terça-feira, 31 de julho de 2018

360º- Quem é que o Bloco escolheu para substituir Robles (e quem deixou de fora); a onda de calor que aí vem; e 9 invenções inúteis que deram fortunas

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Manuel Grilo é o escolhido do Bloco para substituir Ricardo Robles como vereador na Câmara de Lisboa. O professor, ex-membro da Fenprof e da CGTP, era o nº.3 da lista do Bloco e passou à frente da n.º 2. Rita Silva ter-se-á mostrado indisponível, provavelmente devido às suas posições críticas contra as políticas da habitação de Fernando Medina.

Nas reações à saída do bloquista, houve aliás muitas variações. E Medina foi dos primeiros a dizer que o acordo com o Bloco era para manter; já o PCP deixou várias farpas e reclamou o cunho comunista no diploma citado por Catarina Martins; surpreendentemente (ou talvez não) Rui Rio elogiou a "atitude correcta, sensata e a boa argumentação" de Robles.

Robles que não aguentou a pressão e acabou por se demitir pouco mais de 48 horas depois dizer que não tinha razões para o fazer. A meio da manhã de ontem saiu dizendo que o caso do prédio em Alfama "criou um enorme constrangimento" à sua "intervenção" autárquica.  

Já Marcelo deve vetar a lei que dá direito de preferência aos inquilinosO diploma que Catarina Martins invocou estar na origem do caso Robles suscita dúvidas constitucionais em Belém, avançam o DN e o i (sem link).

Nos EUA, as agências de espionagem suspeitam que a Coreia do Norte está a construir novos mísseis balísticos já depois do acordo de desnuclearização assinado entre Kim Jon-un e Donald Trump. A notícia é do Washington Post e vem juntar-se a outras revelações feitas por imagens de satélite.
No Reino Unido, metade dos britânicos quer um novo referendo sobre o Brexit. Segundo a sondagem da Sky News, 78% dos inquiridos considera ainda que o governo de Theresa May não está a conduzir bem as negociações. Hoje o The Guardian avança que o Reino Unido ameaçou a UE com sanções nos serviços financeiros. 

Outra informação relevante 
A dois meses e meio da apresentação do último Orçamento de Estado desta legislatura, Marcelo quis antecipar problemas antes das férias. Na audição aos partidos que só hoje terminam, ontem ouviu Jerónimo dizer-lhe que o PCP não tem nem "reserva mental"... nem obrigação de aprovar o OE. Os Verdes também avisaram que estão de "boa fé", mas não há “orçamentos no papo". Já o CDS tranquilizou-o e garantiu que acredita que as “esquerdas encostadas" aprovarão o documento.

O concurso para as novas 1234 vagas no Serviço Nacional de Saúde já abriu. Mas, apesar das férias, os candidatos só têm 5 dias para concorrer.

Vêm aí mais reduções no açúcar e no sal. Segundo a TSFfiambre, queijo, sopas de pacote e tostas terão de cortar 80% do sal e iogurtes e cereais têm de reduzir para um quinto do açúcar até 2020, para cumprir as metas do Governo e do SNS.

Há uma guerra de preços entre a ADSE e os privados. Segundo o Público, a ADSE quer que os hospitais divulguem os preços das próteses e outros dispositivos para evitar abusos, porque há enormes variações. Mas os privados dizem que o pedido é ilegal. 

Em maré de encontros e cimeiras histórias, Trump diz agora estar disponível para se reunir com o Irão"Quando eles quiserem, e sem condições prévias!", disse o presidente norte-americano. Esta terça-feira começa o julgamento de Paul Manafort, o seu ex-diretor de campanha, o primeiro da investigação do procurador especial Robert Mueller sobre a ingerência russa nas presidenciais dos EUA.

Em Angola, Isabel dos Santos está mesmo a contas com a JustiçaA PGR angolana chamou a filha do ex-presidente para apurar as denúncias de que terá transferido mais de 38 milhões para uma empresa no Dubai.


No Sporting, Ricciardi deu mais uma entrevista como candidato a presidenteriscou "Bruno de Carvalho" e disse ter apenas seis concorrentes. Um deles, João Benedito, vai apresentar como trunfo André Cruz, o central bicampeão.

Os nossos Especiais 

A inteligência artificial já ajuda advogados a defender os clientes. Contratos "smart", processos na Cloud e assistentes digitais como a Kira e Luminance, mostram que no mundo jurídico também há disrupção. O Manuel Pestana Machado foi ver como a tecnologia já está a mudar as grandes sociedades de advocacia.

A nossa opinião

  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre "Um vereador chamado Robles": "Faltou explicar como é que, tendo declarado um rendimento anual de 20.000€ enquanto vereador, um banco lhe emprestou 600 mil€ a 16% de juros. Isso levaria mais de 50 anos a liquidar… Será crível?"
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre "Casillas na Lua sem bola": "Livre arbítrio e respeito pelas opiniões alheias são importantes numa sociedade cada vez mais polarizada, mas não podem sacrificar a verdade. E não, 2+2 não são 22. Não, a ida à Lua não é uma cabala".
  • João Pedro Marques escreve sobre "As fake news de José Neves e Fernanda Câncio": "Os Sons do Silêncio" não é auto-flagelação, é historiografia feita com o máximo de rigor que me foi possível, tentando não omitir nada, nem o positivo nem o negativo, nem o louvável nem o censurável.
    Notícias surpreendentes 
    Indignação. Uma jovem francesa caminhava num terraço de Paris quando foi assediada por um homem. Mandou-o calar-se e ele voltou atrás para lhe dar um violento estalo. O vídeo está a provocar uma onda de revolta.

    Controvérsia. abate de um urso polar, após ter atacado um dos seguranças de um cruzeiro de turismo na ilha de Svalbard, na Noruega, está a gerar enormes críticas.

    A Vogue Itália faz capa com Madonna. Ok, isso não é uma grande notíciaMas é com uma foto da cantora em Lisboa. Ora aí está mais um bom argumento para quem defende que com esta publicidade a estrela pop merece todas as mordomias da câmara da capital.

    Aos 14 anos, o português António Casalinho conquistou a medalha  de ouro num dos mais prestigiados concursos de dança do mundoE foi nomeado "o bailarino mais promissor" da competição. Este vídeo mostra porquê.

    Que tal conhecer nove invenções inúteis que deram fortunas a quem as criou? Há desde pedras de estimação, a batatas com mensagens únicas e vacas digitais de cor roxa. E todas geraram fortunas.


    Prepare-se para o calor que aí vem, que o Observador dá-lhe todas as notícias fresquinhas (desculpem, não resisti ao trocadilho fácil). E conheça o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

    Boa terça-feira
    Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
    no Facebook no Twitter por e-mail
    Leia as últimas
    em observador.pt
    Observador
    ©2018 Observador On Time, S.A.
    Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário