quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O Cais das Incertezas

Lisboa: Um palco improvável do Holocausto

Distante dos bombardeios e conflitos entre Aliados e potências do Eixo, a Lisboa dos anos 30 foi, para muitos judeus, uma promessa de fuga – via oceano Atlântico – ao genocídio perpetrado pelo regime de Hitler. Terá sido este um bom plano para as protagonistas de O Cais das Incertezas?

A Guerra e Paz começa o ano de 2019 com a publicação do mais recente romance histórico de José Alberto Salgado, que irá apaixonar os leitores.

Recuemos ao ano de 1937, em pleno reinado de terror de Hitler, tendo como cenário a improvável e distante cidade de Lisboa. Duas judias, Berta e Elisa Kullman, encontraram na cidade das sete colinas um abrigo para se refugiarem do Holocausto. O objectivo de mãe e filha seria aguardar a chegada do pai, Leo Kullmann, negociante de diamantes que ficara na Alemanha. À chegada do chefe de família, os Kullmann dariam o salto para o continente americano.

Acontece que as protagonistas, e os restantes milhares de refugiados, encontraram em Lisboa um ambiente muito mais hostil do que esperariam. Uma cidade repleta de espiões e estilhaços da guerra civil espanhola, que acabara de começar. Entre o frenesim vivido nas ruas da capital, a ausência prolongada de notícias de Leo faz a mulher e a filha temerem o pior.

A tensão aumenta ainda mais quando a Gestapo, polícia secreta do Estado alemão, e a PVDE, antecessora da PIDE, começam a procurar os diamantes da família. O cerco a Berta e Elisa aperta-se e os perigos estão por toda a parte.

Entre descrições da hostilidade vivida em Portugal e as atrocidades cometidas no campo de concentração de Buchenwald, o autor dá-nos conta de uma paixão proibida que irá lançar uma questão fracturante na trama: será o amor capaz de vencer o ódio?

O livro estará à venda nas livrarias a partir do próximo dia 3 de Janeiro.  Convidamo-lo a embarcar numa viagem à Lisboa da II Guerra Mundial, local onde a paz é apenas uma máscara.

O lançamento do livro terá lugar no espaço «Âmbito Cultural» do El Corte Inglés, no dia 17 de Janeiro, pelas 18h30, e contará com a apresentação do professor Manuel Ennes Ferreira, do Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa.


O Cais das Incertezas
José Alberto Salgado
Ficção / Romance
264 páginas · 15x23 · 17,00€
Nas livrarias a 3 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário