domingo, 27 de outubro de 2019

Mundo | Pela unidade de Espanha: Milhares manifestam-se em Barcelona contra o movimento separatista catalão

Resultado de imagem para Pela unidade de Espanha: Milhares manifestam-se em Barcelona contra o movimento separatista catalão

Milhares de pessoas juntaram-se hoje numa marcha em Barcelona pela unidade de Espanha e contra o movimento separatista catalão.

Segundo a polícia regional, cerca de 80 mil pessoas integravam a marcha, muitas com bandeiras de Espanha e da Catalunha, quando esta partiu do Paseo de Gracia, cerca das 12:00 locais (11:00 em Lisboa).
Segundo a entidade que organizou a marcha, a Societat Civil Catalan (SCC), a “manifestação constitucionalista” reuniu 400 mil pessoas.
Entre os participantes figuravam o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Josep Borrell, o líder do Partido Popular, Pablo Casado, e o líder do Ciudadanos, Albert Rivera.
O Supremo Tribunal espanhol condenou, a 14 de outubro, os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até um máximo de 13 anos de prisão.
A sentença motivou protestos independentistas, que começaram no próprio dia do anúncio do Supremo e se têm repetido ao longo de vários dias em Barcelona e em outras cidades da região autónoma.
A par de várias manifestações pacíficas, a vaga de contestação ficaria igualmente marcada por distúrbios e violentos confrontos entre manifestantes mais radicais e as forças de segurança.
Na noite de sábado, três agentes da Unidade de Intervenção da Polícia (UIP) estacionada em Barcelona, um outro agente da polícia e quatro manifestantes foram feridos em incidentes ocorridos na capital catalã.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário