quinta-feira, 12 de julho de 2018

Graus de subtileza

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia. Hoje entramos directos na actualidade noticiosa que, como se verá, se estrutura por diversos graus de subtileza. 
. Fica dado o recado: o PS está a esticar a corda com os seus parceiros. Se comunistas e bloquistas querem continuar acordo de governação, terão de rever posições no que toca à política externa e europeia. É o que diz o ministro dos Negócios Estrangeiros, na grande entrevista Público/Renascença desta semana.
. Já Donald Trump, que não é propriamente conhecido pela subtileza, não deu recados e preferiu gritar ordens, atacar Angela Merkel e tweetar disparates. O costume, mas com a agravante de tudo isto ter sido feito na cimeira da NATO em que se discute o futuro da organização atlântica
. Voltando à subtileza, e também à política nacional, importa saber que o ministério da Ciência criou o Observatório do Emprego Científico para garantir que os reitores das universidades cumprem a lei e contratam investigadores.
. Da subtileza à sombra: uma auditoria do Instituto Superior Técnico ao apagão das offshores passou de elogiada a criticada – e agora nem sequer se sabe quanto custou essa colaboração de serviços porque os envolvidos não o querem revelar.
Entretanto, noutros temas, ficam mais linhas para coser a actualidade:
O Governo parece querer dar sinais de uma nova vontade negocial com os professores para mitigar os efeitos do congelamento das carreiras, abrindo caminho a novas negociações em setembro.
. PS e PSD parecem alinhados para chegar a um acordo para fazer a Uber e outras plataformas pagar uma contribuição de 5%.
. Está para surgir um novo partido em Portugal, chamado Volt, que quer transmitir uma nova energia à Europa e por isso já está presente em cinco países.
. A uma semana da muito conhecida concentração motard de Faro, uma megaoperação policial desmontou o grupo Hells Angels e deteve 58 pessoas.
Tiago Rodrigues, o director artístico do Dona Maria II, ganhou o Prémio Europa de Teatro, confirmando o fulgor criativo que tem trazido aos palcos nacionais.
. A Croácia ganhou aos ingleses e conquistou o direito a estrear-se numa final de um mundial de futebol: vai ser no domingo, às 16 horas, contra a França.
Não fecho sem voltar à questão que ocupa as preocupações de quem se itneressa pelo que se passa no mundo. Deixo duas abordagens diferentes à questão da NATO que podem ajudar a entender melhor o que se passa do ponto de vista americano (e por isso ambos são em inglês). A Salon publica um artigo que dá razão a Trump nas críticas ao governo alemão e a The Atlantic explica que não é preciso gastar mais dinheiro na defesa atlântica e que, pela lógica, Trump não tem razão. 
Amanhã cá estarei outra vez. E todo o Público estará, como sempre, no sítio do costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário