terça-feira, 17 de setembro de 2019

Famalicão | Workshop de Fotografia prepara participantes para a Maratona



No passado sábado, dia 14 de setembro, a Associação Caixa de Imagem (ACI) promoveu um workshop de fotografia aos participantes da 8° edição da Maratona Fotográfica de Famalicão.
Pelas 9h da manhã, o primeiro grupo reuniu-se na Praça 9 de Abril rumo ao Museu Bernardino Machado onde o formador Carlos Cardoso proferiu a parte teórica do workshop.
Em alguns minutos Carlos passou aos participantes a sua paixão e experiência pelo mundo da fotografia e lembrou aos participantes que devem fazer a diferença em cada fotografia que façam: "Nao é o equipamento que faz a fotografia. Não é a panela que faz a sopa, mas sim o que metemos lá dentro e a forma como tratamos os produtos. A forma como vemos o mundo é que faz a diferença", relatou o formador e CEO da H2O.

Carlos Cardoso deixou várias dicas de como produzir melhores fotografias, quer pela luz, pelas linhas, pelos ângulos mas acima de tudo quis lembrar aos participantes que fotografar não é mais do que um registo de emoções e histórias: "Ninguém dá aquilo que não tem, ou seja, se quero produzir fotos que contar histórias, tenho que conhecer a história que vou fotografar. A composição da imagem é um exercício que podem fazer ao longo da vida. Tem a ver com o que vemos e como vemos o mundo à nossa volta".

Manuel Lima, Presidente da ACI, não podia estar mais satisfeito com o workshop e com o feedback que foi recolhendo ao longo do dia dos participantes uma vez que "já tínhamos pensado fazer um workshop desta natureza em outras edições, propociounou-se agora e correu muito bem. A Maratona Fotográfica de Famalicão está de ano para ano a receber trabalhos cada vez melhores, em oito anos conseguimos ver o crescimento de alguns fotógrafos amadores que nos acompanham desde a primeira edição e de facto é um orgulho ver que não desistem e como evoluíram. É por eles, e pelos novos participantes, que queremos elevar cada vez mais o nome desta maratona, e claro, a qualidade da mesma".
O grupo da tarde reuniu-se pelas 14h na mesma Praça, seguiram para o café Rés do Chão para a parte teórica, e tal como o grupo da manhã, saíram pela cidade para fotografar e colocar os conselhos do formador em prática e aproveitar as dicas deste ao longo do percurso.
De salientar ainda que a 8° edição da Maratona Fotográfica de  Famalicão acontece no próximo sábado, dia 21 de Setembro, pelas 9h. As inscrições ainda se encontram abertas na página de Facebook da Associação Caixa de Imagem e tem um custo de 10€.

Nenhum comentário:

Postar um comentário