quinta-feira, 22 de novembro de 2018

360º - João Lourenço mudou Angola ou é só um "show"? Tudo sobre as novas estrelas Michelin portuguesas. Estivadores em confronto com a polícia

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Depois do Belcanto, de José Avillez, Portugal tem mais um restaurante com duas estrelas Michelin - o Alma, de Henrique Sá Pessoa. A entrega dos prémios foi ontem à noite, em Lisboa, e trouxe mais três surpresas: há uma estrela para A Cozinha, em Guimarães, para o G Pousada, em Bragança, e para o Midori, em Sintra.

A lista completa dos restaurantes portugueses que têm agora uma ou duas estrelas Michelin pode ser consultada aqui. E a crónica com todos os detalhes da noite pode ser lida aqui.

O Observador esteve nos bastidores do Alma na véspera da entrega da segunda estrela. A Ana Cristina Marques falou com Henrique Sá Pessoa, acompanhou o serviço ao jantar e explica porque é que o restaurante mereceu ganhar ontem. 

Quem é a família que está por detrás da primeira estrela Michelin para Bragança? O Diogo Lopes falou com várias pessoas para contar ao detalhe o percurso do G Pousada.

O chef António Loureiro está à frente d'A Cozinha, em Guimarães. Depois de vários anos fora, regressou à terra onde nasceu para abrir A Cozinha, em 2016. Fomos conhecê-lo melhor.


Mais informação importante

É uma notícia de última hora: os estivadores em greve estão a  tentar bloquear o navio que atracou em Setúbalpara fazer carregamentos da Autoeuropa e entraram em confronto com a polícia. Siga os desenvolvimentos aqui.

João Lourenço chegou ontem a Lisboa para a sua primeira visita oficial a Portugal. Mas, afinal, mudou mesmo Angola ou é só um "show"? A mensagem do sucessor de José Eduardo Santos é que mudaram os tempos e as vontades, com o combate à corrupção à cabeça. Será mesmo assim? O João de Almeida Dias dá os detalhes.

“João Lourenço vai mostrar o seu lado autoritário se as suas reformas falharem.” A previsão é de Alex Vines, diretor de investigação para África do prestigiado think tank de política internacional Chatham House, em entrevista ao Observador.

Em Angola, a família dos Santos entrou em modo contra-ataque, com João Lourenço na mira:

António Costa admite "evoluções" na relação com o BE, mas, em vez de pôr os bloquistas no Governo, prefere repetir a "geringonça", mesmo que ganhe com maioria absoluta. Em entrevista à Lusa, o líder do PS criticou ainda o tom usado por Catarina Martins na última convenção do Bloco.

A Comissão Europeia alertou ontem que o Orçamento português para 2019 está em risco de incumprimento. E pediu ao Governo que tome medidas antes que esses desvios se concretizem. Marcelo Rebelo de Sousa, claro, desvalorizou estes “reparos”.

Assunção Cristas foi ontem a um “supermercado” de droga em Lisboa, no Largo do Calhariz, e diz que viu “medo e insegurança”. A líder do CDS apontou ainda para a falta de polícia na zona.

Há dois surtos de sarampo na Grande Lisboa, com 14 casos já confirmados. A Direção-Geral de Saúde deu vários conselhos.

Em Borba, o terceiro dia de buscas terminou sem sucesso e há pelo menos quatro vítimas por encontrar.O Governo anunciou ter ordenado uma inspeção ao aluimento da estrada.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, entidade responsável pela fiscalização das estradas nacionais, não atuou em Borba porque não tem jurisdição em estradas municipais. A notícia é do Público.

O Ministério Público e o Banco de Portugal estão a investigar o aumento de capital do Montepio em 2013. Segundo a RTP, está em causa um empréstimo a um filho do construtor José Guilherme usado na operação.

O presidente do Supremo Tribunal americano raramente fala em público, mas ontem respondeu às acusações de Trump ao sistema de Justiça. John Roberts disse que não há "juízes de Obama ou juízes de Trump", mas sim uma "justiça independente".


Os nossos Especiais

A PJ anunciou ontem a detenção de três violadores, em Sintra, Loures e Beja. Uma vizinha, uma desconhecida e uma filha foram as vítimas. Uma delas resistiu ao agressor e acabou morta por asfixia. Nos últimos três anos, 2,7% dos crimes praticados contra as pessoas foram crimes sexuais.


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Cultura vivida": "A primeira nota tem uma matriz estatal mas logo voou para o melhor que a cultura portuguesa tem graças a Manuela Júdice. A segunda lembra o fulgor criativo de um grande artista plástico, Jorge Martins".

Helena Garrido escreve "A maioria absoluta que Costa precisa": "A estratégia do primeiro ministro dos últimos quase quatro anos não pode ser replicada por mais quatro. Para continuar no poder com sucesso António Costa precisa de ter uma maioria absoluta".

Joaquim José Sousa escreve "Que sociedade queremos, que escola precisamos?": "A escola não é a sociedade mas confunde-se com esta e deve ser um lugar onde se aprenda a produzir, onde se aprenda pelo trabalho e não simplesmente o lugar onde se aprende para um dia ter um trabalho".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia "Suspiria", uma "reinterpretação" plúmbea, arrastada e anémica de terror do filme realizado em 1977 por Dario Argento. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Há mais três filmes para ver esta semana: “Shoplifters — Uma Família de Pequenos Ladrões”, o filme japonês que ganhou Cannes este ano; “A Febre Ferrante”, um documentário sobre a escritora Elena Ferrante; e a animação "Grinch".

Nasceu em 2015 para fazer material de escritório e este ano foi convidada a desenhar cadernos para o Guggenheim de Nova Iorque. O Mauro Gonçalves foi conhecer a Mishmash.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

___________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário