segunda-feira, 9 de julho de 2018

O resgate na Tailândia e as outras notícias

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Bom dia,
As notícias começaram a acontecer cedo neste princípio de semana. Ora veja: Depois da feliz libertação de quatro crianças, a gruta de Chiang Rai continua no centro das atenções - e é de onde se esperam hoje mais boas notícias. Mad da noite veio também a demissão de David Davies, importante ministro para o Brexit do governo britânico, o que só vem fragilizar mais a liderança de Theresa May. Ainda no Reino Unido, a morte da mulher exposta ao agente nervoso Novichok vai contribuir para isolar ainda mais a Rússia. A situação de Lula da Silva está ainda mais confusa, depois de um pedido de libertação que foi aceite, suspenso e depois repetido no espaço de poucas horas.
Na nossa manchete está o aumento das queixas sobre o aeroporto de Lisboa, em linha com a subida do número de passageiros: a infra-estrutura não aguenta, Barcelona parece ser alternativa e até o futuro aeroporto do Montijo está prestes a ser alvo de uma queixa. 
Algumas notas rápidas sobre outras notícias que deve ficar a conhecer:
o PCP quer que o Estado se encarregue da produção de fármacos, de forma a não depender dos privados.
. o ministério da Saúde não enviou a tempo para a Assembleia o relatório sobre a transferência do Infarmed.
. o governo turco demitiu mais de 18 mil funcionários, na continuação da purga política que está a decorrer no país.

E ficam também algumas leituras mais longas recuperadas do fim de semana:
. um perfil de LeBron James, possivelmente o melhor jogador da história do basquetebol;
. uma grande entrevista a Ivan Lins, um dos grandes músicos brasileiros com perfil global.
Termino com uma sugestão de um texto (em inglês), muito adaptado aos tempos que correm, sobre a disseminação da cultura do ódio pelas pessoas que nos são próximas.
Vamos continuar aqui a acompanhar as notícias, com um olhar especialmente atento sobre as novidades na Tailândia mas sem esquecer naturalmente o que se passa em todo o lado. Ficam votos de uma semana feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário