quarta-feira, 10 de abril de 2019

Auditório Municipal de Proença-a-Nova | “De Londres ao Porto numa gaivota” apresentado em Proença-a-Nova



“A viver em Londres há 427 dias, Sofia descobre, através de uma pergunta do seu professor, que lhe faltam as palavras certas para traduzir as saudades do mar e do gelado de morango feito pela avó. Será que longe de casa os sonhos podem continuar a cheirar ao manjerico da noite de São João?”: este foi um dos excertos lidos na apresentação do livro “De Londres ao Porto numa gaivota”, de autoria de Inês Cardoso, que aconteceu sábado, 6 de abril, no Auditório Municipal de Proença-a-Nova. 

Miguel Gonçalves, Coordenador da Sociedade Planetária, com raízes no concelho, fez a apresentação da obra, começando por dizer que “apesar do livro não se passar em Proença-a-Nova, há uma Proença figurada no livro e que os leitores vão descobrir. É um livro infantil sem ser infantilizado e vai direto às palavras-chave das coisas que nos tornam humanos: a saudade e a construção das casas cá dentro e que levamos connosco e que nos ajudam a ultrapassar situações muitas vezes complicadas. Este livro também me deu a capacidade de voar para o Casalinho, aldeia onde passei muitos momentos da minha infância”. 

Inês Cardoso revela que “é verdade que o livro não tem no título Proença-a-Nova, mas tem muito desta terra e das minhas raízes. Este livro nasceu nesta sensação em que tenho, não sendo emigrante, em alguns momentos a saudade muito presente. Foi esta procura dos lugares que habitam dentro de nós que me motivou. A gaivota transporta a protagonista para aquilo que ela sente a falta e a mim transporta-me naturalmente para Proença-a-Nova”, acrescenta Inês Cardoso. 

Para Paulo Gonçalves, representante da Porto Editora, “é uma honra conhecer as raízes da Inês Cardoso. Todos os que trabalhamos com a Inês sabemos de onde é, pois tem Proença-a-Nova no coração e uma ligação muito forte a esta terra. Publicar o livro da Inês foi uma oportunidade que agarrámos com as duas mãos”. 

O livro “aplica-se a todos aqueles que em algum momento nas voltas da vida andam à procura de mais mundo, mas sempre sabendo que temos dentro de nós os lugares seguros em que nos abrigamos. E esta noção de casa e de abrigo está presente no livro", remata a autora, e por esse motivo “fazia todo o sentido fazer a apresentação deste livro aqui, porque é uma escritora de Proença-a-Nova e é merecedora”, afirma João Manso, Vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário