quarta-feira, 20 de junho de 2018

“DÊ SANGUE À VIDA”: MAR SHOPPING MATOSINHOS E IPST REFORÇAM APELO SOLIDÁRIO ÀS DÁDIVAS DE SANGUE

Sexta-feira, 22 de junho
14h00 – 19h00
MAR Shopping Matosinhos, parque exterior, junto à entrada MAR

A Unidade Móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) volta a marcar presença em 2018 no parque de estacionamento exteriorjunto à entrada MAR do MAR Shopping Matosinhos, para ações de recolha de sangue. A primeira de três acontece sexta-feira, dia 22 de junho, entre as 14h00 e as 19h00. As duas entidades voltam a lançar o apelo solidário para dar sangue, sobretudo junto dos mais jovens, sensibilizando para a necessidade de ajudar os bancos nacionais a manterem níveis de reservas sustentáveis e sublinhando que este é um gesto que pode salvar vidas.

Quando entramos no verão, uma das épocas mais exigentes em termos de necessidade de sangue e em que geralmente se verifica uma tendência de quebra nas dádivas, impõe-se haver um maior stock de reservas nos hospitais. Segundo dados do IPST, em 2017 registou-se 324 mil dádivas, menos 10 mil que em 2016, daí o reforço da mensagem para existirem colheitas regulares.

No Dia Mundial do Dador de Sangue, assinalado na semana passada, o presidente do IPST, João Paulo Almeida e Sousa anunciou que “Portugal vai este ano aproveitar pela primeira vez o plasma das dádivas para medicamentos” e acrescentou ainda que “o sangue português é completamente seguro e que os procedimentos de segurança, qualidade e vigilância das dádivas são seguidos à risca.

Pelo sétimo ano consecutivo, o MAR Shopping Matosinhos e o IPST mantêm umaparceria da qual já resultarem aproximadamente 600 inscritos para recolhas de sangue. Até ao final do ano, estão agendadas mais duas colheitas, uma em agosto e outra em dezembro.

Fonte:culturadeborla


Nenhum comentário:

Postar um comentário