domingo, 10 de junho de 2018

São João da Madeira apoia desporto com 280.000 euros e reforça modalidades

Resultado de imagem para São João da Madeira apoia desporto com 280.000 euros e reforça modalidades
A Câmara de São João da Madeira assinou hoje contratos-programa para distribuir cerca de 280.000 euros por 25 coletividades locais, reforçando os valores destinados a modalidades como danças de salão, artes marciais, ténis de mesa e ginástica.
O valor desses apoios foi definido com base em critérios como o número de praticantes inscritos em cada organismo, a qualificação profissional dos técnicos ao seu serviço, a quantidade de equipas federadas e o preço praticado para inscrição em cada modalidade.
Além desses 280.000 euros, a autarquia vai disponibilizar apoios logísticos avaliados em 179.000 euros e relativos à cedência de espaços municipais para treino e realização de jogos, acolhimento das sedes dessas coletividades e armazenamento do seu material técnico.
Para o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, trata-se não apenas de valorizar o número de praticantes em cada coletividade, em particular nas camadas jovens, mas também de "premiar o mérito desportivo" dos atletas locais, reconhecendo "o relevante papel social do desporto" na formação da personalidade e no desenvolvimento da comunidade.
Nesse sentido, o autarca realçou que os valores atribuídos em 2018 representam "uma revisão em alta" dos montantes referentes a cada atleta inscrito em modalidades como "as danças de salão, as artes marciais, o ténis, o ténis de mesa, a ginástica artística, a ginástica de academia e o xadrez".
"Este facto reflete a afirmação que estas modalidades vêm tendo em São João da Madeira, onde outras, têm já grande tradição, como o futebol, o hóquei em patins, a natação, o atletismo, o andebol e o basquetebol", explicou Jorge Vultos Sequeira.
"A diversidade de modalidades praticadas a nível federado pelas nossas associações traduz o ecletismo de São João da Madeira, que é verdadeiramente uma cidade amiga do desporto, com excelentes instalações onde as nossas coletividades demonstram, semana a semana, o seu dinamismo e qualidade ", defendeu.
Entre as 25 coletividades beneficiadas pelos contratos hoje assinados, a que absorve maior parcela dos fundos da câmara é a Associação Desportiva Sanjoanense, que retém mais de 190.000 euros em verbas efetivas e é seguida, a longa distância, pelo Dínamo Sanjoanense, com 12.865 euros.
As instituições com menor apoio financeiro são oito, cada uma das quais recebendo 750 euros: a Associação Desportiva e Recreativa Amigos da Visconde, o Clube de Bilhar de São João da Madeira, o Petertumble - Motorsport Clube de São João da Madeira, a Associação de Atividades Subaquáticas SJM-SUB, o Turbo Clube, o Núcleo de Aveiro da Associação Nacional de Treinadores, o Clube Motorizado O Troço e o Núcleo de Árbitros de Futebol.
Os termos dos referidos contratos também foram revistos, sendo duas as atualizações mais pertinentes decorrentes da lei: A primeira é que todas as coletividades têm que manter uma contabilidade organizada de forma a permitir eventual verificação do destino dado às referidas verbas e que as beneficiadas com 50.000 euros ou mais passam a estar obrigadas a apresentar relatórios certificados por um revisor oficial de contas.
A outra atualização é que os apoios atribuídos serão suspensos se os beneficiários não cumprirem a legislação antidopagem ou forem de alguma forma coniventes com atos de violência, racismo, xenofobia e intolerância.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário