quinta-feira, 12 de julho de 2018

Golfinhos em risco de desaparecer do mar português

Nos primeiros seis meses houve 27 golfinhos mortos

O número de mortes de golfinhos aumentou em relação aos anos anteriores. Nos primeiros seis meses do ano de 2018, foram registados 27 golfinhos mortos na costa portuguesa. Números como estes podem levar á extinção do animal em Portugal, alertam os investigadores.
Se estes números continuarem, os golfinhos em Portugal têm um prazo de validade: "A presença destes golfinhos em águas nacionais pode desaparecer por completo em menos que 20 anos", disse esta quinta-feira uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) e da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS) à TSF.
Dos 27 cadáveres encontrados, a grande maioria deles (25) foi encontrada entre a região do Minho e na zona da Nazaré. "As marcas que alguns cadáveres apresentam, como barbatana caudal amputada ou marcas lineares no corpo, indicam que os animais foram apanhados acidentalmente por redes de pesca", concluem os investigadores.
Catarina Eira, coordenadora de um projeto dedicado à conservação de espécies marinhas portuguesas, revelou ainda que a elevada quantidade de pesca ilegal na zona é um dos principais fatores justificativos deste surto. "Além de prejudicar os pescadores que desenvolvem a sua atividade de acordo com a lei, por ser muito costeira, também ocasiona alguma mortalidade de boto” – termo generalista utilizado pelos investigadores para definir os golfinhos.
Fonte:ionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário