sábado, 4 de maio de 2019

Chuva de meteoros acontece neste domingo (5); saiba como observar



Registro da Eta Aquarídeos em 2013 (Foto: David Kingham / Flickr)

Por Wagner Wakka| 03 de Maio de 2019 às 16h14

O cometa Halley deve demorar ainda um bom tempo para passar novamente perto da Terra — sua próxima passagem acontecerá somente em 2062. Contudo, é possível ver rastros dele pelo menos duas vezes por ano, no fenômeno que é chamado de chuva de meteoros. Uma delas (a chamada Eta Aquarídeos) acontece agora, no próximo final de semana (5), quando que a Terra vai passará perto do trajeto pelo qual o Halley passou, deixando seus detritos pelo caminho. Com isso, no final de semana poderemos ver mais uma chuva de meteoros no céu — e se você quer observar o fenômeno, a gente explica como.

O que é?


O efeito chamado de chuva de meteoros acontece quando há um aumento de partículas espaciais entrando na atmosfera terrestre. Quando um corpo celeste entra em contato com os gases atmosféricos, sua queima cria uma luz no céu, o que popularmente chamamos de estrela cadente. Já quando isso acontece com vários corpos de uma só vez, com várias "estrelas cadentes" surgindo no céu noturno em sequência, chamamos o fenômeno de chuva de meteoros.

E a chuva Eta Aquarídeos é resultante do cometa Halley, sendo visível anualmente entre os dias 19 de abril e 28 de maio, com a atividade máxima ocorrendo tipicamente nos primeiros dias de meio. Nesses dias mais intensos, podem ser observados até 20 meteoros por hora no hemisfério norte e até 40 meteoros por hora no hemisfério sul.


A boa notícia é que não é preciso nenhum tipo de equipamento especial para ver o fenômeno. Na madrugada entre os dias 4 e 5, caso faça um tempo bom, sem muitas nuvens no céu, basta ir para um lugar escuro (preferencialmente afastado das luzes da cidade), mas que também seja seguro para observar o céu, claro.

O pico de eventos vai acontecer entre 2h e 2h30 da manhã de domingo. Para identificar a posição correta de observação (que é a região da constelação de Aquário), vale usar um aplicativo de observação do céu — existem vários do tipo para Android e iOS, como o Carta Celeste (Star Chart), por exemplo. Nele, procure por Eta Aquáridas ou pela constelação de Aquário e olhe para esta região no céu. Entretanto, se você não pode contar com esta ferramenta, a dica é olhar para o leste, onde pode haver mais chances de observar algum meteoro.

Especialistas esperam entre 30 e 40 meteoros por hora. Ou seja, em configurações ideais, pode ser muito fácil observar pelo menos um deles brilhando no céu.


Fonte: canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário