sábado, 9 de junho de 2018

Manhã de sábado: Suíça pode proibir banca de criar dinheiro do nada /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Talvez não saiba, mas a banca, quando dá crédito, cria dinheiro "a partir do nada". Referendo na Suíça, no domingo, quer romper com essa prática secular. Ex-banqueiro do BCE é defensor da revolução.
Na biografia que escreveu -"Cozinha Confidencial" -, o chef dedica um capítulo à parte mais negra da sua vida. Viciado em drogas, teve de trabalhar nos piores locais, com as piores pessoas.
Anthony Bourdain morreu aos 61 anos depois de se ter suicidado num quarto de hotel em França. Começou nas cozinhas, mas foi na escrita e na televisão que ganhou nome. Fez quatro programas em Portugal.
José Avillez lembra os almoços com Anthony Bourdain em Lisboa. Henrique Sá Pessoa recorda um homem que era "se não gostam, I don't care". As memórias dos portugueses que se cruzaram com o chef.
A brasileira Gabriela Mascioli está à frente da Herdade de Coelheiros, uma quinta de vinhos no Alentejo. Mas, em 2007, ajudou a equipa do chef a conhecer o estado de São Paulo
Iggy Pop, Bill Murray e Christopher Walken eram algumas das celebridades amigas do chef. Em Portugal cruzou-se com Carminho e António Lobo Antunes. E há aquela imagem com Obama numa tasca.
O chef que morreu esta sexta-feira aos 61 anos gravou três programas em Portugal. Açores, Lisboa e Porto foram os locais por onde Anthony Bourdain passou.
Bourdain era uma estrela rock numa altura em que já não há estrelas rock. E elevou o que era até então meia hora de pessoas sorridentes a fritarem coisas a uma obra de arte. Crónica de Susana Romana.
Em julho de 2010, o cozinheiro norte-americano visitava a cidade de Madrid. De forma inusitada, André de Quiroga, foi parar a um jantar com ele no centro de Madrid. Foi assim que tudo aconteceu
A 9º temporada de "Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido" volta a ser emitida no canal 24Kitchen este sábado, a partir das 23h15, incluindo o episódio que o chef estrela passou no Porto.
Em vida disse que deveria ter morrido aos 20. Gabou-se de ter o melhor trabalho do mundo e viu na cozinha o diálogo universal. Reunimos as frases mais marcantes de Anthony Bourdain. 

Opinião

Rui Ramos
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.

José Manuel Fernandes
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.

Diana Soller
Em Espanha, o ressentimento entre unitaristas e separatistas veio para ficar. Sem resolver este problema é legitimo duvidar que alguma legislatura, obrigatoriamente fragmentada, chegue muito longe.

Paulo Tunhas
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?

Daniel Traça
O desafio para as escolas de economia 
e gestão é fazer a ponte entre a criatividade, rigor e disciplina com tecnologia, flexibilidade para desaprender, sentido de propósito e resiliência. 
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário