segunda-feira, 9 de julho de 2018

360º - Faltam 9: já começou a segunda operação de resgate na Tailândia. Lula livre e preso e livre e preso. Brexit suave provoca demissão no governo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Na Tailândia, a segunda fase do resgate já começou.Estamos esta manhã — e estivemos toda a madrugada — a acompanhar os desenvolvimentos e, no local, a enviada especial do Observador, Cátia Bruno, traz todas as novidades.

Já estão cá fora quatro crianças, o que quer dizer que falta resgatar oito e ainda o treinador. Ontem, as operações foram muito rápidas e correram melhor do que o esperado, como pode ver neste filme do dia (e nestas 31 fotos que mostram a primeira fase do resgate).
 
A segunda operação, que está em curso, encontra imensos perigos e desafios. A chuva, claro, e também a falta de oxigénio e as infeções. A Marta Leite Ferreira explica os detalhes e conta com pormenores como foram as primeiras onze horas, passo a passo

Tudo o que já se sabe e o que ainda falta saber está condensado aqui, para não se perder com tanta informação.

Neste momento, nem os pais das crianças sabem se os filhos já foram resgatados ou não. E, de qualquer forma, não os podem ver porque eles ficam de quarentena depois de saírem da gruta.
 
Nos Estados Unidos, Elon Musk publicou vários vídeos de um mini-submarino que poderia ser usado para transportar as crianças uma a uma. Os testes estão a ser feitos numa piscina de Los Angeles.
 
Em todo o mundo, multiplicam-se os cartazes de apoioaos rapazes presos na gruta. Principal mensagem: esperança.
 
 
Mais informação importante

O jogo do próximo Orçamento continua a agitar a esquerda:
  • O ministro Augusto Santos Silva avisou o BE para não ceder “à tentação de fazer ultimatos”;
  • Catarina Martins disse não estar disponível para "negociar orçamentos que não respeitem as pessoas" (o que quer que isso queira dizer);
  • Jerónimo de Sousa disse que não vai mudar "nem uma palavra, nem uma letra" ao seu discurso, apesar da proximidade da discussão do próximo Orçamento
 
O Orçamento está a provocar problemas à esquerda — e também à direita. Rui Rio garante que só decidirá se é a favor ou contra o documento quando houver uma proposta concreta. Mas ontem, na SIC, Marques Mendes avisou: se o PSD aprovasse o Orçamento, abria-se “uma guerra civil" dentro do partido.
 
As rendas no Porto também já sobem a um ritmo de 20%. Os dados são do DN.

A visita oficial do Aga Khan a Portugal começa hoje, com audiências com Marcelo e Costa. Pode saber mais detalhes sobre o líder dos ismaelitas aqui e aqui.

A Raize já garantiu o dobro da procura pelas ações na sua Oferta Pública de Venda. A OPV desta plataforma de financiamento colaborativo corre até 12 de julho.

No Brasil, a confusão é total, depois de um grupo de deputados apresentar um pedido de libertação de Lula. Detalhe: esperaram que o juiz de turno fosse um ex-militante do Partido dos Trabalhadores, que trabalhou no primeiro governo de Lula. A primeira ordem foi para tirar Lula da cadeia, mas rapidamente veio a ordem de outro juiz para o manter preso, e outra em sentido diverso e etc, etc. Confusão total. De qualquer forma: no momento em que esta newsletter está a ser escrita, Lula continua atrás das grades.

Em Inglaterra, a decisão tomada na sexta-feira de optar por um "Brexit suave" provocou várias demissões no governo. A principal baixa é David Davis, ministro responsável pelas negociações com a União Europeia.

Morreu a mulher britânica que foi exposta ao agente nervoso novichoko mesmo que envenenou o ex-espião russo Sergei Skripal. Dawn Sturgess tinha 44 anos e entrou em contacto com a substância na região de Amesbury, Wiltshire.

Ronaldo recusou uma proposta de 200 milhões da China e já assinou um contrato em Itália — não é ainda com a Juventus, mas com a agência de aluguer de automóveis Avis.
Qual é a grande estrela da Croácia, que derrotou a Rússia e passou às meias finais? Não, tirando Modric. Adivinharam? É a presidente do país, Kolinda Grabar-Kitarovic. Tenta fugir ao protocolo, paga os seus voos em económica, descontou do ordenado os dias em que foi ao Mundial, e prefere estar na bancada. E ainda isto: fala português.

Outra semifinalista: a Bélgica. As três principais figuras da seleção já partilharam a mesma camisola numa outra vez. Era a do Chelsea e foi José Mourinho quem os separou.
 
E os eliminados do Mundial?
  • No Brasil, Tite mantém-se no lugar. Há quarenta anos que um selecionador brasileiro não ia para o desemprego depois de uma eliminação precoce em Mundiais;
  • Em Espanha, Hierro já não é selecionador. O antigo jogador recusou regressar às funções de diretor desportivo;
  • Na Rússia, o selecionador Cherchesov diz acreditar que a equipa vai conseguir melhor no Qatar.


Os nossos Especiais
 
Portugal saltou do "orgulhosamente sós" para "o segredo mais bem guardado da Europa", até chegar ao boom turístico. Mas, escreve Bruno Vieira Amaral, o campo foi sempre uma paisagem ideológica. Um ensaio para ser lido com calma, aqui.

“A maior parte dos pais tem medo do conflito entre irmãos.” A frase é de Magda Gomes Dias, autora do livro Para de Chatear a tua Irmã e Deixa o teu Irmão em Paz. Em entrevista, explica como pôr fim às guerras lá de casa, sem que haja vencidos e vencedores.
 
 
A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo​ escreve "A ameaça de Rio contra si mesmo": "Rio mantém uma visão conflituosa e redutora da comunicação social. Se isso não mudar até 2019, os seus valores democráticos não terão o vigor recomendável a quem exerce o cargo de primeiro-ministro".

Luís Rosa​ escreve "Justiça. O teste de algodão de Rui Rio": "Para quem se apresenta com uma suposta vontade reformar o regime, transformar-se no aliado que José Sócrates gostava de ter não é o melhor cartão de visita para um líder do PS. Quanto mais do PSD".

João Carlos Espada​ escreve "The Spectator: os primeiros 190 anos": “The Spectator é uma expressão típica da originalidade da tradição conservadora-liberal britânica. É por isso muitas vezes difícil de compreender no continente — ou mesmo do outro lado do Atlântico".

Bruno Vieira Amaral​ escreve "Um lago sem tubarões", na sua crónica diária sobre o Mundial: "Entre as quatro selecções nas meias finais, dois campeonatos do mundo. Menos, só em 1966, quando dos semi-finalistas só a Alemanha tinha conquistado um, e apenas um, campeonato".


Notícias surpreendentes
 
Já abriu o primeiro restaurante de Ronaldo no Brasil. E nós fomos lá. Casa Aveiro by Dolores não fica no Rio de Janeiro, nem em São Paulo, nem no Nordeste brasileiro — fica em Gramado, no sul do país. A atração principal do cardápio é o Bacalhau à Brás (“Bacalhau CR7”, na ementa), prato preferido do futebolista desde criança.
 
Tiago Cavaco escreve sobre "12 Rules for Life", o livro de Jordan Peterson que vai de Nietzsche às princesas da Disney, da Bíblia aos pais da psicologia. Dá-lhe cinco estrelas.

“António Variações – Entre Braga e Nova Iorque” tem agora nova edição, revista e aumentada. João Pedro Vala diz que a biografia, assinada por Manuela Gonzaga, deixa passar a possibilidade de construir uma leitura robusta de um artista único. Dá-lhe duas estrelas.

Ainda é quase tabu falar de cuidados de beleza durante os tratamentos contra o cancro. Mas investigadores e médicos indicam que são muito importantes. A Joana Emídio Marques explica.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário