quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Violência na formação leva Câmara de Gaia a suspender apoios a dois clubes

Autarquia prometeu criar regulamento de combate à violência no desporto

Resultado de imagem para Violência na formação leva Câmara de Gaia a suspender apoios a dois clubes
O aumento dos episódios de violência nos escalões de formação levou a Câmara de Gaia a anunciar que suspendeu os apoios a dois clubes, Águias e São Félix, depois dos "graves distúrbios" após um jogo dos juniores, no Estádo da Lavandeira.
Em comunicado, o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, ilibou as claques destes incidentes de violência nos escalões de formação, responsabilizando "pais e agentes desportivos que estão a extremar a sua ação, manchando o nome dos clubes, do concelho e o futuro dos atletas".
No final da partida entre Águias SC e CF São Félix da Marinha, para a II Divisão do distrital de juniores B, foram registados confrontos no Estádio Municipal da Lavandeira.
"Diversos jogadores, técnicos e dirigentes de ambos os clubes, bem como elementos não identificados que se encontravam no recinto de jogo sem a devida autorização, envolveram-se em graves distúrbios, com múltiplas agressões físicas que levaram à intervenção das forças policiais e a algumas situações de tratamento hospitalar", referiu a autarquia.
Eduardo Vítor Rodrigues frisou que é "inaceitável que, semana após semana, aconteçam distúrbios em jogos de crianças e jovens".
"Os recintos desportivos públicos não são ringues de boxe", vincou o autarca.
Prometendo "tolerância zero" à violência no desporto, a Câmara de Gaia suspendeu os apoios e a utilização gratuita das instalações desportivas municipais pelo escalão júnior dos dois clubes envolvidos.
A autarquia solicitou também uma reunião à Associação de Futebol do Porto, para "abordar esta problemática", e prometeu criar um regulamento municipal de combate à violência na formação desportiva.
No próximo fim de semana, a Câmara de Gaia vai distribuir 'flyers', nos estádios e campos municipais, com o lema "Educar para o desporto".
O documento é destinado aos pais dos atletas dos escalões de formação e contém noções básicas como "respeitar árbitros, treinadores e adversários", "controlar as emoções" e "ajudar crianças e jovens a terem prazer na prática desportiva".
Bancada.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário