quarta-feira, 20 de junho de 2018

Eu, Psicóloga | 10 formas (simples) de se respeitar e se amar




O desenvolvimento de um forte senso de respeito próprio pode ajudá-lo a atingir seu potencial, a cultivar relacionamentos saudáveis e a fazer com que todas as pessoas ao seu redor o vejam como alguém digno de respeito. Se você realmente quiser respeitar-se, deverá aceitar quem você é e trabalhar para se tornar a pessoa que sempre sonhou em ser. Siga estes passos para aprender a se sentir feliz com quem você é e para fazer com que o mundo te trate da forma como você merece ser tratado.

1-Conheça a si mesmo. Quanto mais você entender sobre si mesmo, mais enxergará e apreciará suas características únicas e respeitará a si mesmo. Descubra seus princípios , personalidade e talentos. Esse processo emocionante de autodescoberta pode levar um tempo, mas logo logo você verá que ele valeu a pena.

2-Perdoe-se. Se você quiser se respeitar, deverá conseguir se desculpar pelas coisas que fez no passado e das quais não tem orgulho. Admita que você fez algo errado, peça desculpas aos outros, se necessário, e trabalhe para seguir em frente. Se você for muito duro consigo mesmo por ter tomado uma decisão errada ou por ter dito algo que magoou alguém, você nunca será capaz de seguir em frente. Entenda que você é humano. As pessoas cometem erros e esta é nossa forma de aprender, então aceite seus erros e perdoe a si mesmo.

3-Aceite-se. Sinta-se confortável na sua própria pele, aprendendo a amar e a aceitar a pessoa que você é. Isso não significa que você deva pensar que é perfeito, mas que deve aprender a se aceitar. Fique feliz com todas as coisas que você ama em si mesmo e fique em paz com suas imperfeições, especialmente aquelas que você não pode mudar.

4-Trabalhe no desenvolvimento da sua autoconfiança. É difícil ter respeito próprio se você não estiver feliz com quem você é, com a sua aparência, ou com o que você faz. O desenvolvimento da autoconfiança verdadeira demanda muito trabalho, mas fazer algumas coisinhas simples todos os dias poderá colocá-lo no caminho certo.

5-Mantenha uma atitude positiva. Uma atitude positiva pode definir o seu sucesso na vida, assim como os seus pensamentos sobre quem você é. Mesmo que as coisas não estejam indo como você gostaria, tenha confiança de que algo bom está prestes a acontecer. Fique satisfeito com a sua vida cotidiana e com tudo o que ela pode oferecer. Se você se sente excessivamente negativo sobre tudo e só pensa o pior em todas as situações, está fadado a nunca se sentir bem consigo mesmo ou se dar o devido respeito.

6-Pare de tentar ser igual a todo mundo. Uma das razões para a sua falta de respeito próprio é o fato de que você se sente mal por ser solteiro enquanto todos os seus amigos estão noivos, ou o fato de você se sentir inadequado por não ganhar tanto dinheiro quanto as outras pessoas que você conhece. Mantenha seus próprios padrões e trabalhe para alcançar as metas que você deseja alcançar. Não perca seu tempo fazendo coisas que você acha que vão impressionar seus amigos do Facebook ou lhe renderão o direito de se gabar. É muito mais impressionante ser bem-sucedido fazendo o que você quer fazer do que seguindo o caminho que todo mundo seguiu.

7- Deixe a inveja de lado. Pare de desejar o que as outras pessoas têm e trabalhe para conseguir o que você realmente quer. Os sentimentos de amargura e ressentimento que acompanham a inveja só fazem você não gostar de si mesmo e desejar que fosse outra pessoa. Deixe a inveja de lado e coloque energia no que vai fazê-lo feliz.

8-Acredite nas suas escolhas. Se você quiser respeitar a si mesmo, deverá acreditar nas decisões que tomou. Você deverá manter-se firme nas suas crenças e fazer um esforço para compreender a si mesmo e para entender o que realmente vai fazê-lo feliz. Dê-se a recompensa de uma decisão bem-feita e atenha-se à ela, não importa o quão difícil ela possa ser.

9-Aprenda a lidar com as críticas. Para ter respeito próprio de verdade, você deverá conhecer quem você é realmente. Se alguém lhe der uma opinião útil e construtiva, avalie o que essa pessoa está dizendo. Você poderá ser capaz de usar essa opinião para o seu auto aperfeiçoamento . As críticas construtivas podem ajudá-lo a atingir seu objetivo de ser uma pessoa melhor.

10-Não deixe que os outros o afetem. Embora isso possa parecer impossível, seu senso de respeito próprio e sua felicidade devem partir de você mesmo, não das pessoas ao seu redor. Claro, alguns elogios ou recompensas podem fazer você se sentir melhor, mas no final das contas a sua felicidade e sentimentos de auto satisfação  devem vir de dentro. Não deixe que outras pessoas lhe digam quem você é e façam você se sentir inferior ou questionar suas crenças. Se você quiser respeitar a si mesmo, deve acreditar que tomou as decisões certas e aprender a ignorar os críticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário