quinta-feira, 12 de julho de 2018

Expofacic é Ecoevento ERSUC





A Expofacic ostenta este ano o estatuto de Ecoevento ERSUC, atribuído pela empresa de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos no Litoral Centro, com base no compromisso da entidade organizadora em promover a redução do impacte ambiental do evento, bem como a gestão adequada de resíduos.
De acordo com os critérios subjacentes àquela classificação, a Expofacic deverá evidenciar um caráter de responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade ambiental de modo a ser reconhecido por todos os participantes. Nesse sentido, a organização terá de criar e implementar no recinto em que decorre o evento um sistema para deposição seletiva de resíduos geradas em todos os setores, garantindo que esses resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.
Por outro lado, o compromisso com a minimização do impacto ambiental envolve todos os intervenientes: a organização, ao aderir ao projeto assumindo que desencadeará ações tendentes a consciencializar o público e demais participantes para os objetivos da iniciativa e que os incentivará a adotar práticas e comportamentos consentâneos com esses objetivos; a ERSUC, ao proporcionar formação adequada para o efeito e ao fornecer meios adequados para recolha dos materiais recicláveis; as associações responsáveis pela dinamização das tasquinhas, comprometendo-se a separar os resíduos produzidos e a encaminhá-los para o local indicado; e finalmente o público em geral, ao utilizar corretamente os meios e dispositivos que permitem a separação dos resíduos.
Numa primeira fase, a ERSUC proporcionará a todas as entidades que exploram espaços de restauração e similares formação inicial sobre o modo de proceder à separação dos resíduos, estando ainda previstas ações de sensibilização durante o evento. Para operacionalização das ações previstas, a empresa disponibilizará sacos coloridos para deposição dos recicláveis e no local do evento será definido um espaço para o seu armazenamento, que pode ser um contentor aberto ou um espaço delimitado. No final do evento, os sacos serão recolhidos e pesados, para quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem.
Recorde-se que além da classificação de Ecoevento, a Expofacic é um dos festivais nacionais distinguidos pelo Ministério do Ambiente com o 'Sê-lo Verde 2018', programa que visa incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de medidas a adotar para esse efeito pelas entidades promotoras.
Nos termos da candidatura aprovada na categoria dos eventos acima de 25.000 espetadores diários durante o período em que decorre a Expofacic, de 26 de julho a 5 de agosto, serão implementadas várias ações orientadas para o cumprimento dos objetivos do 'Sê-lo Verde’, designadamente a redução de impactes e o uso eficiente de recursos materiais e energéticos, a adoção de abordagens inovadoras, com recurso a novas tecnologias e integração de renováveis e materiais ecológicos e a educação e sensibilização ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário