As obras de requalificação e ampliação do Centro Educativo EB1+JI de Sobreira Formosa foram inauguradas esta segunda-feira, 16 de setembro, naquele que foi o primeiro dia de aulas para os mais de 50 alunos que vão frequentar este espaço, entre Ensino Básico e Jardim de Infância. Enquanto decorria a receção aos pais e alunos, o executivo municipal realizava, numa das salas do edifício, a reunião pública de Câmara, a primeira vez que é descentralizada no presente mandato. Seguiu-se o ato oficial de descerramento da placa de inauguração, a visita ao espaço e os discursos que, em comum, destacaram a importância de se criar condições nos espaços físicos tendo em conta o seu impacto no bem-estar e sucesso dos alunos.
Recordando a data de construção do edifício, que remonta a 1980, o presidente da autarquia revelou que o investimento realizado foi de 250 mil euros, comparticipado pelo FEDER – Programa Operacional do Centro – Centro 2020, no âmbito de uma candidatura promovida pelo Município aos fundos comunitários através da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. A ampliação permitiu juntar as valências de Ensino Básico e de Jardim de Infância que funcionavam em diferentes edifícios, possibilitando uma maior “eficiência de recursos”. No âmbito das novas competências no domínio da educação aceites pelo Município, João Lobo destacou o papel da Direção Regional de Educação do Centro, “um braço aliado para, junto da tutela, chamarmos a atenção para detalhes deste processo de descentralização de competências”, e ainda a importância dos cursos profissionais existentes na Escola Pedro da Fonseca. “Temos quatro cursos profissionais em Proença-a-Nova que têm ligação ao mundo empresarial, traduzindo assim outras oportunidades de emprego para os nossos jovens. Estes cursos são um tópico importantíssimo para dar uma resposta decisiva em territórios como os nossos, com uma demografia baixa, sendo também um complemento do ponto de vista da nossa atratividade”.
Cristina Oliveira, Delegada Regional de Educação do Centro, salientou o caminho que tem sido feito ao longo dos últimos anos de valorização das escolas, processo fundamental para que os professores tenham disponibilidade para o desenvolvimento de outras atividades. Também o facto de o Município ter abraçado o processo de descentralização de competências nesta área contribuirá para o Agrupamento se libertar de tarefas administrativas, focando-se no carácter pedagógico: “Deve sobretudo ter tempo para amadurecer os seus projetos, para acompanhar as suas equipas educativas, para as incentivar neste quadro de mudança do sistema educativo que atravessamos em que se valorizam projetos de outra natureza”, referiu.
Isabel Damasceno, vogal executiva do Centro 2020, da CCDRC, considerou o empenho dos agentes locais uma importante mais valia para se desenvolverem projetos no interior, complementando os cuidados acrescidos que se têm com estes territórios. “A Câmara de Proença-a-Nova é um exemplo assinalável da boa gestão dos fundos comunitários”, afirmou, realçando o acompanhamento próximo dado aos projetos, aos prazos e aos dossiês, ainda que a gestão dos mesmos seja da responsabilidade da CCDRC. “Portugal não seria de certeza absoluta o mesmo, e sobretudo nesta área da educação, se não tivéssemos o recurso à solidariedade europeia e aos fundos comunitários”.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha, referiu que a presente requalificação é o culminar da “reorganização que fizemos na rede escolar do concelho de Proença-a-Nova. Agradeço todo o apoio que o Município nos tem dado nestas requalificações, pois sabemos que se as escolas forem mais atrativas e se tiverem outros equipamentos, os próprios alunos se sentem mais entusiasmados e os professores poderão desenvolver outras estratégias recorrendo a todos os recursos que podemos proporcionar”. A Sala do Futuro, instalada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, é disso um bom exemplo. Este laboratório de aprendizagem colaborativa, que foi visitado pela comitiva, irá permitir que os professores utilizem as ferramentas aqui disponibilizadas para criar novas dinâmicas. Neste momento está a decorrer uma ação de formação sobre ambientes educativos inovadores, com mais de 40 professores envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário