terça-feira, 21 de agosto de 2018

INÍCIO LUSA Cantor cabo-verdiano Djam Neguim canta por uma juventude com menos álcool e mais vida


O cantor cabo-verdiano Djam Neguin é o primeiro embaixador da campanha "menos álcool, mais vida", uma iniciativa presidencial que vai levar o artista a 21 bairros e a dezenas de associações para debater o flagelo do alcoolismo em Cabo Verde.

Djam Neguim apresentou hoje à comunicação social um vídeo com uma música composta por si, a qual pode ser consultada no youtube e que pretende ser uma ferramenta de comunicação, direcionada sobretudo para o público jovem.

Com esta música, intitulada "menos álcool, mais vida", o mote da campanha que decorre há mais de dois anos em Cabo Verde, o artista pretende levar uma mensagem de consciência, sobretudo aos jovens que associam o estar bem ao álcool e não às suas consequências.

O artista reconhece algum estigma contra as pessoas que alertam para os malefícios do álcool e por isso esclarece: "Não somos contra o consumo do álcool, mas desde que com conta e medida, sabendo até onde se pode ir".

Com o seu trabalho nos bairros que agora se vai iniciar, Djam Neguim pretende elucidar, mas sobretudo ouvir, nomeadamente o que as associações que trabalham esta problemática têm a dizer.

O roteiro deste primeiro embaixador da campanha começou hoje, com a apresentação do single e respetivo vídeo. Além da visita aos bairros e contactos com as associações locais, o músico visitará todos os liceus e universidades do município da Praia, na ilha de Santiago. O objetivo é, porém, maior, já que Djam Neguim gostaria que esta ação fosse multiplicada por outros municípios e ilhas de Cabo Verde.

Uma das ideias que, na opinião do músico, contribuiriam para a diminuição do álcool em Cabo Verde, sobretudo junto da camada mais jovem, seria a diminuição da presença do álcool em eventos infantis e juvenis.

A Campanha de Prevenção do Uso Abusivo do Álcool "Menos Álcool, Mais Vida" é promovida pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, juntamente com os ministérios da Saúde e Segurança Social, da Educação, Família e Inclusão Social, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e mais de 70 entidades estatais e da sociedade civil.

Em Cabo Verde, o uso abusivo do álcool é uma das principais causas de doença e morte, com cerca de 60% das mortes causadas por essa problemática a ocorrerem entre os 20 e os 50 anos de idade.

Dados de estudos citados pela organização da campanha indicam que a bebida mais consumida é a aguardente, seguida do vinho e da cerveja.

Em 2015, as famílias cabo-verdianas que consomem bebidas alcoólicas gastaram quatro por cento do orçamento familiar com essas bebidas.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário