para sair.

Com tanto caso no futebolo BCP decidiu finalmente não emprestar mais dinheiro a clubes, avança o Público (só o Sporting somava dívidas de 150 milhões no final do ano).

Portugal está entre os países que mais pedidos de asilo recusa a refugiados: no ano passado só aceitou 36%, escreve o JN.

As famílias declararam menos despesas com educação e saúde no IRS, noticia o DN

Nas escolas, apesar da greve às avaliações, continuam os exames no secundário. Ontem foi a vez do português e do latim. Os critérios de correção estão aqui e aqui.
O Financial Times descobriu mais um grande detalhe sobre a OPA da China Three Gorges à EDP. Outros dos atuais accionistas, a CNIC Corporation, também é detido por uma empresa estatal chinesa.

O marroquino que está a ser julgado por terrorismo em Lisboa, acusado de recrutar compatriotas para o Estado Islâmico, disse em tribunal que apenas queria montar um negócio de tâmaras em Portugal.

Mario Draghi acalmou os mercados no fórum do BCE em Sintra. Garantiu que as compras líquidas só terminam com novos dados positivos e que há vários estímulos que se mantêm. Isto quando Merkel e Macron abriram a porta a um orçamento comum na zona euro. Até porque a chanceler alemã recebeu (mais) más notícias: agora do lado da economia germânica.

Para já, só duas mulheres querem o lugar de Mariano Rajoy à frente do PPa ex-vice-presidente do governo Soraya Sáenz de Santamaría e a ex-ministra da Defesa Maria Dolores Cospedal.


Os nossos Especiais 
Hicham Abdessamad, presidente executivo da Hitachi Consulting, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, quer ter 2 mil funcionários em Portugal em 2028. Problema: a falta de divulgação que diz existir no país. "O Governo tem de promover melhor o que isto é. Acreditamos que Portugal pode ser mais", diz em entrevista ao Manuel Pestana Machado.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre um ano de Pedrógão: "A única coisa de que podemos estar certos sobre este regime é que, quando ruir, vamos descobrir, como no caso de outros regimes no passado, que por detrás das fachadas já não havia nada".
  • Maria João Marques também escreve sobre o mesmo tema: "‘Portugal’ é mandrião e desleixado, não se preparou atempada e adequadamente, mas não temais: apesar de ‘Portugal’ ser a desgraça da comunidade das nações de boa vontade, temos um governo espetacular".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre Timor: "Há poucos meses, foi anunciado um novo acordo entre Timor Leste e a Austrália sobre os recursos petrolíferos. Neste acordo, finalmente, parece que Timor Leste consegue ver os seus direitos protegidos".
  • Matilde Sousa Franco escreve sobre a polémica do nome do Museu dos Descobrimentos: “A história portuguesa é história global” e “o lugar de Portugal é de crucial importância”! Porquê continuarmos a menorizarmo-nos a nós próprios? Porquê ter medo de admitir que Portugal foi global?​"
Notícias surpreendentes 



Os LCD Soundsystem voltaram e, como sempre, Lisboa dançou como nunca. A crítica ao primeiro concerto no Coliseu é do Alexandre Borges.

Estão eleitos os melhores 50 restaurantes do Mundo. E no topo ficou a Osteria Francescana de Massimo Bottura, em Modena (Itália). O sortudo do Tiago Pereira já lá foi jantar.
 

Hoje, já sabe. A partir das 13h00 (ou melhor, muito antes), terá tudo sobre o Portugal-Marrocos no Observador (além do resto da actualidade). E não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quarta-feira (e boa sorte Portugal)
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário